FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pedriscos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 5:45 pm    Assunto: Pedriscos Responder com citação

pessoal e o seguinte eu ja vi muita gente falando sobre os pedriscos, q usa x proporção q usa de caco de tijolo outro de caco de telha outro de brita, outros de pedra (pedriscos da areia), enfim eu procurei e não achei a real função dos pedriscos.

vamos as duvidas.

01 Qual a principal função dos pedriscos?

02 Quando seria a hora de usar? (sempre, mesmo em mudas, ou depois de x tamanho/idade)

03 Qual o melhor tipo de pedrisco?

caco de tijolo ( retem Umidade)
caco de telha ( retem umidade, dependendo da telha)
Brita (não retem umidade)
pedra (pedriscos da areia groça)

outras duvidas.

não costumo ver Bonsai's em vasos de areia....

então quando eu devo retirar-los e planta-los em vasos com substratos comuns tipo com materia organica?

tenho algumas mudas plantadas na forma de Estaquia, quando devo remove-las para vasos ?
estão com brotos de aproximadamente 4cm em 1 lata de 20L deitada de lado com varias outras mudas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Opa! boas perguntas!
também quero saber as respostas...

sobre a utilidade dos pedriscos acredito(sou beeem principiante, mas vamos ver com outros isso) que seja deixar o substrato bem drenante... e deixar a raiz respirar bastante, assim como a areia...

vou acompnhar as respostas =D
abraços
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

aerar, drenar e reter umidade....
eu uso pra todas as minhas plantas bonsai pronto nao tenho nem um ainda...

Eu prefiro usar pedrisco do que caco de telha... da menos dor nas costas rsrs.

Eu nem sei se faço certo mais eu deixo as mudas que estão recuperando na areia por um ano... tipo as estacas e as mudas que tive que colocar na areia ano passado pretendo mudar o substrato agora no inverno...
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:36 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A função do pedrisco, seja ele de que material for, é justamente permitir uma boa aeração nas raízes da planta cultivada, seja um bonsai, um pré bonsai ou uma muda. Aeração é o mesmo que oxigenação. As raízes se alimentam de agua, nutrientes e ar. Sem oxigenio, aliás, elas se atrofiam, não se desenvolvem como deveriam, comprometendo a saúde de toda a planta, além de atrasar o crescimento/desenvolvimento da planta, é claro.

Quando falamos em acrescentar pedrisco e caco ceramico, temos que ter em mente que são dois compostos diferentes, que ainda que se complementem, tem função diferenciada. O caco ceramico, proveniente da fragmentação de telhas ou tijolos, ao ser quebrado em pedaços pequeninos, permite a retenção liquida da agua da rega, ajudando a manter as raízes mais umidas por um tempo maior. Isso se deve ao fato de que possuem micro poros, visiveis com uma lupa ou lente de aumento. Os micro poros, ou micro camaras, retem uma quantidade aparentemente irrisória de agua, mas que, no transcorrer do dia, com o aumento da temperatura por parte do sol, irá se transformar numa boa reserva liquida para as finas raizes capilares, que são as que alimentam a planta.

Se vc cultivar uma planta num recipiente de vidro ou similar, transparente, irá ver que as raízes da planta buscam espaço para seu desenvolvimento, bem como para buscarem nutrientes e agua no substrato em que estão inseridas. /Claro que isso demanda certo tempo, elas não agem assim em tempo agil, mas bem lentamente. Com um substrato bem drenante, graças aos pedriscos, as finas raízes conseguem alcançar o que buscam sem muito esforço. Além disso, os pedriscos impedem que a terra granulada adicionada à mistura, se compacte totalmente, esmagando ou asfixiando as capilares.

Por isso uso e recomendo a todos que o façam: para plantas saudáveis, pedriscos e caco ceramico em suas raizes. Aliás, no solo elas encontram isso tambem. E para garantir um bom material drenante e rico em matéria organica, ainda acrescento e sugiro acrescentar, carvão e casca de pinheiro ou similar, porosa, na mistura.

Terra granulada eu uso a de cupinzeiro, bem queimada para eliminar sementes, insetos e impurezas. Não tendo, escave então o solo, retirando a segunda e terceira camadas abaixo da superficie, num buraco de uns cinquenta cm de profundidade. Peneire a terra e retenha os granulos, deixando-os secarem bem ao sol, queimando depois, e após esfriar bem, usar na mistura.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

bom me tiro varias duvidas agora.

função do pedrisco e deixar a terra FOFA e guardar agua.

q no caso brita e pedriscos de areia não servem, e os de tijolos, carvão, telha, acresentaria ainda cacos de pedras de cimentos acredito q seriam bons tb.

outra duvida q tinha q acabaram de tirar e sobre substrato drenante, sempre achei q isso seria o substrato q passa a agua rapido e não segura nada como e o caso da areia (apesar dela segurar bem quando fina)
agora entendi q o drenante e oq drena para ele e retem o maximo de agua, por isso os pediscos.
substrato fofo (macio) e drenante somente com pedriscos.

quado usar acredito q em tudo q tenha raiz...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 8:12 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Creio que o nobre colega está meio confuso: drenante não é "fofo". Drenante é que drena. A função do pedrisco é arear, oxigenar. Como o pedrisco é duro, seja ele obtido de brita ou de peneiração de areia, não importa a natureza, ele é duro, logo não irá se "desmanchar", ou seja, não irá se fragmentar com o tempo e se misturar com a terra, continuando a ocupar seu lugar no espaço interno do substrato. Isso irá fazer com que as raízes da planta tenham mais oxigenio para se desenvolverem melhor.

Funçao do pedrisco: permear o oxigenio nas raizes. Não escrevi em lugar nenhum que é deixar a terra "fofa" nem guardar agua. Reter um pouco da agua da rega é função do caco ceramico, que é bem diferente do pedrisco, vez que o material ceramico possui micro poros que permitem essa retenção liquida.

Terra "fofa" não serve para cultivar plantas com o objetivo de fazer bonsai com elas, ok? pode servir para flores e jardim.

Um substrato drenante permite a passagem rápida da agua, evitando que a agua fique retida nas raizes por tempo além do necessário. Mas permite, tambem, OXIGENAÇÃO. Essa palavra vem de OXIGENIO, que é o ar que voce e todos nesse mundo que estão vivos, respiram. Inclusive as raizes das suas plantas, ok? As plantas estão vivas, as raizes, que fazem parte das plantas, tambem estão vivas, logo, elas tambem respiram. E o substrato drenante permite o escoamento da agua e a oxigenação. Logo, SUBSTRATO DRENANTE permite que as raizes RESPIREM.

SUBSTRATO FOFO é por sua conta e risco. Evil or Very Mad

SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

desculpe não foi oq eu quis dizer, realmente fofo não, quis dizer com espaços melhores, seria isso q eu tava tentando dizer, acho q seria isso q vc tb tentou...

quanto ao tipo eu quiz dizer q a brita não seria bom não pelo sentido da oxigenação das raizes e sim por elas não retem akela umidade q o caco de ceramica retem, mais claro q seria melhor q nada...

me corrija se eu estiver errado novamente heh
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 7:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Considere que pedrisco é todo e qualquer material duro, esteril e que não retem agua. Logo, podemos usar então: granitina, brita, seixo de rio, pedrinhas coletadas na peneiração de areia de rio ou de construção, pedrinhas coletadas na peneiração de terra, tipo tapiocanga, etc.

Caco ceramico: obtido a partir da quebra, em fragmentos pequenos, menores que a metade de um grão de feijão, de telhas, tijolos furados, tijolos maciços, etc.

Carvão: obtido com a queima de madeira, ou então comprado pronto, do tipo que se usa para fazer churrasco.

Casca de pinheiro: material poroso. Não tendo pinheiro perto de casa, use a casca de outras arvores, desde que seja porosa, tipo cortiça.

Até onde eu sei, brita é pedra. Se for brita zero, é pedrinha pequena, se comparada com outras maiores. Então pode ser usada como pedrisco, sem nenhum problema.

SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 9:11 am    Assunto: Responder com citação

entendi amigo.

outra coisa por acaso se eu misturo pedrisca ex brita no meio do material, as raizes não teram mais dificuldades pra se movimentar entre a materia organica, tipo crece 1 poko e bate na pedra e tem q rodiar e tals ao inves de ir em reta sem obstaculos, isso não seria prejudicial? apesar das pedras deixarem a oxigenação boa
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 8:54 pm    Assunto: Telha e tijolo Responder com citação

Amigo Nicky
Dentro desse parámetro, no caso de caco de tijolo ou telha, outro dia
quebrei em pedaços pequenos para um substrato. Passei na peneira,
tirando o pó. Não deixei a gramatura muito pequena (+- 4mm).
A gramatura muito pequena pode compactar da mesma forma ou não
ha diferença?

Abraço a todos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: