|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Sex Maio 20, 2011 9:50 am Assunto: Fícus Natasha |
|
|
Olá a todos os amigos do forum!
Gostaria da ajuda de vcs com um trabalho que já comecei a realizar a partir de um alporque. A espécie é um fícus Natasha que coletei na caçamba de uma caminhonete que estava em direção a um lixão.
Seu antigo dono disse-me que ela tens aproximadamente uns 25anos.
Sua foto após retirada do vaso antigo para este novo recipiente.
Esta marca amarela foi +ou- a altura do alporque realizado:
Este é por enquanto o resultado do alporque:
Po favor me ajudem nas sugestões e opiniões para projeto de um futuro bonsai.
Tenho algumas dúvidas:
1ºEle está em um escorredor de arroz com areia pura e seu tronco tem a espessura maior que uma lata de refri, o escorredor é o suficiente ou troco de lugar?
2ºNão tirei o substrato do alporque ele está enterrado com a areia, tiro e desembolo as raízes ou deixo como está?
3ºQuanto a estilização de madeira no tronco no fícus fica legal?
Não reparem no vaso que fiz, é apenas um vaso de treinamento. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Maio 20, 2011 7:59 pm Assunto: |
|
|
Estas perguntas são para o alporque?
Eu não mexeria nas raízes por enquanto, mais para frente da para corrigir porque não devem estar tão grossas.
Um recipiente grande tipo bacia de plástica perfurada no fundo e laterais.
Madeira morta no ficus não é legal, a madeira apodrece fácil _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Maio 21, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Silas,
eu também não mexeria em nada agora. Deixe para "pentear" as raízes e fazer uma eventual distribuição mais radial, melhorando o nebari, quando fizer a troca de todo o substrato. É dois coelhos com uma cajadada só...
Acho que para o futuro este vaso de treinamento é o suficiente, já que a tua planta tem bom calibre de troncos. Só estará faltando construir a copa...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|