|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 12, 2011 9:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Angela, sempre gentil e amável, agradeço. Minha intenção não foi expor a florada, mas apenas mostrar ao Ricardo que, a partir de um material coletado, com o formato adequado, como essa minha e que ele coletou, podemos avançar bem no cultivo. O resultado sempre irá nos proporcionar momentos de enlevo e maravilha. Nada mais justo que compartilhar, não é?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 1:03 pm Assunto: |
|
|
Colega Nickyfury, boa tarde!
Me anima e muito ver sua planta tão linda, saudável e bem conduzida! Por enquanto eu só vou sonhando, 12 dias pós coleta e não vi sinal algum de gema se esverdeando ou brotação....
Sei que tenho que ter MUITA PACIÊNCIA, porém deixo aqui um questionamento para quem possa me esclarecer - Colhi duas primaveras (yamadori), com ao menos um "pouquinho" de raiz em cada uma, e estas com seis ou sete dias começaram a mostrar sinais de brotação (mesmo que seja por energia "guaradada" pela planta). Hoje, uma com 43 dias e outra com 32, ambas estão com um número grande de brotações e ramos. Numa estaca (caso ela "volte"), é mesmo mais demorado para aparecerem novos brotos? Se sim, por quanto tempo devo "investir" neste material, bem como quando começarei a adubar (no caso dos yamadori, me aconselharam 45 dias após)?
Muito obrigado a todos pela ajuda, incentivo e carinho!
Dona Ângela! Passe sempre por aqui...espie e comente! Um grande beijo do seu afilhado no mundo do bonsai!
Nickyfury, desculpe por te "alugar" com tantas dúvidas e perguntas!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 3:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, não vejo suas dúvidas como "alugação". É sempre oportuno estarmos em busca de maiores informações sobre como proceder em relação a determinadas situações, particularmente as que envolvem processos desencadeados por nós, como é o caso.
O aspecto mais relevante, que vc deve considerar, é a retirada e aproveitamento do material, tenha raízes ou não, em época diversa da estabelecida. Ou seja: a melhor estação do ano para coleta, com 100% de chances de retorno positivo é na primavera. Isso não se discute, por mais teimoso que possa ser o cultivador. É algo parecido com a melhor época para pesca, como citam os manuais e revistas especializados, que indicam lua cheia, lua minguante, etc.
No cultivo de espécies vegetais prevalece esse tipo de conselho face ao fato, incontestável, vez que calcado em experiencias conduzidas cientificamente inclusive, que há um período durante o ano propicio a retiradas, sendo que determinadas espécies se adequam a que ocorra no inverno, como exemplo teríamos a jabu e as coníferas, e outras na primavera, como ocorre com a bouganvillea e outras.
Isso não significa que apenas nesse período é que se pode retirar. Mas, por outro lado, significa que, uma vez recuperada uma planta fora da estação adequada, ela irá retornar mais lentamente ao estágio anterior em que se encotrava até então. Isso significando que ao proceder a uma recuperação (yamadori), a planta sofre um estresse, e alguns contratempos podem advir desse desgaste excessivo de energia, redundando em brotação frágil, tardia, morosa, etc.
Como a planta está numa fase quase que de dormência, na sua recuperação lenta e complicada, é desaconselhável tentar acelerar com o aporte de adubação, recomendando-se tão somente manter uma rega criteriosa, evitnando encharcamento e uma exposição solar relativa, isto é, apenas na parte mais "fria" do dia, evitando o calor sufocante e quente do período da tarde (que pode começar por volta das 11 horas da manhã, aliás).
Por isso recomendo calma, paciência e ponderação por parte do cultivador, nesse momento tão dificultoso para a planta se restabelecer adequadamente. Devemos considerar esse período como sendo uma espécie de "convalescencia", como se ela tivesse sido submetida a uma "cirurgia complicada" e precisasse de um tempo relativamente longo e tranquilo, sem atropelos, para sua recuperação completa. Isso pode ser traduzido por um mes, dois, tres ou mesmo um ano inteiro, para que ela se sinta forte o bastante para retornar ao seu estágio de pleno desenvolvimento, o que irá se traduzir pela emissão de novas e vigorosas brotações.
Até lá, porém, não há nada a fazer além do recomendado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 4:33 pm Assunto: |
|
|
Nicky, aproveitando o embalo...
Qual a época aconselhada para se fazer um alporque? Fico em duvida se teria que ser feito uns 3 meses antes da primavera, já que na primavera é a hora boa de recuperação de plantas, ou se seria feito na própria primavera, onde ela teria mais chances de enraizar devido ao crescimento dessa época...
Abraço!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 6:55 pm Assunto: |
|
|
Meu afilhado !!!!
Comentar o quê depois do texto do amigo Nicky ???
Nada a falar, somente seguir os conselhos e anotar no caderninho próprio de DICAS DO BONSAI.
Obrigada mais uma vez amigo Nicky !!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 7:56 am Assunto: bonsai |
|
|
Angela, cara amiga, nada há que agradecer. Como digo sempre: devemos ser uns pelos outros em nosso forum, de uma maneira geral, ajudando no que pudermos.
Rafael, a época mais adequada é de fato a primavera, ou mesmo o iniciozinho do verão logo em seguida. Fazer antes, não garante os 100% necessários de chance de exito pleno, dependendo da espécie. Alporquia, estaquia e enxerto rendem mais quando realizados durante o período da primavera, isso é certo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 5:08 pm Assunto: |
|
|
Cada vez melhor Nicky !!!!
Brigadão !!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 1:18 pm Assunto: |
|
|
Olá colegas foristas, boa tarde!
Exatos 25 dias pós coleta da estaca, apareceram algumas brotações!
Seguem as fotos:
Do amigo Ricardo.
 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 1:26 pm Assunto: |
|
|
Parabens Ricardo ela saiu do "sono de beleza" dela e agora só acompanhar hehehe
Vai ficar show! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 3:09 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Rafael!
Postarei as atualizações e os trabalhos feitos.
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 6:56 pm Assunto: |
|
|
Ricardo !!!!!!!!!!
Que legal !!!!!!!!!
Agora é só deixar as brotações virem com mais força e começar a direcionar os galhos.
Talvez fosse bom aramar os galhos antes deles se lignificarem.
Pense nisso..........depois é só ir pro abraço !!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
leonardo.fillipe
Registrado: 03/07/05 Idade: 45 Mensagens: 42 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 11:28 pm Assunto: |
|
|
Ricardo tua planta vai dar uma bela cascata.Tenho uma feito a sua que foi pelo mesmo processo.
Dois meses depois
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 9:50 am Assunto: |
|
|
Dona Angela, obrigado pelas palavras! Ainda bem que a estaca acordou!!! Vou sim aramar as brotações como indicado noutro tópico pelo amigo Élio. Veja a senhora, que esta outra também já foi aramada ...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17711
Logo logo é dia de bolo né?
Leonardo, obrigado pelo post e por dispor fotos de sua planta! Me parace muito saudável e num bom caminho!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 9:37 am Assunto: |
|
|
Olá colegas foristas, bom dia!
Exatos 45 dias pós coleta da estaca, eis o estado atual.
GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENTRAR COM ADUBAÇÃO NESTE MOMENTO, OU SE DEVO AGUARDAR O FIM DO INVERNO?
Muito obrigado a todos!
Sem mais, seguem as fotos das brotações!
Do amigo, Ricardo.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|