|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 5:13 pm Assunto: especie possivelmente conhecida.desconhecida |
|
|
OLA CAROS COLEGAS...
VENHO MOSTRAR UMA PLANTA Q TENHO A ALGUNS ANOS E Q ESTAVA ESQUECIDA EM UM CANTO, MAS NUNCA PENSEI EM FAZER BONSAI COM ELA. MAS ESSA SEMANA FIQUEI SABENDO Q ELA DA UM ARVORE DE PORTE MEDIO....
EU CONHEÇO ELA COMO ESPINHEIRA SANTA NAO SEI SE É...E É UMA PLANTA MEDICINAL....
SEGUE AS FOTOS
AKI É A PLANTA INTEIRA ESTA BEM ALTA TEM MAIS DE 1 METRO DI ALTURA..
AKI TEM UM DETALHE DA FOLHAS... E SAO BEM ESPINHENTOS....
E AKI TEM O DETALHE SOLO Q NAO ESTA MUITO BOM E 2 MUDAS Q NASCERAM NAUM SEI COMO ESSA PLANTA NUNCA DEU SEMENTE E NEM FLORES NEM SEI SE DA....
ENTAO GOSTARIA DA AJUDA DOS AMIGOS PRA SABER SE ELA DARIA PRA FAZER BONSAI. SE DA GOSTARIA DE DICAS NA PODA, ADUBAÇÃO, SUBSTRATO, ENTRE OUTRAS COISAS....
SE POSIVEL ME DIZEREM SE ELA AGUNTA UMA PODA RADICAL PRA DIMINUIR O TAMANHO DELA Q TA BEM ALTO....
AGUARDO SUGESTOES...
ABRAÇOS T+...... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 7:40 pm Assunto: |
|
|
Olá, Casagrande, pelo o que pesquisei, parece ser mesmo essa planta que você disse. Vamos às informações:
Citação: | A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta da família Celastraceae. Em jardins externos alcança o porte de árvore, com até três metros de altura. Em vasos grandes, em varandas, atinge até um metro.
Popularmente conhecida como espinheira-santa, espinheira-divina, maiteno, salvavidas, sombra-de-touro, erva-cancerosa, congorça, cancerosa, cancorosa, espinho-de-deus, e congorça. |
Existem diversas espécies do gênero Maytenus.
Plantas como essa, pertencentes à família Celastraceae, são classificadas como angiospermas (referentemente à reprodução, produzem flores e frutos), e as dessa família são angiospermas dicotiledôneas, como é possível observar já nas imagens.
Bom, para complementar:
Citação: | É prescrita pela medicina popular no combate aos problemas de acidez estomacal, pois acalma as dores das úlceras e evita a fermentação e a formação de gases. É utilizada também em banhos como cicatrizante das inflamações da pele (acne, eczema, herpes).
Importância Ecológica: Adapta-se melhor ao longo de riachos e campos pedregosos. Espécie pioneira tardia. |
Como ela é de tronco lenhoso, com certeza pode ser usada para bonsai (e há até quem transforma em bonsai plantas de caule não-lenhoso. )
Quando às mudinhas que você tem, se não são plantas nascidas de sementes, podem plantas que nasceram a partir de alguma extensão das raízes da planta mãe, que é um meio alternativo de propagação de algumas espécies vegetais, como também ocorre com a Ixora.
Bom, na minha opinião você tem um material bastante interessante em mãos. Vá em frente, que deve dar certo! (mas antes é bom dar uma pesquisada sobre como tratar essa espécie).
Fonte de citações: Wikipédia (Espinheira santa) e (Celastraceae). _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 9:10 pm Assunto: Espinheira |
|
|
Opa!
Sem falar que o "santa" do nome está ligado aos primórdios das Festas de fim de ano. Nos cartões de Natal antigos elas sempre estavam presentes.
Não sei se é a mesma planta, pois nos cartões sempre aparecem com
frutos vermelhos. Eu conheço, mas nunca vi com frutos como nos cartões...
 _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 10:18 pm Assunto: |
|
|
Eita! É mesmo!
Agora é que percebi!
Poxa, que legal!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 9:48 pm Assunto: |
|
|
Confirmo. É espinheira-santa mesmo.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 2:40 pm Assunto: |
|
|
É, parece ser a mesma..!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Eduardo Valmórbida

Registrado: 26/03/11 Idade: 32 Mensagens: 70 Localização: Iomerê-SC
|
Enviada: Dom Maio 29, 2011 10:16 pm Assunto: |
|
|
A Sua é uma Espinheira Santa, e a do topico citado é um Azevinho...
eu tenho 2 mudas de espinheira santa, mas tambem não sei nada sobre essa planta.
Eu acho que ela sobrevive a poda radical, a minha vó tem uma que uma égua quebrou a uns 10 cm do solo, mas ela brotou.
Não sei se ajudei... Abraço  |
|
|
 |
Eduardo Valmórbida

Registrado: 26/03/11 Idade: 32 Mensagens: 70 Localização: Iomerê-SC
|
Enviada: Dom Maio 29, 2011 10:16 pm Assunto: |
|
|
Mandei 2 vezes  |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Maio 29, 2011 11:32 pm Assunto: |
|
|
Casagrande da uma ajuda para ela, de alguns poucos adubos, no inverno troque o substrato e quando ela voltar melhor na primavera você tenta a poda. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 7:48 pm Assunto: Re: especie possivelmente conhecida.desconhecida |
|
|
RCasagrande escreveu: | OLA CAROS COLEGAS...
VENHO MOSTRAR UMA PLANTA Q TENHO A ALGUNS ANOS E Q ESTAVA ESQUECIDA EM UM CANTO, MAS NUNCA PENSEI EM FAZER BONSAI COM ELA. MAS ESSA SEMANA FIQUEI SABENDO Q ELA DA UM ARVORE DE PORTE MEDIO....
EU CONHEÇO ELA COMO ESPINHEIRA SANTA NAO SEI SE É...E É UMA PLANTA MEDICINAL....
SEGUE AS FOTOS
AKI É A PLANTA INTEIRA ESTA BEM ALTA TEM MAIS DE 1 METRO DI ALTURA..
AKI TEM UM DETALHE DA FOLHAS... E SAO BEM ESPINHENTOS....
E AKI TEM O DETALHE SOLO Q NAO ESTA MUITO BOM E 2 MUDAS Q NASCERAM NAUM SEI COMO ESSA PLANTA NUNCA DEU SEMENTE E NEM FLORES NEM SEI SE DA....
ENTAO GOSTARIA DA AJUDA DOS AMIGOS PRA SABER SE ELA DARIA PRA FAZER BONSAI. SE DA GOSTARIA DE DICAS NA PODA, ADUBAÇÃO, SUBSTRATO, ENTRE OUTRAS COISAS....
SE POSIVEL ME DIZEREM SE ELA AGUNTA UMA PODA RADICAL PRA DIMINUIR O TAMANHO DELA Q TA BEM ALTO....
AGUARDO SUGESTOES...
ABRAÇOS T+...... | cara!! precisamos interagir para aprendermos juntos!!! bom compartilar essas descobertas!!! |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
AE Otoniel prescisamos msm....
soh vou pedir um favor..
Conforme vc for axando utensilios, adubos, sfagno (principalmente, pq to querendo fazer umas alporquias na entrada da primavera), arrame e outra coisa pros seu bonsais e ate mudas ae em Barreiras vc me comunica pra quando eu prescisar. Vc me passa o endereço do local pra quando eu for lah eu compra, pq ake em LEM naum axei muita coisa ainda, mas to a procura de certas coisas ake rrsrsrs...
abraços.... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|