FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Possível Serissa Literati
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 4:27 pm    Assunto: Possível Serissa Literati Responder com citação

Olá a todos amigos foristas!
Estou postando esta serissa que comprei como pré-bonsai.
Fiz algumas intervenções e Trasnplantei-a para um vaso preto e tentei um estilo que não me agradou muito.
Depois de quase um ano viajando nela, tentei este estilo e gostaria da opnião de vcs.Posso considera-lá um estilo literati?
Sei que tenho que adquirir um vaso menor para a mesma pois a estrutura da mesma mudou radicalmente.
Ela está comigo há 2 anos. Ela tem 8 anos e menos de 9cm agora.
Por favor colaborem comigo, pois sou iniciante nesta arte.
Quando comprei era assim:

Agora tá assim:

Agradeço desde já a colaboração de todos, e fiquem com DEUS.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 5:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ola Sillas,muito lindo esta sua planta no estilo literati,ja que vais mudar ela de vaso acredito que um estilo bandeija ficaria lindo mas nao sou ecxpert no assunto mas parabens pelo exemplar.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

muito bonita diminuiria o vaso como o amigo falo um mais raso uma ideia q uso a um tempo como vaso vou em brecho tipo coisa usada la vc encontra porcelanas muito bonitas e so vc furar q da um otimo vaso e barato Laughing
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 10:13 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Sillas,muito lindo esta sua planta no estilo literati,ja que vais mudar ela de vaso acredito que um estilo bandeija ficaria lindo mas nao sou ecxpert no assunto mas parabens pelo exemplar.
Abraços

Obrigado André! Concerteza se encaixaria bem em um estilo bandeija.
Só falta a aquisição rsrsrsrsrs.
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 10:19 am    Assunto: Responder com citação

carlos claro escreveu:
muito bonita diminuiria o vaso como o amigo falo um mais raso uma ideia q uso a um tempo como vaso vou em brecho tipo coisa usada la vc encontra porcelanas muito bonitas e so vc furar q da um otimo vaso e barato Laughing

Obrigado Carlos! Eu uso muito opções caseiras, como esta que me deu do brecho, pois onde moro não se tem nenhum vestígio de bonsai.
Só que para usar uma porcelana como vaso ela teria que ter uns pezinhos para que o ar circule em baixo do vaso ou fazer uma mesa para o mesmo onde esta tenha flechas onde poderia circular o ar embaixo do vaso. Fique com DEUS!
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 10:29 am    Assunto: Responder com citação

oi sillas entao 70% dos meus vasos sao porcelanas nunca tive problemas.
mais obrigado pelo toque abraço
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 10:51 am    Assunto: Responder com citação

carlos claro escreveu:
oi sillas entao 70% dos meus vasos sao porcelanas nunca tive problemas.
mais obrigado pelo toque abraço

Carlos o problema não é a porcelana, e sim o seu acabamento, tendo pesinhos em sua extrutura acho que não tem problemas. Também sou inexperiente nessa arte. Quero aprender muito mais.
Tens facebook?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Silas, o nobre colega irá desculpar se critico seu trabalho ao invés de elogiar. Sei que as vezes nos deparamos com determinados materiais que pecam pela qualidade e que se tornam realmente dificultosos no momento em que resolvemos trabalhar com eles, visando fazer algo razoável. Mas nem sempre podemos buscar formatar uma planta com caracteristicas próprias dentro de um estilo como o literati, que pede material mais fino, delgado, com formato de tronco diferente do de sua serissa.

Ao buscar um estilo, a primeira coisa a levarmos em conta é o tronco. Sendo atarracado, grosso e baixo, descartaremos logo de cara o estilo literati, bem como kengai, han kengai, etc. O que visualizo nele é a construção em estilo hokidachi ou moyogi, duas ótimas póssibilidades. Embora vc tenha reduzido os galhos a apenas um, é possível, ainda, construir algo nesse sentido. Minha sugestão é retirar o arame atual, usar outro, mais grosso e forte, fixando-o bem nas raizes e envolvendo todo o tronco, até o extremo do galho, bem na junção em que se subdivide em ramas finas. Em seguida, force-o para uma posição mais reta, com uma leve sinuosidade, para destacar.

Com isso sua planta ganha outra possibilidade de formação estrutural, além de imprimir certo grau de conicidade. Tronco conico é aquele em que a base larga vai se afunilando aos poucos, até o topo. Com uma adubação adequada, rega diária e exposição solar até as 14 horas, todos os dias da semana, sua planta irá ganhar mais energia, redundando em novas brotações que poderão ser usadas na construção, seja do estilo moyogi, seja no do estilo hokidachi, ficando mais harmonica em relação ao tronco e nebari atuais.

Veja alguns exemplos dos dois estilos propostos. Primeiro, moyogi:

[img]http://macdonaldfernandes.files.wordpress.com/2011/01/serissa.jpg?w=400&h=280[/img]

Na imagem abaixo, uma derivação do moyogi, que une seu estilo ao estilo neagari, com a exposição das raízes. Uma combinação excelente, aliás, muito adequada a uma serissa tambem, na minha opinião:

Outros moyogi:

O estilo Hokidachi tambem é outra ótima opção:

Minhas sugestões, como frisei antes, não tem o intuito de apenas criticar o seu trabalho. Elas visam, mais que isso, aprimorar a sua visão, sua forma de visualizar outras possibilidades de acordo com o material que vc possui. Ao final, escolhendo um ou outro dos estilos que sugeri e adequando sua planta a ele, verá que sua planta terá adquirido algo que falta a ela nesse momento: qualidade técnica.

Costumo sempre ressaltar a importancia disso. Fazer bonsai é facil. Dificil mesmo é fazer bonsai com qualidade técnica. Mas não é algo tão impossivel nem inatingivel que todos nós não possamos ao menos tentar alcançar e lograr exito ao final.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury escreveu:
Silas, o nobre colega irá desculpar se critico seu trabalho ao invés de elogiar. Sei que as vezes nos deparamos com determinados materiais que pecam pela qualidade e que se tornam realmente dificultosos no momento em que resolvemos trabalhar com eles, visando fazer algo razoável. Mas nem sempre podemos buscar formatar uma planta com caracteristicas próprias dentro de um estilo como o literati, que pede material mais fino, delgado, com formato de tronco diferente do de sua serissa.

Ao buscar um estilo, a primeira coisa a levarmos em conta é o tronco. Sendo atarracado, grosso e baixo, descartaremos logo de cara o estilo literati, bem como kengai, han kengai, etc. O que visualizo nele é a construção em estilo hokidachi ou moyogi, duas ótimas póssibilidades. Embora vc tenha reduzido os galhos a apenas um, é possível, ainda, construir algo nesse sentido. Minha sugestão é retirar o arame atual, usar outro, mais grosso e forte, fixando-o bem nas raizes e envolvendo todo o tronco, até o extremo do galho, bem na junção em que se subdivide em ramas finas. Em seguida, force-o para uma posição mais reta, com uma leve sinuosidade, para destacar.

Com isso sua planta ganha outra possibilidade de formação estrutural, além de imprimir certo grau de conicidade. Tronco conico é aquele em que a base larga vai se afunilando aos poucos, até o topo. Com uma adubação adequada, rega diária e exposição solar até as 14 horas, todos os dias da semana, sua planta irá ganhar mais energia, redundando em novas brotações que poderão ser usadas na construção, seja do estilo moyogi, seja no do estilo hokidachi, ficando mais harmonica em relação ao tronco e nebari atuais.

Veja alguns exemplos dos dois estilos propostos. Primeiro, moyogi:

[img]http://macdonaldfernandes.files.wordpress.com/2011/01/serissa.jpg?w=400&h=280[/img]

Na imagem abaixo, uma derivação do moyogi, que une seu estilo ao estilo neagari, com a exposição das raízes. Uma combinação excelente, aliás, muito adequada a uma serissa tambem, na minha opinião:

Outros moyogi:

O estilo Hokidachi tambem é outra ótima opção:

Minhas sugestões, como frisei antes, não tem o intuito de apenas criticar o seu trabalho. Elas visam, mais que isso, aprimorar a sua visão, sua forma de visualizar outras possibilidades de acordo com o material que vc possui. Ao final, escolhendo um ou outro dos estilos que sugeri e adequando sua planta a ele, verá que sua planta terá adquirido algo que falta a ela nesse momento: qualidade técnica.

Costumo sempre ressaltar a importancia disso. Fazer bonsai é facil. Dificil mesmo é fazer bonsai com qualidade técnica. Mas não é algo tão impossivel nem inatingivel que todos nós não possamos ao menos tentar alcançar e lograr exito ao final.

Graaande Nickyfury!
Suas críticas são previamente como elogios futuros.
Não é puxando saco não, más, quando posto uma planta aqui no forum fico sempre no aguardo de um e-mail do forum dizendo que tenho uma resposta já vou logo abrindo o e-mail para ver de quem é, e e e e...
Fico estaxiado com suas dicas e sugestões, não desmerecendo os outros colegas, pois vcs aqui do forum são os únicos companheiros e as únicas ferramentas que tenho além da paciência um pouco enferrujada.
E como pintar um quadro sem tintas.
Realmente falta-me técnica, pois não tenho nenhum curso teórico ou prático, apenas informações colhidas aqui e ali.
Mas vamos ao que interessa.
Fiz um início de uma projeção pelo que entendi, seria +ou- isso?

Quanto ao vaso fica nesse ou coloco no escorredor para formação de novas ramificações.
Tenho mais essa aqui em treinamento, seria parecida com ela?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 2:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Silas, o caminho é esse mesmo, vc pegou o jeito. Não precisa mudar para escorredor, se não quiser. Contanto que forneça nutrientes via aporte de adubo, rega diária e sol, a planta pode continuar a ser cultivada no vaso em que está. A vantagem do replantio no escorredor é que possibilita um aumento no sistema radicular, isto é, mais raízes. Quanto mais raízes tiver a planta, mais e mais brotações irá emitir, permitindo que vc possa reformular totalmente a parte aerea, inclusive eliminando o galho atual e formatando a estrutura aerea com os novos galhos que virão.

Mas isso irá ocorrer tambem no vaso em que a planta está, desde que forneça a elas as condições necessárias para isso. Em relação a segunda planta, porém, será preciso o escorredor, pois ela se encontra num estágio ainda mais inicial, e o vasinho limita seu crescimento e atrasa seu desenvolvimento, comprometendo todo o trabalho que porventura queira executar com ela. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: