|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo SP

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 8:06 pm Assunto: Shimpaku 07 anos |
|
|
Olá pessoal, sou novo no forum e gostaria de algumas opniões nesse meu projeto.
Comprei um Shimpaku de 07 anos com um belo tronco sinuoso para o estilo Moyogi, porém os galhos não são bem localizados, e não seguem o movimento do tronco, dificultando uma estilização que acompanhe a sinuosidade central do classico moyogi.
Sugestões serão bem vindas.
Foto assim que comprei.
Foto após a primeira poda.
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Maio 18, 2011 12:28 am Assunto: |
|
|
Rodrigo..
toma cuidado.... juníperos em geral aceitam intervenções no meio ou final do inverno..... sua planta é muito linda pra vc perder ela de bobeira....
e pra mim parecer ter bem mais que 7 anos....
se alguem ai puder ajudar...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Rodrigo SP

|
Enviada: Qua Maio 18, 2011 11:31 pm Assunto: |
|
|
É, não vou mexer mais agora, só cortei alguns galhos para limpar e visualizar o tronco, mas a aramação e demais intervenções agendei para 2 de julho. Porém até lá preciso desenhar exatamente o que vou fazer.
Também achei que ele tinha mais de 7 anos devido ao tronco e a saude geral da planta, mas adiquiri esse pinheiro no Tatuapé Garden, e acho dificil eles terem errado na data. Você conhece bem lá néh Mc, os caras são bem organizados e feras em botânica, mas pode ter havido algum erro sim. "espero" rs. apesar que ele parece grande na foto porque eu não coloquei nenhuma referência pra se ter noção do real tamanho, mas não é tão grande.
Valeu! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 19, 2011 2:04 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, vc tem um bom material em mãos.
Algumas opções:
1. Os dois primeiros galhos grossos (esquerdo e direito) podem ser transformados em Jin. Um ou os dois.
2. A planta pode ser bem baixa, eliminando a maior parte do tronco
3. Pode ser de tamanho médio, transformando a ponta do tronco em Jin (Jin no topo se chama Jin ten)
4. Pode deixar nessa altura
5. Pode aramar fortemente o tronco e dar uma boa sinuosidade nele. O Shimpaku aguenta, só precisa protegê-lo com ráfia ou com borracha de câmara de bicicleta.
6. Pode pensar no estilo Kengai (cascata), Moyogi, shakan (inclinado)
Por aí afora.....................
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Maio 20, 2011 12:12 am Assunto: |
|
|
Rodrigo S escreveu: | É, não vou mexer mais agora, só cortei alguns galhos para limpar e visualizar o tronco, mas a aramação e demais intervenções agendei para 2 de julho. Porém até lá preciso desenhar exatamente o que vou fazer.
Também achei que ele tinha mais de 7 anos devido ao tronco e a saude geral da planta, mas adiquiri esse pinheiro no Tatuapé Garden, e acho dificil eles terem errado na data. Você conhece bem lá néh Mc, os caras são bem organizados e feras em botânica, mas pode ter havido algum erro sim. "espero" rs. apesar que ele parece grande na foto porque eu não coloquei nenhuma referência pra se ter noção do real tamanho, mas não é tão grande.
Valeu! |
Caramba Rodrigol... no tatuapé garden?
rs.. sempre que vou lá não acho nada de interessante... rs.. falta de sorte...
me desculpa a indelicadeza mas quanto pagou pelo shimpaku?
acho que vou visitar mais vezes lá...heheheh
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Rodrigo SP

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2011 12:13 pm Assunto: |
|
|
Cara, fiquei indeciso entre dois shimpakus de 07 anos muito parecidos, acabei trazendo esse, mas da ultima vez que fui lá (uma semana atrás) o outro ainda estava lá.
Paguei 69 reais.
Há também acer kaede pelo mesmo preço.
Eles não ficam na sessão de bonsais, eles ficam no estacionamento de carros, do lado dos carrinhos de supermercado, próximos da entrada, encostados na parede.
Se vc for hj lá, provavelmente ainda encontrará os Shimpakus de 07 anos, tem tb de 09 e 12 anos, mas não lembro o preço, acredito que mais de 100 reais.
Abs |
|
|
 |
Rodrigo SP

|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 10:47 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Rodrigo, vc tem um bom material em mãos.
Algumas opções:
1. Os dois primeiros galhos grossos (esquerdo e direito) podem ser transformados em Jin. Um ou os dois.
2. A planta pode ser bem baixa, eliminando a maior parte do tronco
3. Pode ser de tamanho médio, transformando a ponta do tronco em Jin (Jin no topo se chama Jin ten)
4. Pode deixar nessa altura
5. Pode aramar fortemente o tronco e dar uma boa sinuosidade nele. O Shimpaku aguenta, só precisa protegê-lo com ráfia ou com borracha de câmara de bicicleta.
6. Pode pensar no estilo Kengai (cascata), Moyogi, shakan (inclinado)
Por aí afora.....................
abraço |
Obrigado pelas sugestões Helião, porém não pretendo baixar o tamanho da planta, meus bonsais são todos baixos e to afim de um maior, por isso quero aproveitar a sinuosidade natural desse tronco e deixá-lo nesse tamanho mesmo (não coloquei um objeto de referência ao lado, mas ele não é tão grande assim, postarei mais fotos em breve). Quero manter o estilo Moyogi mesmo, e com certeza farei o Jin ten e o Jin no tronco grosso inferior (o da esquerda), pois ele está atrapalhando a visualização da base na curvatura principal do tronco. Vou estiliza-la no inicio do Inverno e postarei as fotos.
Obrigado mais uma vez.
Abs |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|