|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Braz

Registrado: 16/02/08 Idade: 54 Mensagens: 54 Localização: Linhares - ES
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 12:50 am Assunto: Meu Piteco |
|
|
Pessoal,
Como está chegando o Bonsai 2011, resolvi postar umas fotos do meu piteco, quando ele era ainda mudinha me foi presenteada pelo do nosso saudoso Dom Mario, numa visitam que fiz ao seu sitio em Maio de 2008.
Ainda recordo as suas sabias palavras "Faça sucesso dessa planta". Como eu era iniciante, pensei comigo, "Que árdua tarefa!!!"
Mais aí está!!
Dezembro de 2008
Agosto de 2009
Julho de 2010
Faça chuva, ou melhor, faça sol, Bonsai 2011 aqui vou eu..
abs, |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 1:25 am Assunto: |
|
|
Não sei se o problema é aqui, mas não consigo ver as fotos...  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Braz

|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 1:58 am Assunto: |
|
|
Fabricio, meu caro!!
o problema não é ai, mas sim aqui, esta naquela peçinha entre a cadeira e teclado!!..rsrsrs
Dezembro 2008
Março de 2009
Agosto de 2009
Julho de 2010
 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 9:30 am Assunto: |
|
|
parabens pela planta...
agora na primavera uma desfolha e uma aramada e vai ficar mt bom
abraços
abraços |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 10:23 am Assunto: |
|
|
Que legal ver o caminhar da sua planta!!
quase 2 anos de fotos e da para ver certinho a evolução dela, em cada uma ve mamadeiras, bacias e enfim um vaso pequeno... não sei analisar mas vejo uma árvore em miniatura mesmo... com raizes bem legais, tronco com movimento e uma bela copa... cara mto legal ver, por eu ter começado a mto pouco tempo só me encoraja a continuar =D
abraços e até! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
esse vazinho ai e que ta matando amigão.
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 12:26 pm Assunto: |
|
|
um vazo definitivo oval...
Parabéns, ela ta muito linda!
abraço! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Braz

|
Enviada: Seg Maio 16, 2011 2:12 pm Assunto: |
|
|
Fabricio e Oamit, meus amigos!
Realmente ela está precisando de um belo vaso, o maior problema é que na minha região é muito dificil a aquisição de materiais para bonsai, vou aproveitar a ida a Ribeirão pra fazer algumas aquisições e expandir o conhecimento na arte.
Seguindo o conselho vou estar utilizando um vaso oval.
Lrgullo,
Obrigado pela observações, espero que o forum contribua em muito para o seu apredizado, mas as inspirações e vontade de aprender depende apenas de você.
Uma coisa é certa, depois de você ter adquirido o minimo de conhecimento sobre a arte, vai ser muito dificil de bandonar, pois, querendo ou não isso vai tornar um vicio gostoso em sua vida.
Vhalveruth,
Essa planta em aproximadamente um ano já melhorou em muito a sua estrutura, estou apenas aguardardo a aquisição do vaso definitivo para postar novas fotos.
abs, |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 16, 2011 5:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Braz, no meu entendimento vc realizou um ótimo trabalho de cultivo e formatação com seu piteco. Meus parabens pelo excelente resultado até agora. Creio que antes de pensar num vaso, talvez fosse melhor realizar uma tarefa um pouco mais complexa, por ser algo que irá permitir a voce aumentar a qualidade técnica do seu bonsai: construir um nebari mais adequado para ele, com um formato radial mais bonito e mais interessante.
Para fazer isso, será preciso antes efetuar uma alporquia na base do tronco, de maneira a possibilitar a emissão de novas raízes com que trabalhar adequadamente, usando uma técnica que consiste no apoio da base sobre uma tábua de madeira, cortada em formato circular, que irá sustentar o raizame, possibilitando sua fixação em toda a volta do tronco.
A melhor época para o alporque, com 100% de chances de exito pleno, é na primavera. Como estamos um pouco distantes ainda, sugiro o replante, sem mexer nas raizes nem na parte area, em uma bacia plastica grande, com uma altura maxima de 10cm, bem perfurada no fundo e na lateral, preenchida em sua maior parte com um substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro (ou similar, isto é, bem porosa). O substrato atual, preso nas raizes, será totalmente aproveitado, cuidando de mante-lo assim, sem lavar as raizes nem nada.
Esse tipo de replantio chama-se falso reenvase e tem por finalidade proporcionar para as raizes da planta mais espaço de desenvolvimento. A finalidade aqui é proporcionar para a planta mais vigor e saúde com que suportar adequadamente a alporquia na base, culminando com um retorno rápido ao uso dessa milenar técnica. Não se preocupe, voce não irá perder sua planta se fizer exatamente como indico.
Corrigir o nebari atual não irá trazer resultados adequados, pois é bem mais dificil consertar algo que está dessa forma, do que reiniciar todo o trabalho com novas raízes. Fazendo isso, sua planta irá ganhar uma qualidade técnica que, de outro modo, irá sempre depor contra voce, no futuro, por não ter se preocupado com esse ponto. Mas, como sempre digo, o importante é descobrir novas formas de trabalho e não temer empreende-las adequadamente, se é para aprimorar o que nós sabemos fazer tão bem. Seu bonsai clama por isso, nesse momento, e apenas em razao disso é que ouso sugerir esse trabalho, pois sei que o resultado será ainda melhor para ele, no futuro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Braz

|
Enviada: Seg Maio 16, 2011 10:40 pm Assunto: |
|
|
nickyfury,
Muito obrigado, receber comentários vindos de você é de grande importância para todos nós, desde quando comecei na arte sempre utilizei o fórum do atelier do bonsai como referencia de aprendizado e um dos membros que sempre respeitei e sempre procurei utilizar na pratica foram as suas idéias e conhecimentos, pois, você consegue detalhar o que nós principiantes ainda não temos a percepção e a destreza de conseguir observar. Além de mostrar de forma construtiva o seu ponto de vista sobre os exemplares postados pelos membros, ensina qual a forma que devemos seguir para que a planta adquira uma forma mais harmônica.
Por outro lado, o nebari desse meu piteco há muito não estava me agradando, como tenho dezenas de mudas de pitecos com aproximadamente 08 meses de vida, minha idéia seria fazer um enxerto de raízes.
Não desmerecendo o seu ponto de vista apresentado e como vc mesmo disse "o importante é descobrir novas formas de trabalho e não temer empreende-las adequadamente", Com o seu conhecimento, ambas as alternativas trariam resultados satisfatório possibilitando tecnicamente uma melhora no visual do meu exemplar?? ou a sua alternativa seria a que melhor se aplica para correção e construção de um nebari mais adequado para a planta??
Abs, |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 11:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Braz, no caso dessa planta em particular, o alporque traria um resultado mais completo, permitindo uma construção mais adequada, em menor tempo inclusive. O enxerto, ainda que viável, acarretaria uma série de contratempos, atrasando ou obstruindo a correta construção do nebari radial. Pelo que estudei a respeito até hoje, o caminho correto é o alporque.
Por outro lado, como vc possui outras plantas, poderá usar alguma delas para fazer um enxerto de raízes, o que serviria para vc aprender a aplicar a técnica corretamente e usar como comparação em relação a essa, com a aplicação do alporque. Em termos comparativos, acredito que seja uma ótima maneira de resolver o problema, sendo que ao final, vc poderia incluso apresentar os pormenores desses dois trabalhos, com o uso das duas técnicas diferentes, para que outros aqui no forum pudessem apreciar e opinar sobre qual resultado é mais rápido e mais satisfatório.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 2:49 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Braz, no meu entendimento vc realizou um ótimo trabalho de cultivo e formatação com seu piteco. Meus parabens pelo excelente resultado até agora. Creio que antes de pensar num vaso, talvez fosse melhor realizar uma tarefa um pouco mais complexa, por ser algo que irá permitir a voce aumentar a qualidade técnica do seu bonsai: construir um nebari mais adequado para ele, com um formato radial mais bonito e mais interessante.
Para fazer isso, será preciso antes efetuar uma alporquia na base do tronco, de maneira a possibilitar a emissão de novas raízes com que trabalhar adequadamente, usando uma técnica que consiste no apoio da base sobre uma tábua de madeira, cortada em formato circular, que irá sustentar o raizame, possibilitando sua fixação em toda a volta do tronco.
A melhor época para o alporque, com 100% de chances de exito pleno, é na primavera. Como estamos um pouco distantes ainda, sugiro o replante, sem mexer nas raizes nem na parte area, em uma bacia plastica grande, com uma altura maxima de 10cm, bem perfurada no fundo e na lateral, preenchida em sua maior parte com um substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro (ou similar, isto é, bem porosa). O substrato atual, preso nas raizes, será totalmente aproveitado, cuidando de mante-lo assim, sem lavar as raizes nem nada.
Esse tipo de replantio chama-se falso reenvase e tem por finalidade proporcionar para as raizes da planta mais espaço de desenvolvimento. A finalidade aqui é proporcionar para a planta mais vigor e saúde com que suportar adequadamente a alporquia na base, culminando com um retorno rápido ao uso dessa milenar técnica. Não se preocupe, voce não irá perder sua planta se fizer exatamente como indico.
Corrigir o nebari atual não irá trazer resultados adequados, pois é bem mais dificil consertar algo que está dessa forma, do que reiniciar todo o trabalho com novas raízes. Fazendo isso, sua planta irá ganhar uma qualidade técnica que, de outro modo, irá sempre depor contra voce, no futuro, por não ter se preocupado com esse ponto. Mas, como sempre digo, o importante é descobrir novas formas de trabalho e não temer empreende-las adequadamente, se é para aprimorar o que nós sabemos fazer tão bem. Seu bonsai clama por isso, nesse momento, e apenas em razao disso é que ouso sugerir esse trabalho, pois sei que o resultado será ainda melhor para ele, no futuro.  |
Nick pode explicar melhor essa técnica da tábua? Não entendi direito e tenho que fazer correções no nebari de uma caliandra.
Obrigado! _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 3:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rafael, consiste de algo bem simples, na verdade. Primeiro, consiga uma tábua cortada em formato circular, tipo a da imagem abaixo:
As linhas recortadas nela são dispensáveis. No lugar das linhas, faça furos, mais ou menos na metade entre o centro e a borda. O numero de furos depende do numero de raízes mais ou menos grossas da planta, que serão fixados nesses furos com cordão de algodão (ele se[img] desintegra com o tempo, ao contrário do arame, que pode até cortar fora a raiz, prejudicando o trabalho).
A finalidade é obter um nebari o mais radial possivel, como mostrado na imagem abaixo:
Após fazer os furos na tabua, distribua as raizes existentes o mais radialmente possivel, prendendo-as na tabua com o barbante passado pelos furos, como na figura abaixo:
Em seguida, plante o conjunto todo, cobrindo a tabua com as raízes presas sobre ela, de maneira que fique tudo enterrado:
Após isso, disponha a planta em local adequado à sua recuperação, dependendo da espécie é claro, mantendo o cuidado de sempre preservar o solo sobre o conjunto raiz/madeira, ou seja, sempre coberto. O ideal é deixar por um ano ou mais até, uns dois anos no minimo, para garantir um resultado mais satisfatório.
Ao final dos dois anos, sendo que nesse período o cultivo segue normal, com rega diária, adubação periódica e sol, vc retira tudo para analisar se surtiu o efeito esperado ou se é necessário cortar o excesso e refazer novamente algo para que complete o sistema adequadamente. Se entender que está ok, então retire a madeira e replante, desta vez, distribuindo radialmente as raizes, cuidando apenas de manter as mais grossas acima da superficie do solo, e as finas sob ele.
Mas facil que isso, só tomar chupeta de guri, né? Só não esqueça de fotografar tudo, num passo a passo bem objetivo e com ótimas imagens, postando em seguida no forum, para que outros possam estar aprendendo algo que sirva para eles tambem, ok? Um abraço e boa sorte no trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Braz

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
seguindo as orientações do nickyfury, fiz um falso reenvase no piteco, agora é esperar a primavera para fazer o alporque.
Citação: | A melhor época para o alporque, com 100% de chances de exito pleno, é na primavera. Como estamos um pouco distantes ainda, sugiro o replante, sem mexer nas raizes nem na parte area, em uma bacia plastica grande, com uma altura maxima de 10cm, bem perfurada no fundo e na lateral, preenchida em sua maior parte com um substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro (ou similar, isto é, bem porosa). O substrato atual, preso nas raizes, será totalmente aproveitado, cuidando de mante-lo assim, sem lavar as raizes nem nada.
|
Aí esta o nebari que vamos corrigir com alphorquia.
Citação: | Por outro lado, como vc possui outras plantas, poderá usar alguma delas para fazer um enxerto de raízes, o que serviria para vc aprender a aplicar a técnica corretamente e usar como comparação em relação a essa, com a aplicação do alporque. Em termos comparativos, acredito que seja uma ótima maneira de resolver o problema, sendo que ao final, vc poderia incluso apresentar os pormenores desses dois trabalhos, com o uso das duas técnicas diferentes, para que outros aqui no forum pudessem apreciar e opinar sobre qual resultado é mais rápido e mais satisfatório. |
Essa será a planta que vamos fazer o exercício de enxerto de raízes.
Nebari à ser corrigido.
Assim que fizer as próximas etapas irei postando as fotos da evolução.
"Um homen não pode criar um bonsai sem que esse o aceite, um bonsai não pode criar a si próprio sem ajuda do homem" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|