Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 10:46 pm Assunto: desfolha de jabuticaba ajuda. |
|
|
Oi amigos desfolhei minha jabuticaba ja estou com ela a mais de um ano no vaso q esta nunca desfolhei ela pois estava sempre com frutos agora foi a hora conto com a ajuda dos amigos gostaria de saber se posso colocar em um vaso de treinamento ou tenho q esperar. e ajuda na estrutura abraço
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 7:20 pm Assunto: |
|
|
Carlos, pode me dizer porque a desfolhou agora?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 8:26 pm Assunto: |
|
|
oi elio entao sei q to errado em desfolhar agora mais ela estava com muita folha queimada feia e o tempo aqui em sao paulo guarulhos esta um frio muito grande parece inverno entao acredito q nao vou ter problemas na recuperaçao dela torcemos pra q nao mais obrigado pela chamada q vc me deu agora rsrsrsr pois assim aprendemos nao fazer o errado mais oq vc acha da estrutura dela espero ajuda do amigo abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 15, 2011 12:02 pm Assunto: |
|
|
Rsrsrsrsrs.............esclarecido, Carlos!
Por ora é aguardar o final do inverno, transplantar para um vaso, ainda de treinamento, com bom susbtrato e aguardar a rebrotação.
Posteriormente, no verão, desfolhá-la para poder ver bem toda a estrutura (com uma foto com mais claridade) a fim de fazer uma poda eliminando ramos desnecessários.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Maio 16, 2011 8:08 am Assunto: |
|
|
Aqui em General Carneiro, a jabuticabeira perde 90 a 95% das folhas no inverno.
Quanto a planta em questão, segue as dicas do amigo Elio. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Seg Maio 16, 2011 6:45 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o topico do nosso amigo, vou pedir uns conselhos...
Na casa da minha avó tem umm barranco com algumas mudas de jabu. Já comecei errado e retirei elas a umas 2 semanas, me desliguei totalmente da estação que estamos e não esperei pela primavera
Mas ja que o mal foi feito... estou com essas duas mudas em garrfas pet, com substrato drenante esperando elas recuperarem bem e daqui a algum tempo eu fazer um alporque pra retirar a raiz pivotante. Na hora do arranque, não consegui retirar com o torrão e as capilares foram poucas...
Aí vão as fotos:
By luzernejf at 2011-05-16
Tem uma delas que o "vaso" tem secado bem rapidamente, e o substrato das duas é praticamente o mesmo... vejo isso como uma recuperação das raízes (eu axo)
Todas duas tem secado as folhas aos poucos... agora estou na duvida se elas estão bem ou não...
O mesmo acontece com duas pitangas que retirei no mesmo dia...
Ta certo que ja comecei fazendo o arranque na época errada, mas será que elas sobrevivem?
Abraços! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 16, 2011 9:24 pm Assunto: |
|
|
Rafael, época errada, poucas raízes ciliares, vaso pequeno, mas como diz alguém aqui do fórum, que não me lembro bem que é:
Planta; vai que pega!
Outra coisa, a Jabu não aceita bem alporquia.
..............agora é orar!!!
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 16, 2011 10:17 pm Assunto: |
|
|
poxa Elio, fiz tudo errado
a época eu sei e foi o pior dos erros provavelmente, as raízes bemk que tentei, mas o lugar era bem dificil de fazer a retirada e o vaso eu usei a garrafa pet por causa da raiz que estava muito comprida...
Mas é isso aí, aprendendo com os erros!
Sobre a jabu não aceitar bem alporquia, como que a gnt faz pra obter um bom nebari e descartar a raíz pivotante?? _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 12:46 am Assunto: |
|
|
COLOCA ENRAIZADOR NELA TODOS OS DIAS DURANTE 15 DIAS É BATATA.
COMECE HOJE MESMO!
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 12:47 am Assunto: |
|
|
ah já ia me esquecendo E NÃO FAÇA MAIS ISSO A ESSA ÉPOCA DO ANO!
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 10:49 am Assunto: |
|
|
hehehehehehe, pode deixar não farei mais!
mas na primavera as plantas que me aguardem!!!! hehehehehe
Ja vou lá colocar enraizador agora mesmo!!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 2:06 pm Assunto: |
|
|
oamit escreveu: | COLOCA ENRAIZADOR NELA TODOS OS DIAS DURANTE 15 DIAS É BATATA.
COMECE HOJE MESMO!
 |
Oamit, me desculpe te corrigir, mas se vc colocar hormônio todos os dias, durante 15 dias..........................pode aprontar o caixão pra ela e fazer o enterro.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 2:08 pm Assunto: |
|
|
Rafael Pontes escreveu: | poxa Elio, fiz tudo errado
a época eu sei e foi o pior dos erros provavelmente, as raízes bemk que tentei, mas o lugar era bem dificil de fazer a retirada e o vaso eu usei a garrafa pet por causa da raiz que estava muito comprida...
Mas é isso aí, aprendendo com os erros!
Sobre a jabu não aceitar bem alporquia, como que a gnt faz pra obter um bom nebari e descartar a raíz pivotante?? |
É um trabalho longo. Tem que ir podando a pivotante aos poucos (quando há poucas raízes finas laterais), até que, tendo boas raízes laterais, então podar totalmente a pivotante. Trabalho de uns 3 anos.
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 2:37 pm Assunto: |
|
|
Mais uma coisa que passou despercebida Rafael, a copa é o espelho das raízes, como foram arrancadas a maioria das raízes, principalmente as capilares, é aconselhável uma poda na parte aérea, em minha opinião vc deixou muitas folhas.Boa sorte aí... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 3:45 pm Assunto: |
|
|
Então vamos ver se eu entendi
vou podar um pouco a copa, deixando só galhos e poucas folhas e não aplicar enraizador todos os dias.
já vou fazer a poda agora! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|