FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diego Vaz Cossenzo

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 12:42 am    Assunto: Serissa? Responder com citação

Bom galera, sou iniciante e por um tempo já estou lendo um pouco este site e aprendendo, mais nda com aprender na prática, hj comprei meu primeiro bonsai, foi numa kombi parada na rua, como já tinha anotado algumas especie mais facil para iniciante, comprei uma serissa, claro se o vendedor nao me enrolou.kkkk Ate mesmo pelo custo beneficio(R$10,00)

[

Realmente é uma serissa?o vendedor me disse q este bonsai tem 1 ano.

bom, como moro em apto, não tenho muito espaço, mais na sacada bate bastante sol pela manha, pensei em deixar ele direto la.

Como achei barato, acho que o material usado não e da melhor qualidade, entao estava pensando em trocar esta terra:

Tinha um monte de pedrinha branca em cima, o vendedor ainda fez questão de colocar mais, disse que ficaria mais bonito(ficou ridículo), já consegui tirar quase tudo.

O vendedor, disse que este vaso é de plástico, porem um plástico especial que não aquece no calor, me disse que posso deixar mais 1 ano nele

Bom galera, ja deu pra perceber estou cheio de duvidas, então preciso muito da ajuda de vcs.

Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

bom realmente essa e uma serissa veriegata e ai vai algumas informações !

Origem: China e Sudeste Asiático.

Ambiente: Dentro de casa, a Serissa deve permanecer em lugar bastante iluminado, porém, não excessivamente quente. Gosta muito de sol, mas no Verão devemos protegê-las das horas mais quentes do dia (o sol de meio-dia é um dos piores). Pode permanecer tanto no interior quanto no exterior.

Características: É uma planta de folhas perenes, sempre verdes, mas pode perder as folhas com temperaturas baixas ou com mudanças repentinas de temperatura, porém volta a brotar rapidamente. É um arbusto e pode ser tornar um lindo bonsai de interior pois apresenta floração bastante intensa, com suas flores brancas, que vão desde o início da Primavera até o final do Verão (mesmo assim, ela pode florescer em outras épocas do ano também). As folhas são bem pequenas e sua tonalidade vai de verde-claro a verde-escuro, sendo que em algumas variedades apresentam uma borda branca em torno das folhas. Suas raízes têm um desenvolvimento interessante, dando a impressão da árvore ser mais velha do que ela realmente é. A casca e as raízes têm um odor fétido quando cortadas (por isso se chama Serissa foetida). Suas flores possuem um formato estrelado, fazendo com que ela seja comumente conhecida como “Árvore das Mil Estrelas“.

Adubação: Da Primavera ao Verão, a cada duas semanas, com adubos líquidos para bonsai e para flores. No Inverno, só se o ambiente for quente, e neste caso, apenas uma vez por mês. O uso de Osmocote, desde que em pequenas quantidade, também é aconselhado, porém, novamente, devemos evitar seu uso enquanto ela estiver florescendo. Muito cuidado com o excesso de adubo, a Serissa (como qualquer outra planta) pode sofrer com isso.

Rega: Necessita de muita água, devendo ser mantida uma umidade uniforme, tanto no Verão quanto no Inverno. Pulverizar suas folhas com água, ajuda bastante também, porém, devemos evitar isso quando ela estiver florescendo.

Transplante: A cada um ou dois anos, antes da brotação (que ocorre na Primavera). Corte a metade das raízes e transplante antes do aparecimento de novas flores.

Poda: Pode os ramos sempre que crescerem durante todo o ano, para manter a forma que você deseja. Suporta podas rigorosas até a madeira velha, sem muitos problemas. Pode os brotos jovens até o primeiro ou segundo par de folhas, quando já tenham desenvolvido de três a quatro pares. A Serissa deve ter um aspecto compacto, como um arbusto. Uma de suas características é a brotação vigorosa por todo o tronco e principalmente nas raízes, que na maioria das vezes se encontram expostas (o que confere à planta uma idade, aparentemente, mais avançada). A elimininação desses brotos à medida que forem nascendo, evita que os mesmos roubem a força de crescimento dos pontos importantes na árvore.

Reprodução: Ocorre facilmente através do método de estaquia, a partir da ponta dos ramos.

Limpeza: Remova as folhas mortas após terem murchado para estimular uma posterior floração e remova também as folhas amarelas, que sairão com facilidade.

Aramação: Pode ser realizada em qualquer época (sendo melhor durante a fase de crescimento). Sua madeira é flexível e se adapta bem a todas as formas.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 4:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa ficha da serissa, lamento dizer, está bem desatualizada, a meu ver. Eu cultivo essa espécie em meu viveiro nos ultimos 10 anos e pude perceber que a planta suporta bem um cultivo a pleno sol (aqui no cerrado do planalto central a umidade é baixa e seca, na maior parte do ano, e o calor sufocante no período da tarde). Não se deve descuidar da rega, mas é preciso apenas uma rega diária, ao final da tarde, dispensando-se essa dificuldade de estar borrifando a planta. Shocked

O tempo de permanencia no interior pode ser de até uma semana, ou mais até, desde que se adote alguns cuidados, como providenciar rega criteriosa, evitando encharcamento do solo. O solo deve ser o mais drenante possível, para que isso seja mais facilmente ajustado. A adubação deverá ser preferencialmente organica, mas aceita bem osmocote, por exemplo, desde que em alternancia com outro adubo, organico.

Evitemos o excesso na adubação, mas se o solo for bem drenante como é o mais conveniente para seu cutlvio, sugiro que haja um aporte regular, isto é, a períodos de 45 dias, inclusive no inverno. Não é preciso esperar pelo término da floração, pois ela é continua, o ano inteiro.

A melhor época para transplantar é no inverno, na primavera, no outono e no verão, desde que a planta esteja saudável. No processo de transplante, podemos eliminar até 80% de suas raízes, sejam elas grossas ou finas (capilares), desde que reduzamos igualmente, na mesma medida, sua parte aerea.

Eliminar brotações nas raizes, na base do tronco, nas axilas dos galhos é praxe e deve ser exercitada continuamente, pois essa espécie é vigorosa nesse aspecto. O mesmo vale para a forma dos galhos e da estrutura aerea como um todo. É necessário estar atento a podar constantemente, sob o risco de perder a forma compacta de sua densificação.

Essas podas continuas são chamadas de podas de manutenção, devendo ser realizadas sempre, isto é, quase toda semana, se quiser manter a densidade dos galhos estabelecida e uniforme. Nesse sentido, podamos ainda os "cálices" onde se alojam as diminutas flores, tão logo elas caiam, bem como os "botões" que não abriram, por uma razão ou outra. Com o tempo, esses pontos secam, enfeiando a planta, e se tornando mais dificeis, pela quantidade excessiva, de serem então retirados.

Reprodução: podemos estaquear qualquer galho, de qualquer grossura, bem como partes do tronco e das raízes, para gerar novas plantas. Isso funciona melhor na primavera, mas funciona no resto do ano tambem, em menores porcentagens porém.

Aramação: na medida do possível, evite. Melhor formar a estrutura aerea na base da poda de condução e formação, que usar arame. Primeiro, por que a planta entra em dormência com o arame, dificultando sua formação, vez que emite poucas brotações novas, além de frageis. Além disso, o arame tem a tendencia de contrair as fibras, inibindo novas brotações tanto nos galhos quanto no tronco. Apenas em ultimo caso, ou para moldar estilos complexos, como kengai, é justo aramar a serissa, mas sempre considerando esse aspecto negativo.

As melhores plantas podem ser obtidas pela estaquia de suas raízes, vez que proporcionam um material de altissima qualidade, com lindos movimentos sinuosos, dificeis de serem reproduzidos via aramação. Troncos grossos podem ser aramados e dobrados, mas à custa de determinadas técnicas, como ruptura (quebra) e retirada de material da parte que se queira dobrar. A planta aceita bem o uso desse tipo de intervenção, mas deve-se ficar atento a fazer apenas no final do inverno.

Bem, as informações acima obtive através da experiencia de cultivo com a espécie, a qual aprecio muitissimo. A titulo de exemplo, vejam dois mini bonsai formados a partir de estacas de raiz:

Outro trabalho, um bosque de serissas:

Outra variação de estilo, Ishi tsuki, ou seja, raiz sobre rocha:

Esse trabalho evidencia bem o que escrevi sobre a poda de manutenção constante, para manter a densificação corretamente estabelecida, evitando perder a forma:

Com esse tipo de trabalho constante, o perfil estrutural dos galhos é mantido, sem permitir que ramas se alonguem, subtraindo a beleza da densidade das folhas nos galhos:

As raízes devem ser constantemente visualizadas, em busca de brotações incipientes, como as que são mostradas nessa imagem. Ainda numa fase bem inicial, devem ser cortadas antes que fiquem com quatro ou seis pares de folhas:

Outra serissa, que futuramente será convertida num penjing, ainda numa fase bem inicial, de formação estrutural dos galhos. Como salientei, isso é mais fácil de ser conseguido apenas com podas, sem usar arame:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

Lindas Serissas Nicky, as minhas estão tão fininhas ainda...
Diego Vaz Cossenzo

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, Parabens pelas Serissas se as minhas ficarem parecidas já vou estar bem feliz....

Fiquei com algumas duvidas:
Como moro em apartamento, pensei em deixar meu bonsai na sacada aonde pega bastante sol pela manha.

Como identifico se o solo esta drenante possível?

Poderia, me explicar melhor sobre adubação?

Desculpa, como disse sou iniciante, então estou cheio de duvidas ??????

Valeu
Diego Vaz Cossenzo

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

galera, estou regando todos os dias minha serissas, estou molhando um pouco as folhas e a terra tb. esta certo?

Obrigado
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, se tem alguém que conhece bem o cultivo de Serissa além de outras espécies, é o amigo Nicky. (eu sou um desastre nessa espécie!), Assim, é só seguir rigorosamente as orientações dele. e tudo irá bem!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 9:42 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu amigo, agradeço suas gentis palavras a meu respeito. A serissa é uma das plantas mais simples e faceis de ser cultivar visando formar com elas um bonsai, na minha humilde opinião. Em relação às duvidas:

Solo drenante no cultivo da serissa é quando em sua composição usamos partes iguais de pedrisco, terra granulada, caco ceramico, carvão e casca de pinus, tudo bem fragmentado até ficar reduzido a algo diminuto como a metade de uma semente de mação pequena. Ou algo assim. Se não tiver terra granulada (eu uso de cupinzeiro queimado), pode acrescentar mais material ceramico, sem problema nenhum. Esse substrato tem por finalidade permitir que as raizes da serissa "respirem", o que irá favorecer um aumento no volume delas dentro do recipiente de crescimento, seja um vaso ou outro qualquer.

O substrato irá servir tambem de "ancora", vez que as raizes, com seu volume aumentado, irão dar estabilidade para a planta, à medida que ela se desenvolve. Ao regar, toda a agua da rega será escoada pelos orificios de drenagem, restando no substrato apenas a umidade necessária para manter a planta estável e saudável, sem causar asfixia por excesso de agua, nem danificar o substrato, compactando-o por redução a pó.

Lembrando sempre que o que mantem uma planta saudável e vigorosa não é o substrato, mas sim a adubação. Sol dentro do período que recomendo ajuda bastante tambem na evolução e desenvolvimento da planta.

Importante: como esse substrato é bem drenante, com o aporte regular de adubação+rega diária+sol, as raízes irão crescer bem, preenchendo rapidamente todo o espaço a elas destinado. Isso é importante, pois permite que a planta se desenvolva com saude e vigor, emitindo novas brotações além de florir e densificar, preenchendo os galhos com um contingente razoável de folhas.

Porém, isso traz um sério contratempo: a necessidade de reenvasar a planta a intervalo de tempo menor. Para solucionar isso é possível fazer uma adequação: recipientes menores, cortes radicais eliminando até 70% do raizame, redução na rega e na adubação. Claro, essas premissas só valem para plantas quase formadas ou prontas/finalizadas, em que as podas são apenas de manutenção. Plantas em desenvolvimento, não devem sofrer esse tipo de interferencia, mas sim o reenvase necessário, para que possa atingir todo o seu potencial dentro de um prazo menor de cultivo.

Serissa dispensa desfolha. Dispensa aramação. Mas prescinde de rega diária, sem encharcamento, por isso recomendo o substrato drenante. Nada de argila, nada de esterco curtido ou humus de minhoca no preparo do substrato, além dos componentes que citei. Adubação regular: torta de mamona e farinha de osso, até formatar a estrutura da planta. Após, podemos continuar com a mistura reduzida, osmocote, esterco curtido, FOSWAY, etc. A adubação, nessa fase final, fica a critério do cultivador, que estará atento as alterações por que passa a planta, observando então se esse ou aquele adubo é o mais indicado.

A serissa pega super bem de estaquia. O substrato para estaquia é areia grossa de construção, mais nada. Enraizou, no segundo ano reenvase com o substrato drenante que indiquei, após lavar bem as raízes. Começa a partir daí o desenvolvimento da planta propriamente dito, cuidando seu cultivador de formatar sua estrutura aerea como bem entender.

Bem, sobre serissa creio que não há mais nada a acrescentar. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: