FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Retusa atualizado: 13 de maio 11.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 1:45 am    Assunto: Responder com citação

oi Motta, seu ficus está bem encaminhado agora e está crescendo legal.

não sei preocupe em redução de folhas agora, pois é um momento de desenvolver a planta. vc a colocou em vaso grande com substrato bem drenante para dar uma "engordada" nela, então não é o momento de desfolhar.
preocupe-se em reduzir folhas quando a planta estiver pronta para a bandeja,
abraço.
MOTTA

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Paulo César, obrigado pelas dicas.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edmilson Junior

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2011 12:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá mota! Muito bom seu trabalho desenvolvido até aqui. Tenho várias estacas dessa espécie de fícus, pra mim é uma das mais belas plantas sem falar o quanto é bom trabalhar com ele, responde muito bem a tudo que vc faz. Se fosse minha eu a plantaria no chão, o desenvolvimento é bem maior que no escorredor e mamadeira e dentro de 2 anos você terá uma planta bem mais encorpada. No escorredor e mamadeira é bom porque há a possibilidade de mudar de um local para outro, facilita o trabalho na copa, porém utilizo este método para plantas em estágio um pouco mais evoluído.
Meu amigo Elisvan tem vários ficus retusa e ele coloca cama de frango nos dele quando estão se desenvolvendo e por ser riquíssima em nitrogênio ela estimula o crescimento reduzindo assim o tempo gasto para obtenção de um bom material, para isso é bom deixá- la curtir um pouco e não utilizar em excesso pois pode queimar as raízes e até levar a morte da planta.
Somente quando você tiver uma planta encorpada com um bom nebari e um bom tronco, aí sim você se preocupa com a construção da copa e somente após estar apta a ir para um vaso definitivo, então você irá se preocupar com redução de folhas, enquanto isso, deixe a danada crescer a vontade.
Lembrando ainda que ao deixá-la crescer você pode ir dando movimento aos galhos que após atingir certo diâmetro poderá fazer alporquia ou mesmo estacas que lhe renderão novas plantas.
Alguns aqui conhecem o Valdir Hobus e dentre as várias coisa que aprendi com ele, uma delas foi que o bonsai é como um prédio, sua construção se inicia do alicerce, e o alicerce do bonsai é o nebari, então você realiza trabalhos destinados à obtenção de um bom nebari no futuro e deixe engordar para obter as paredes, que é o tronco e posteriormente obter o telhado e a pintura que são os galhos e a copa.

Espero ter ajudado em alguma coisa. Sucesso com sua planta!

Abraço!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: