|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Seg Dez 19, 2005 1:47 pm Assunto: Outro fim de semana de um _newbe (Serissa - 9 Fotos) |
|
|
Fim se semana, nada pra fazer, observo uma serissa que ganhei de presente do amigo Luiz Fernando (nickfury) há quase um ano... desde então recebeu somente poda de manutenção.. não sei há quanto tempo estava envasada (vasinho do Izumi )....
Andei observando e resolvi dar uma olhada nas condições das raízes (que têm um crescimento vigoroso nesta espécie)...
Ao forçar um pouco, a planta saiu facilmente do vaso, e precebi que as raízes já formam um "torrão"...
A planta retirada ...
Detalhes do torrão ...
Percebi ainda que ritmo de crescimento das raízes foi tão frenético que esatas "engoliram" a telinha de proteção do furo de drenagem!! ...
A planta depois do "tratamento" nas raízes ...
Detelhe das raízes ...
Uma pedra, pequena mas "jeitosinha" que há algum tempo estava ali, me observando rsrsrs ...
Proporção da pedra ...
Trabalho finalizado ...
"zoom" planta+rocha ...
Considerações:
- A idéia de colocar a planta junto com a pedra num vaso mais espaçoso se deve ao objetivo de dentro de alguns meses, quando as raízes estiverem mais desenvolvidas, coloca-los num vaso oval, tentando fazer com que a planta "abrace" um pouco a rocha;
- Dúvidas? Perguntas? Sugestões?
- O que acharam da planta? Gostaram da ideia?
Abraços!! |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Dez 19, 2005 3:46 pm Assunto: Re: Outro fim de semana de um _newbe (Serissa - 9 Fotos) |
|
|
Olá Amigo,
Gostei da ideia de ter colocado ela em um vaso maior, ira acelerar bem o desenvolvimento agora. Nao entendi a parte de que falou sobre ela abraçar a rossa. Ira tentar abraça-la lateralmente, ou colocando a planta sobre a rocha? T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 19, 2005 4:57 pm Assunto: |
|
|
a idéia a abraçar meio que ateralmente, sem "sentar" muito a planta sobre a rocha, mesmo porque a rocha é pequena...
Sobterrei parte dela e posicionei algumas das raízes em sua direção para tentar forçar o "abraço" rsrsr
Pelo fato do vaso ser mais profundo, creio que muitas raízes também descerão, e mais tarde também poderão ser direcionadas lateralmente... (eu acho.. rsrs ) |
|
|
 |
Matsu
Registrado: 30/10/05 Mensagens: 70 Localização: Vinhedo - São Paulo
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 7:48 am Assunto: |
|
|
Grossinho o tronco dela,legal mesmo. Na minha modéstia opinião eu tiraria algumas folhas para realssar mais os galhinhos.
Eu tenho uma serissa de 18 anos, postei ela nesta sessão onde eu passei suas raízes sobre uma rocha colocada ao lado dela .
Abração. _________________
Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna . |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 16, 2006 9:55 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Notícias de nossa serissa;
Essa aramação fiz esse fim de semana, a fim de limpar um pouco o visual.
Podei parte das folhas, baixei os dois galhos principais e ergui um futuro ápice (pena não dar pra ver tudo isso devido à qualidade das imagens )
Observando as serissas de um amigo, percebi que as folhas da minha estão excessivamente compridas...
Existe maneira de refuzi-las? (tipo desfolha, por exemplo)??
abraço a todos! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|