Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Maio 27, 2010 11:37 am Assunto: Buxinho kamikase |
|
|
Olá amigos,
já que o Buxinho não vai por bem, vamos ver se vai por mal !!
Eu tenho em casa dois outros buxinhos que foram comprados com o objetivo de despertar o interesse dos meus dois filhos. As plantas foram trabalhadas em pleno inverno de 2007 e vão muito bem obrigado!!
Eu estava passeando por um viveiro e me despertou a atenção este buxus. Vamos ver no que dá...
FOTO 01 Visão geral.
FOTO 02
FOTO 03 O que me chamou a atenção foi este belo nebari.
FOTO 04
FOTO 05
FOTO 06
FOTO 07 Detalhe do nebari depois de retirar algumas raízes cruzadas.
Mesmo não sobrevivendo, ele já me ensinou uma lição valiosa. O objetivo era deixar assim; mas agora eu vi que deveria ter podado um pouco mais em cima, na marca amarela...
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Maio 27, 2010 9:44 pm Assunto: Buxinho |
|
|
Ola Edosn belo buxinho tenho um por aqui que esta dando trabalho ja postei ela estou tentando baixa-lo,andei podando o lado esquerdo e depois podarei o direito apos o lado esquerdo dar resultados,aproveitando a ocasiao tds opinao em trabalhar(podas drasticas)no final do inverno,mas li muitas materias que a poda drastica seria mais indicada no inverno pois a circulação da seiva seria menor e a planta nao sentiria muito e o resultado seria mais demorado o que me diz disso?Abraços e muito linda esta planta |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Maio 28, 2010 12:50 pm Assunto: |
|
|
É incrível como não conigo nada consigo nada com os buxinhos. Sempre morrem mais também não desisto. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 28, 2010 6:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não espere no buxinho a mesma brotação intensa mostrada na duranta. A resposta quanto a novas brotações, é mais lenta e não tão uniforme.
Uma construção possível, partindo de uma inicialização mais interessante, em que vc poderia inclinar o tronco mais para a esquerda, ficaria assim:
Outra variação, tambem interessante:
Outras variações:
Lembrando que a madeira dura do buxus se presta bem a trabalho de shari (tronco) e jin (galhos), permitindo trabalhos mais técnicos, e, por isso mesmo, mais bonitos que se fossem executados com outras espécies.
Observe essa ultima planta, que venho trabalhando visando formar uma estrutura diferenciada. O ápice foi convertido em madeira morta, após ter sido deixado crescer livremente, visando justamente essa transformação:
Em detalhe:
Repare que o nebari é bem radial:
Boa sorte com a sua.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 16, 2010 9:58 am Assunto: |
|
|
O Buxinho é mesmo imprevisível. Vejam como ele responde com brotações depois dos desaforos que eu lhe fiz...
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Qua Jun 16, 2010 10:48 am Assunto: |
|
|
ola edson
trabalho com buxinho mais ou menos a 15 anos,e neste periodo aprendi que
para se fazer uma poda drastica nele sem que cerer o risco de perder a planta alem dos cuidados da época de poda devemos deixa-lo plantado no chão,após 6 meses feito isso transfiro ele para o vaso isto tem dado resultados satisfatórios com os buxinhos que tenho.
abraços _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 10:20 am Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 10:26 am Assunto: |
|
|
ATUALIZAÇÃO MAIO 2011
FOTO 10
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 10:28 am Assunto: |
|
|
FOTO 11
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 10:29 am Assunto: |
|
|
FOTO 12
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
lgbaldim
Registrado: 10/01/11 Idade: 43 Mensagens: 65 Localização: Monsenhor Paulo-MG
|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 2:36 pm Assunto: |
|
|
Sabem me informar qto a rega do buxinho? Ele gosta mais de água ou a rega não precisa ser constante. Pergunto pois tenho um e acabei me preocupando em perde-lo. Hj ele me apresentou uma apodridão no seu tronco na parte inferior, bem na base. Tive que tirar um pouco da terra para poder ver corretamente. E ainda tinha um bixinho branco, acredito que era um início daqueles bixo de pau podre. Pergunta: Eu posso remove-lo da terra, lavar suas raizes e deixa-lo em uma solução enraizadora e replanta-lo utilizando calda sulfocáustica em suas partes mortas? Será que ele irá sobreviver?? Obrigado |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 7:38 pm Assunto: |
|
|
Nebari de respeito! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 8:24 pm Assunto: |
|
|
É isso aí professor ,
Bom nebari { caracteristica dos buxus ..}, canela curta ... bom tb ..
A copa levará algum tempo para compactar , mas nada que vc não consiga com paciencia .
Talvez trabalhando com madeira morta , criando um shari ... bonsai que se preze tem madeira madeira exposta , shari e jin .
Ahá, gostei dos palitos vermelhos indicando a frente do projeto { lembrei de Mandaguari ...  |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Maio 11, 2011 11:44 pm Assunto: |
|
|
Uma coisa que gostei muito neste buxus é que para valorizar o tronco você fez ele bem curto, achei interessante. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 12, 2011 4:40 pm Assunto: bonsaqi |
|
|
lgbaldim, como sugeri a voce, abra um tópico especifico para sua planta, fotografando-a pelos quatro lados, e com uns dois ou tres closes da area afetada, em imagens nitidas, para que possamos melhor avaliar a situação e orientar adequadamente quanto ao procedimento, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|