FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Microcarpa Ginseng
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jonnyjto

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:35 am    Assunto: Ficus Microcarpa Ginseng Responder com citação

olá amigos
gostaria de começar a minha participação neste forum, contando com a ajuda de todos, para um projeto que comecei a 3 dias com os ficus.
tenho 2 pequenos Ficus em vaso, a 2 anos, que comprei em vasos de agua e transplantei:

como sou aquarista, e fã de biotopos naturais, estou tentando um visual que vi na internet, de ficus dentro da agua, fixados em troncos secos, como mostra a foto abaixo:

aqui no japão alguns destes ginseng de ficus, são vendidos em vasos com agua, tenho um amigo, que tem um destes uns 4 anos, apenas na agua, e ao ver esta foto na internet, resolvi tentar o mesmo, segue abaixo as fotos do meu aquario:

como podem ver nas fotos, ha uma grande base de troncos, e em cima deles adicionei 5 ginseng de ficus, 2 pequenos e 3 medios, estão apenas encaixados entre as raizes secas.
este projeto começou com a Aureus Scindapsus, a vulga trepadeira jiboia, que se da muito bem na agua, mais resolvi trocar pelo ficus, pois se der certo, vai dar um ar muito natural.
o que os amigos acham disso?
sera que pode dar certo, e conseguir um visual parecido com o da foto da internet?
algum conselho, dicas etc...

muito obrigado a todos que vierem a participar deste topico.

PS. não tenho experiencia praticamente nenhuma com bonsais, tenho os 2 ginseng de ficus em vaso, e um bonsai de laranja na rua, que ja cresceu tanto que esta com quase 1 metro, depois de 3 anos, este ano deu as primeiras flores dos frutos, talvez depois os amigos possam me ajudar com ele tambem.

abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 9:11 am    Assunto: Responder com citação

olha, não sei o que vai dar,mas quero ver

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
jonnyjto

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Vhalveruth escreveu:
olha, não sei o que vai dar,mas quero ver

abraços

opa obrigado Vhalveruth, vamos ver no que da, com certeza estarei atualizando o progresso ou regresso Rolling Eyes
jonnyjto

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 4:02 pm    Assunto: Responder com citação

algum dos amigos conhece este Ficus Microcarpa Ginseng?
este pequeno caule e vendido em varios tamanhos, e consequentemente o tamanho da copa e conforme o tamanho do caule.
pergunto porque na primeira foto, do vaso verde, tenho esta planta a uns 2 anos, e nem o caule e nem a copa cresce.
ela seria estagnada limitada ao tamanho do caule que compras?
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked

Cara, gostei muito viu, mas prefiro deixar a palavra a respeito do Ficus Microcarpa Ginseng para os mais experientes.

Acompanhando
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Eu sou sempre a favor do "tentar" se der certo ou não ja valeu o aprendizado....

De qualquer forma belo aguario Very Happy
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Jonnyjto, essa variedade de ficus é muito comercializada pelos chineses, particularmente os de Taiwan, que a exploram muitissimo bem, para formarem grandes bonsai a partir deles. Um dos aspectos mais interessantes dessa variedade reside em suas raízes, que imitam bem o ginseng, sendo que ao crescerem elas permitem uma formação mais interessante. Por causa delas, aliás, os chineses resolveram enxertar ficus microcarpa, ou seja, ficus retusa, em bases de ficus ginseng, resultando em trabalhos primorosos:

Veja na imagem abaixo um pré bonsai de ficus ginseng. Repare que por detrás há milhares de outros, aguardando os compradores:

Made in China, um ficus ginseng enxertado com retusa (microcarpa), possibilita um formato kengai:

Os chineses adoram o tema "linha de produção", criado pelo famoso Henry Ford:

Com as raízes crescendo livremente em contato com o solo, os troncos ficam mais atarracados:

O pessoal que adora um bonsai de ficus fica "louco" quando vê um material desses:

E muitas vezes desconhecem que esse material foi desenvolvido a partir de matrizes de ficus ginseng:

A partir dessa fase, morre o ficus ginseng, renasce o ficus microcarpa:

No que pese seu trabalho com essa espécie, devo salientar que foge ao padrão do que podemos considerar como bonsai. Afinal, a partir do momento em que adotamos outras formas de cultivo, como aquatica, embora cultivemos não uma planta aquatica comum, mas outra, adaptada a esse meio, como vc fez com o ficus, continua a valer o aspecto do cultivo aquatico, e não podemos classificar como bonsai.

Outros podem até contrapor minha colocação a respeito, alegando que há cultivo em rocha, em pedra, em lajes de pedra e por aí vai. Mas nesse caso, continuará sempre prevalecendo que a planta irá estar com suas raizes firmemente ancoradas em algo que nos lembre solo, e não agua. Se num penjing, as raizes do ficus buscarem a agua próxima, contida no recipiente em que for montado a paisagem, não irá perder a caracteristica de ser um penjing por isso, vez que uma ou outra raiz irá ter à agua, e não todas.

No caso do seu cultivo, as raízes irão ser nutridas e mantidas pela agua do reservatório, sem nenhum contato com o solo no fundo. Ou, então, o solo ficará suspenso nas raizes secas, sustentanto a planta dessa forma. Ainda assim, não há bonsai. Talvez, bem longe e distante, uma forma de penjing. Apenas os chineses é que poderiam, então, esclarecer essa duvida a respeito dessa modificação na arte que eles criaram e que, cada vez mais, buscam aprimorar.

De qualquer forma, agradeço ao nobre colega pelo empenho em apresentar seu trabalho em nosso forum, e espero sinceramente que outros venham somar, acrescentando suas opiniões ao post. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Maxwel de Lima

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

É só minha opinião
já vi muitos fícus em locais alagado.
Seu aquário tem camada fértil?
Caso não tenha eu colocaria e trocaria esse cascalho por um de rio mais fino
Siga o passo a passo de um aquário plantado
As raízes vão procurar ele para se alimentar
Maxwel de Lima

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

para completar:
O que vc ta fazendo é um aquário plantado e não um bonsai
Ate pq o aquário vai roubar a cena
mas nao é por isso que vc vai deixar de fazer.
também curto aquários e tenho um plantado com neons.
jonnyjto

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 1:47 am    Assunto: Responder com citação

obrigado a todos pelas respostas!

nickyfury: sei amigo que isso nao passa nem longe da arte do bonsai, estou nessa tentativa de utilizar esses pequenos bonsais de ginseng para tentar criar algo diferente, muito obrigado por toda sua explicao detalhada, por isso estava perguntando acima, pois aqui no japao, como nas fotos que voce mostrou acima, eles sao vendidos em diversos tamanhos e formatos, sendo que alguns deles sao vendidos em pequenos vasos sem substrato, e esses vasos ficam mergulhados em uma plataforma com agua corrente, dai veio a ideia de continuar a tentativa de cria-los apenas na agua, no topico de apresentacao, disse que tenho um bonsai frutifero na rua, tenho uma laranjeira e uma cerejeira, este fim de semana vou ver se tiro umas fotos, para ver se os amigos me ajudam a poda-lo, para conseguir uma planta de menor porte.

PS. peco desculpas se estou ofendendo a arte do bonsai, com isso que nem sei como posso chamar, o proposito de ter aberto este topico foi conseguir mais informacoes sobre esta planta Ficus Microcarpa Ginseng, e saber se alguem a cultiva somente na agua, como algumas pessoas fazem aqui no japao.
como disse acima possuo outras frutiferas, e com certeza gostaria de aprender como agir com elas, ja passei 2 dias pelo forum admirando as belezas e aprendendo um pouco.
desculpem tambem a falta de acentos ou qualquer erro (teclado de celular)
maxwel: obrigado por participar, postei a foto de 2 aquarios, um e meu, o outro e apenas exemplo do que eu queria conseguir, o meu aquario e aquele que possui agua amarela, parecido com as aguas do amazonas, e o substrato e areia de rio fina 1-3mm, nao possui substrato fertil, mais a ideia nao era essa, de que as raizes cheguem ao fundo, e acredito que talvez nao alcancem ele, pois esta a 60cm de onde estao, o aquario nao possui nenhum tipo de planta aquatica, esta tentativa de misturar uma planta que na verdade e terrestre acho que nao da para chamar de aquario plantado, e a planta esta acima do nivel da agua.
jonnyjto

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 3:33 am    Assunto: Responder com citação

desculpem estava tentando editar o post anterior no celular e acabou foi misturando todo texto, mais acho que deu para ler.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 7:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Jonnyjto, não há o que desculpar, não se preocupe. Estamos aqui para aprender uns com os outros. Formas de arte há inumeras e todas valem a pena se nos trazem satisfação pessoal, se nos sentimos bem e realizados ao executá-las e nada mais justo que, sentindo-nos assim, queiramos passar e transmitir aos demais para que possam estar apreciando tambem.

Fico feliz ao ver um trabalho como o seu. É muito importante, no meu modesto entendimento, estarmos buscando outras formas de cultivar plantas, seja através do bonsai, do penjing, da jardinagem ou aquarismo. Importante ter material de qualidade com que trabalhar. Infelizmente, nem todos temos acesso a determinadas espécies, como essa do ficus ginseng, vez que nosso governo proíbe, atualmente, a importaçao, mas há outros meios e um deles é comprar mudas dessa variedade de ficus no Mercosul. Creio que no Uruguai e na Argentina tenha dessa espécie e variedade à venda.

Por isso digo ao nobre colega que se sinta à vontade em nosso forum, para expor seus trabalhos nesse segmento artistico, e que retorne sempre com esse post, para mostrar a evolução desse trabalho presente, bem como de outros, com essa planta ou outra qualquer. Não há ofensa em fazer isso, antes há que agradecermos ao nobre colega pela excelente oportunidade em nos apresentar ao seu trabalho, o qual faço votos de que obtenha todo o sucesso que almeja alcançar. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
jonnyjto

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 6:01 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Jonnyjto, não há o que desculpar, não se preocupe. Estamos aqui para aprender uns com os outros. Formas de arte há inumeras e todas valem a pena se nos trazem satisfação pessoal, se nos sentimos bem e realizados ao executá-las e nada mais justo que, sentindo-nos assim, queiramos passar e transmitir aos demais para que possam estar apreciando tambem.

Fico feliz ao ver um trabalho como o seu. É muito importante, no meu modesto entendimento, estarmos buscando outras formas de cultivar plantas, seja através do bonsai, do penjing, da jardinagem ou aquarismo. Importante ter material de qualidade com que trabalhar. Infelizmente, nem todos temos acesso a determinadas espécies, como essa do ficus ginseng, vez que nosso governo proíbe, atualmente, a importaçao, mas há outros meios e um deles é comprar mudas dessa variedade de ficus no Mercosul. Creio que no Uruguai e na Argentina tenha dessa espécie e variedade à venda.

Por isso digo ao nobre colega que se sinta à vontade em nosso forum, para expor seus trabalhos nesse segmento artistico, e que retorne sempre com esse post, para mostrar a evolução desse trabalho presente, bem como de outros, com essa planta ou outra qualquer. Não há ofensa em fazer isso, antes há que agradecermos ao nobre colega pela excelente oportunidade em nos apresentar ao seu trabalho, o qual faço votos de que obtenha todo o sucesso que almeja alcançar. Wink

obrigado!
Maxwel de Lima

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
maxwel: obrigado por participar, postei a foto de 2 aquarios, um e meu, o outro e apenas exemplo do que eu queria conseguir, o meu aquario e aquele que possui agua amarela, parecido com as aguas do amazonas, e o substrato e areia de rio fina 1-3mm, nao possui substrato fertil, mais a ideia nao era essa, de que as raizes cheguem ao fundo, e acredito que talvez nao alcancem ele, pois esta a 60cm de onde estao, o aquario nao possui nenhum tipo de planta aquatica, esta tentativa de misturar uma planta que na verdade e terrestre acho que nao da para chamar de aquario plantado, e a planta esta acima do nivel da agua.

Pensei que seu aquário fosse o da primeira foto.
Qualquer planta natural que vc colocar no aquário e que de alguma forma ele seja essencial para ela sobrevier não deveria ser chamado de plantado?

Quanto ás raízes, elas só não vão chegar ao fundo caso vc corte diariamente.
Do jeito que vc esta pensando possa ser que não dê certo, mas não custa tentar
Lembrando que ele não é da família das trepadeiras,
também ele não é uma anubia que facilmente vive presa a troncos em aquários. Talvez o fícus seja um pouco mais exigente e necessite de um solo para se fixar e se desenvolver
Plantas aquáticas que não tem raízes vivem amarradas ou ate boiando pelo aquário a vida toda, mas se vc pegar uma planta mais exigente que tem raizes, que precisa de substrato e deixar solta ou presa a um tronco com as raízes longe do solo, morre em pouco tempo por mais adubo que vc bote no aqua.
Digo isso por experiência própria

abraços
jonnyjto

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 12:03 am    Assunto: Responder com citação

obrigado max, apesar de nao ser um plantado convencional, tens razao nao deixa de ser um plantado.
vamos observar para ver o que acontece, amanha completa 1 semana que os primeiros ginseng foram adicionados, estao firmes e fortes.
no comeco do topico disse que estava me baseando na foto da internet, e em um amigo que possui um destes ja faz 4 anos na agua pura sem nada.
obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: