FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Não identificada
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 5:37 pm    Assunto: Não identificada Responder com citação

Meus companheiros

Encontrei essa frutifera, mas desconheço que planta é, gostaria da ajuda de vcs para saber, se serve para bonsai, eis ai algumas fotos.

Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

As primeiras fotos me lembram uma Seriguela (Spondias purpurea)... Uma planta nativa daqui, que ocorre originalmente no Cerrado e Caatinga.

... Poxa, agora bateu vontade de comer Seriguela! Shocked
Anderson, você experimentou o fruto (e casca também)? Se sim, que gosto você sentiu?

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

esta planta nao tenho visto nada parecido por aqui mas com certeza deve de dar um belo material para trabalhar
abraços
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

Nunca vi na vida Anderson.

Posta pra gente o que decidir fazer com ela.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme

Seriguela não é, pois eu conheço, e não experimentei, fiquei pensando vai que me da um efeito tipo, travar a língua rsrsrs... Laughing (brincadeirinha).

kako

Eu creio que seja um bom material é bem resistente, dificil de quebrar, inclusive é um arbusto, de uma altura de 1,5m, estou pensando em coletar algumas pra tentar, vou aguardar no final do inverno.

Renato, como eu disse, vou coletar algumas, para ver se serve para bonsai.

Tirei mais algumas fotos, para se ter uma idéia e também descobri através de um amigo, esse nome: (Bacupari) talvez seja esta.

Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

É, eu realmente achei estranho pela última imagem, a do fruto aberto.
Bom, então vamos às informações: Smile

Garcinia gardneriana (Planchon et Triana) Zappi, da família Clisiaceae.
Felizmente não aparece na lista de espécies da flora ameaçadas de extinção de 2008 do MMA. Segundo a Wikipédia, ela ocorre desde a região Amazônica até o Rio Grande do Sul, mas "hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore dessa fruta, principalmente em regiões urbanas."

Agora você tem um bom e valioso material em mãos, Anderson! Very Happy

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 6:38 am    Assunto: Responder com citação

Puxa vida, nunca tinha visto nem ouvido falar. Mostra fotos do arbusto.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luis A. de Macedo Rodrigu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Anderson,

Esta planta é um bacopari, ou bacupari e as informações do Guilherme estão corretas. Transcrevo uma descrição sobre a planta que encontrei e o link onde aparece uma foto dos frutos que conferem com os que postaste - http://www.flickr.com/photos/lucypassos/2803641025/

Bacupari
Garcinia brasiliensis ou Garcinia gardneriana
"O fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil da região Amazonica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore dessa fruta, principalmente em regiões urbanas."
"Sinonímia botânica: Calophyllum madruno Kunth, Garcinia madruno (Kunth) Hammel, Rheedia acuminata (Ruiz & Pav.) Planch. & Triana, Rheedia gardneriana Planch. & Triana, Rheedia kappleri Eyma, Rheedia madruno (Kunth) Planch. & Triana, Rheedia spruceana Engl., Verticillaria acuminata Ruiz & Pav".

Inclusive temos uma praia aqui no Rio Grande do Sul que tem este nome certamente pela incidência desta planta no local. Fica no municiípio ee Mostardas no litotal.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2011 9:33 am    Assunto: bonsai Responder com citação

É sempre gratificante e oportuno estarmos carreando para o forum a possibilidade de cultivo de nativas desconhecidas pela maioria dos foristas. Abre-se com isso uma nova porta de possibilidades, principando pela apresentação da espécie, atrativa principalmente no relevante aspecto de ser uma frutifera, mais ainda que produza um fruto comestível. O bacubari há muito é conhecido e divulgado aqui no planalto central, onde sua ocorrencia na area de cerrado é restrita a poucos espécimes, mas onde surge é sempre aplaudida, vez que possibilita a conversão de seus frutos em doces e compotas, como vemos na ficha abaixo, onde descobrimos outros nomes cientificos para a espécie: Rheedia brasiliensis, Rheedia laterifolia, além de Garcinia laterifolia.

E para o nobre colega Luis, que se surpreendeu e a nós tambem, ao divulgar o nome de uma praia derivada do nome comum da planta, há outra surpresa: outro nome comum dela é CAMBORIU. Lembra algo mais? Wink

A ficha da planta abaixo foi obtida num site internacional: http://toptropicals.com/cgi-bin/garden_catalog/cat.cgi?uid=Rheedia_brasiliensis e tomei a liberdade de usar o tradutor do google para lermos no nosso idioma. Algumas alterações precisei fazer, é claro, pois a literalidade nem sempre é correta:

A polpa branca translúcida levemente acida tem um sabor excelente, um dos melhores frutos do seu género. A árvore é muito atraente, num formato piramidal, rica em látex amarelo. As folhas são curto-peciolada, ovaladas, ovalado-oblonga ou lanceolada, estreitada na base, obtuso ou levemente pontiagudo no ápice, e de consistencia forte. As flores, em cachos axilares profusa, são polígamas. O fruto, de forma ovalada, mede entre um quarto para 1 1 / 2 "(3,2-4 cm) de comprimento, cor amarelo-alaranjada, moldável, pele dura, 08/01, em (3 mm) espessura e facilmente removido. A polpa de aril-como é branca, translúcida, macia, de excelente sabor, e inclui duas sementes arredondadas. A árvore cresce selvagem no estado do Rio de Janeiro no sudeste do Brasil e do Paraguai adjacentes; raramente é cultivada. Floresce em dezembro e amadurece seus frutos em janeiro e fevereiro. O fruto maduro é usado principalmente para fazer doces ou compotas. As sementes contêm 8-9 por cento de óleo (em peso), que é utilizado no Brasil em cataplasmas sobre as feridas, tumores e outros males. Uma infusão da polpa tem uma ação narcótica com um efeito semelhante ao da nicotina.

Outro aspecto interessante sobre essa planta é que ela serviu de base para uma pesquisa cientifica, que indica suas propriedades medicinais no tratamento para determinados tipos de cancer, como fica demonstrado no estudo efetuado pelos professores Pedro Luiz Rosalen, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Henrique dos Santos, da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, e João Ernesto de Carvalho, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, também da Unicamp:

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2006/11/21/bacupari-potencial-anticancerigeno-de-uma-planta-brasileira/

E antes que os incautos saiam à procura, eis alguns links que vendem mudas da espécie:

http://www.mudascabral.com.br/detalhes.php?id=80&op=index

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164721889-muda-da-fruta-exotica-bacupari-a-arvore-fica-muito-bonita-_JM

http://www.mudasagrosilva.com.br/frutiferas.html

http://www.ibiubi.com.br/produtos/muda-da-fruta-exotica-bacupari-a-arvore-fica-muito-bonita+agro-ind%C3%BAstria-e-com%C3%A9rcio+ind%C3%BAstria-agr%C3%ADcola+mat%C3%A9ria-prima/IUID1629729/

Por ultimo a que considero melhor: o clube da semente:

http://www.clubedasemente.org.br/

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

cara gostei da planta, se num for muito encomodo, por acaso tipo se tiver como se ageita umas sementes ae pra gente poder tentar por aki tb, qualquer coisa eu ate pago o frete de boa ou podemos trocar algumas quem sabe né... pelo q vi ela tem muitos frutos no caso semente num vai ser tão dificil né
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Aldair J M de Oliveira

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui na paraiba nós a conhecemos como esporão de galo, os frutos são comestiveis, esta planta é bastante comum nas matas por aqui. O por que do nome eu não sei.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Esporão de galo acho que é outra, não? Tem esse nome porque tem espinhos. E essa mostrada pelo ANderson parece não ter espinhos.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Aldair J M de Oliveira

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Talvez seja da mesma familia, realmente o esporão de galo tem meio que uns esporões nos galhos, mas o fruto e as folhas são identicas.
Aldair J M de Oliveira

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme!!! Estive pesquisando, penso que não seja essa frutifera que vc falou (Planchon et Triana) pode ser que seja da mesma familia.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: