FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Supermercado - O que fazer?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 10:13 am    Assunto: Bonsai de Supermercado - O que fazer? Responder com citação

Olá a todos!

Pela primeira vez que procura ajudas de voces, sou iniciante mas muito apoixonado por bonsai.

Comprei dois bonsai de supermercado (Mausai), agora não sei muito bem o que fazer com eles.

O que faço!
Troco de vaso?
Transplanto para o escorredor?
Estilizo assim mesmo?
Qual estilo fazer com eles?
Qual terra (substrato) usar?

Jabuticaba - Altura: 25cm, Tronco: 1cm

Tuia - Altura: 18cm, Tronco: 0,8cm

Desde já obrigado a todos. Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Amigo José, primeiramente seja bem vindo, é certo que irá encontrar grandes informações para a condução de suas aquisições e com isso irá querer sempre mais.
Adiantando, aguarde um tempo até elas se adaptar ao novo lar, e do mais, cria um tópico para cada, fica melhor para dar sugestões.
Sucessos em sua empreitada, rs.
Grande abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 11:07 am    Assunto: Responder com citação

João obrigasdo pelas dica, elas já estão si adaptando bem alias já tem brotos novos.

Obrigado pela boa vinda...
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Bem vindo José!
Sinta-se a vontade em pesquisar e perguntar...

um link que me ajudou muito quando entrei no forum foi este:

manual completo para iniciantes:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16102

Sou principiante também, mas tenho duas mudas de jabuticabas... e conversando aqui no fórum ve-se q tem época certa de replantio, de poda, tempo de espera para que a muda cresça bastante... uma coisa é certo, no fórum vc consegue descobrir praticamente tudo sobre cultivo de bonsais...

Algo que descobri n o fórum é a necessidade de ter paciência... e ler muito...

outra coisa é: qual a sua intenção, onde quer chegar...

Agora "topicando" as suas perguntas vou responder como principiante, esperando que algum amigo mais experiente do fórum me corriga se precisar

Citação:
O que faço!
Troco de vaso?
Transplanto para o escorredor?
Estilizo assim mesmo?
Qual estilo fazer com eles?
Qual terra (substrato) usar?

"Trocar de vaso? Transplanto para o escorredor"
Acredito que a troca deva ser feita na primavera, mas até lá seria bom uma bacia bem grande e bem perfurada como vc falou escorredor, só q sem mexer muito no torrão dela... seria mais para as raízes ela respirarem melhor

imagem retirada do site Bonsai Mato Grosso

"Estilizo assim mesmo? Que estilo fazer com eles"
Acredito eu que a estilização está longe, mas depende do que vc vai fazer com ela... Eu gosto do estilo vassoura (Hokidashi) para jabuticabeiras, acho q é um caminho mais natural, ela fica mais bonita, mas isso é gosto... vai de vc escolher... mas vc tem um mundo de opção =D
Mas o jeito é esperar ver a reação dela, depois é esperar mais e mais... enquanto isso pesquise sobre adubação...

Sobre a terra... vejo o amigo do forum Nickyfury sempre indicar este para jabuticabeiras:
Pedindo aqui "com licença" a ele pois retirei deste artigo: Jabuticabeira com 3 troncos entrelaçados.

Citação:
... Depois dessa fase, o ideal é o replantio em um recipiente adequado, preenchido com um bom substrato drenante, que pode ser algo como: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro (na falta deste, qualquer casca porosa serve). Esse é o local ideal para vc transplantar na primavera e obter ótimos resultados, com um aumento na saude e vitalidade da sua planta.

De qualquer forma, tem o apoio de todo fórum para te ajudar! e quero acompanhar este topico, pq gosto de jabuticabeiras =D
E parece q cada tópico aprendemos algo de novo...

abraços e até!!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 12:42 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ola Jose,bem vindo ao clube,sabe as vezes aqui em mina cidade os supermercados fazem um torra torra destes bonsais e acabo comprando alguns deles quando me intreressam.O mais certo a fazer e retira deste vazinhos pois muitos acabem morrendo,esta tecnica da bacia é otima ate para os mesmo ganharem mais força mas este transplante o certo e fazer no começo da primavera mas se voce conseguir tirar deste vaso sem causar muitos danos ao torrao do vaso,quanto mais inteiro sair o torra é melhor dai é so dexar crescer e pedir dicas aos colegas que estao por aqui mas sempre um topico para cada especie ok.Nais um avez seja bem vindo e boa sorte nos seus trabalhos e va postando aqui para tirar suas duvidas e para que possamos acompanhar seus trabalhos.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Lgurllo e Andre, muito obrigado pela ajuda de voces.

Lrgullo, já li o "manual completo para iniciante" tambem gostei muito e tirei muitas duvidas. Tambem gosto do estilo hokidashi mas estou pensando em outro estilo.

Legal a dica da bacia, vou colocar a jabuticabeira na bacia, já a tuia quero fazer um shohin.

Tenho a intenção de fazer com a tuia algo parecido com a foto abaixo, só que estou tentando fazer um vaso com casca de coco seco. O que voces acham?
Como fazer para engrossar o tronco sem por na bacia? Ou seja direto no vaso.

Já a jabuticaba pensei em fazer como a foto abaixo, só que vai demorar hein!!!

Muito obrigado pelas boas vindas, gostei da recepção e do site!!
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria de acrescentar mais um link aqui também, quando tive a mesma dúvida sobre o que fazer com um bonsai de supermercado. Espero que ajude. ^_^
Que medidas tomar ao comprar um bonsai de supermercado?

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2011 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Que beleza de link Guilherme!! vou ver com mais calma a noite =D
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2011 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obm seu link Guilherme, obrigado, depois vou ler.

Amigos vou fazer o sequinte, vou plantar a jabuticabeira na bacia e a tuia vou tentar fazer o shohin mesmo. Depois faco um novo topico para cada especie.

Muito obrigado pelas dicas, ajudaram bastante. Razz
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2011 8:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A época correta para trabalhar com as duas espécies que vc cultiva é no inverno. Nessa estação, poderá então realizar o reenvase da jabu, para uma bacia, onde poderá cultivá-la visando engrossar mais o tronco e obter uma estrutura condizente com a que pretende imprimir, usando o modelo que encontrou.

Em relação ao shohin com essa variedade de "tuia", sugiro mesmo deixar para o inverno, que é de fato a época adequada para mexer na estrutura aerea, formatando galhos via aramação, podas radicais, raizes etc. Em relação a usar um coco seco como vaso, eu desaconselho, pois com o tempo, mais as regas, adubação, chuva, etc, o material tenderá a apodrecer, podendo acarretar prejuízos fatais para sua planta.

Ao invés de usar a casca para o vaso, use-a como fôrma para produzir um vaso, acondicionando cimento misturado com vermiculita e areia, de forma a moldar no formato que visualiza na imagem coletada por voce. Assim, ao secar, o vaso ficará bem próximo do vaso da imagem. A propósito, esse tipo de vaso chama-se KURAMA, e é encontrado nessa forma no Japão, na natureza, sendo copiado mundo afora por ceramistas. Dentre os bonsaistas, ficou conhecido como "vaso organico" por ter formas livres, não moldadas previamente.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 21, 2011 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, muito obrigado por sua ajuda.

Vou seguir seu conselho e vou fazer o vaso.

Tenho um divida, esse tipo de tuia é fraco para aramagem?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2011 7:53 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Não se trata de ser fraca para "aramagem", pois toda e qualquer planta é passível de receber uma carga de arame, visando moldar-lhe a forma. O que é preciso é escolher um arame mais fino, porém resistente e duro, como arame de cobre por exemplo, que permita "educar" o galho da planta adequadamente. Para isso, o arame deverá exercer uma certa pressão, com volteios mais estreitos, em angulos de 45 graus em cada volta, de forma a que, ao imprimir força para posicionar o galho no sentido desejado, ele fique assim estabelecido, sem retornar à posição anterior.

O segredo da aramação correta está na fixação da ponta de ancoragem, que pode ser feita no tronco principal, ou mesmo através deste nas raízes ou borda do recipiente, de maneira que, ao posicionar o galho aramado, ele fique na posição, sem chance de voltar nem ficar "solto".

No caso dessa espécie, o ideal é reduzir o comprimento de todos os galhos, cortando e moldando apenas com uma poda intensa, de maneira a permitir a visualização de sua estrutura aerea. Lembrando que a espécie não suporta desfolha, razão pela qual não se convem realizar tal procedimento. Por isso, com uma poda de limpeza, cortando e reduzindo o comprimento/altura de todos os galhos, deixando-os o mais curto possivel, podemos visualizar seu interior, de maneira a que vc possa estar então aramando, para reposicionar os galhos.

Lembre-se porem que trata-se de uma conifera, e a melhor época para podar e aramar é no inverno, não agora. Até lá, o ideal é adubar, para nutrir a planta de elementos que promovam um aumento em sua energia, deixando-a forte e saudável o bastante para aguentar, sem problema, toda e qualquer intervenção que venha a realizar nela no futuro.

José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

De novo Muito obrigado nickyfury.

Voce tem ajudado muito, tem um pequeno problema em relação ao periodo para o transplante, aqui não tem estações do ano bem definidas só tem dois periodos, um chuvoso e um bem seco e quente. Estamos no final do periodo chuvoso e depois só irá chover por volta de dezembro, estou tentando fazer o transplante logo.

Muito obrigado a todos que ajudaram, vou sequir todos os conselhos de voces.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 10:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

José Reinaldo, é preciso esclarecer um ponto que sempre suscita controvérsia quando informamos sobre a época correta. Os bonsaistas nordestinos, particularmente os iniciantes, sempre refutam dizendo que em sua area só existem duas estações climáticas. Ora, se isso fosse verdade, então seria algo extremamente diferente do resto do mundo todo. O que ocorre é que as estações climáticas em nosso país, ao contrário do que acontece no Japão, na Europa e outros lugares, não é tão definida, ou as vezes, imperceptível para nós, humanos.

Porém, para as plantas, o clima é dividido sim em quatro períodos, a saber: primavera, verão, outono e inverno. Aqui, como lá, o fator climático é preponderante para determinadas respostas das plantas em relação às nossas intervenções, seja quanto ao cultivo, seja quanto à adubação, ou cortes e reenvase/replantio. O mesmo período que indicamos como o ideal para determinado tipo de intervenção, como uma poda, ou uma estaquia e alporquia, não irá funcionar apenas por que está chovendo ou não, mas terá 100% de chance de exito se for executada dentro da estação climática correta.

Se por uma coincidencia, dentro da estação climática correta estiver chovendo, ótimo. Se não, continua valendo os mesmos principios, com as mesmas respostas das plantas. Algumas plantas irão florir no inverno e na primavera, e não no verão e no outono. Outras, produzirão frutos dentro do período a que estão condicionadas climaticamente, e não por que chove para mais ou para menos, ou está seco para mais ou para menos.

Essas duas pseudo estações, inverno com chuva, verão com sol e mais nada, vale apenas para os seres humanos, que tem a capacidade de se locomover de um lugar para outro, de acordo com sua vontade, a seu bel prazer. Com as plantas, isso não acontece. Pelo menos não com as que tem suas raízes firmemente presas ao chão. As que estão nos vasos, como os bonsai, seguirão o exemplo das que estão no chão, e não o exemplo dos seres humanos, que nada têm em comum com elas.

Por isso, ainda que as estações do ano não sejam bem definidas, lembre-se sempre: isso só vale para voce, não vale para suas plantas. Não há apenas dois períodos, um chuvoso e outro bem seco e quente. Isso vale para voce, apenas, não para suas plantas. Para elas, sempre haverá quatro estações climáticas, bem definidas, e são por elas que o relógio biológico das plantas é definido e controlado. E para com as estações do ano que as plantas irão ter respostas prontas, não para as que voce, erroneamente, pensa que terão, ok? Espero ter ajudado a definir isso, e dirimir, de uma vez para sempre, esse pensamento equivocado sobre estações climáticas.

Se, por outro lado, ainda não acredita, faça o teste: faça tudo de acordo com as estações do ano, as quatro estações. Faça isso por uns dois anos seguidos. Depois, volte a agir como age agora, e verá a diferença, constatando se estou certo ou errado. Um abraço.

José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Só voce mesmo mestre nickyfury para esclarecer isso para iniciante tão ancioso como eu.

Obrigado por esclarcer, aproveitando dá sua boa vontade em ajudar gostaria que voce esclarecese uma coisa para mim.

Não tenho muito dinheiro papa comprar um boa terra para meus bonsai, então quero uma segestão sua para que eu possa plantar meus bonsai. Se possivel tambem a dubação!

Desde já obrigado e descupa por abusar de sua bondade mestre.............
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: