FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mudas morem
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 12:30 pm    Assunto: Mudas morem Responder com citação

pessoal a aproximadamente 2 meses comessei a falzer algumas mudar por estaquia, e algumas naquele metodo da lata q uma parte da ponta fica descascada e dentro da agua, ate ae tudo bem dentro de alguns dias elas brotam vigorosas e apos alguns dias +ou- uns 30 dias comessam a muchar, ja aconteceu com algumas mudas, 1 de goiaba, 1 de acerola, e agora esta acontecendo com 1 de romã e 1 de uma outra fruta aki q parece pinha (num sei direito o nome dela)

segue algumas imagens.

essa e delas antes, desculpa esta mal focada pq num tava acompanhando detalhes delas, mais da pra ver as 2 mudas vigorosa ali

essa e a tal fruta q num sei direito qual e.

essa e de romã

essa e de acerola q moreu, tava assim e foi ficando meio preta muchando, e moreu tudo.

acredito q não seja falta de agua, substrato e basicamente areia, com fundura de +ou- 7cm (fincadas as estacas), confiro elas todos os dias a tarde, elas estão de baixo de 1 pe de amora e faiz sombra bastate, sol somente apartir +ou- de umas 2h da tarde, estou preocupado pq tenho varias outras estakias de romã e acerola e todas estão brotando vigorosas tb e num quero perde-las, a primeira de acerola pode ter cido o sol, pois deixei ela tomar 1 quantia q acho meio d+ pra ela, porem quanto notei q tava querendo mucha eu removi pra sombra e ela num tomo mais nada de sol e mesmo assim continuo ate morer, minha agua e de poço sem cloro, adubo so usei enraizador a base de tiamina na dose q indicaram, porem usei no maximo umas 3 veses ate agora, e ja faiz uns 10 dias q num uso nelas. obs parece q afeta 1 galho por vez, nos 2 casos principalmente na de romã 1 galho ta bonito e o outro ja vem meio muxando e folhas inclinando pra baixo

aproveitando o post. comprei 1 adubo quimico, segundo eles o nome dele e 20-05-20 e ele veio num sacola transparente sei manual nem nada, agora num sei a proporção q devo usar e intervalos tb, me recomendaram 1 colher de chá em 1Lde agua, outro me falo de 1 colher de sopa em 10L. alguma idicação?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde Smart!
Fiz a uns 2 meses também uma de jabuticaba e estou tentando uma de acerola, vi em um site que a melhor é epoca é a primavera...
Neste mesmo site tem um descritivo da época em que estamos junto com algumas dicas expecíficas quanto a oq fazer com as espécies certas...
http://www.bonsaiclub.com.br/?pagina=outono
Lá vc ve q nesta época a estaquia é recomendada apenas para Jasmim e Ginko

Recebi a instrução a respeito da jabuticabeira que ela é dificil de conseguir... oq consegui foi ver ela perdendo o vigor com o passar deste tempo... até realmente não dar mais...

Quero até a primavera ler mais sobre estaquias para ver se realmente na epoca certa tenho mais sucesso em relação a estaquias...

vou acompanhar esta postagem para ver oq os experts falam.. =D

abraço e boa sorte aí!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Smart, o problema não foi como vc fez e sim as espécies que vc usou. Não sei Acerola porque não tenho experiência, mas Romã e Goiabeira não pegam de estaca tão facilmente. Brotam porque ainda há energia na estaca mas, depois como não enraizam, murcham e morrem.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

acerola tambem tentei mais sem sucesso ...
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 8:56 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Ola pessoal,tenho feito mudas de estacas com a famosa estufa pet e com substrato normal que coloco em minhas plantas e ate agora nao perdi nenhuma minha ultima experiencia esta sendo com uva,sei la derrepente ajuda.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

poxa, ae fiquei desanimado.. tenho 2 ali q ta tudo brotadim e no caso então e bem provavel q moram... no caso terei q aprender a fazer alporquia mais essa so tenho opção de amora e acerola o resto num tenho pq e no sitio e so vo la finais de semana, o estranho q como falei elas brotam lindas lindas e depois vai ficando muxa como se faltase agua e no final morem a unica q pego de boa foi a amora ate agora, tenho algumas mudas de jabuticaba tb mais depois q plantei elas deram 1 queimada em algumas folhas e nem sinal de melhora pior q elas e so o tal do caju, essa joça nace e crece aos montes la no sitio qualquer lugar q joga ele nace, eu planto e cuido aki e morre tudo plantei 3 mudas lindas com raiz e tudo, plantei de boa sem maxuca na sombra, agua de boa e 3 ja se foram e a ultima so tem 1 folha ja amarelando... mais blz

alguma ideia de oq eu posso fazer pra tentar melhorar essas percas?
nas ultimas mudas coloquei no recipiente q fica com agua 1 proporção de +ou- 30% de tiamina (tiamina diluixa nakela medida de 300mg/750ml) acho q isso ajudaria né?
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

ate ajuda mais nao para essas espécies.
jabuticaba, pitanga são bem complicadas de pegar por estaca...

Mais não desista procure outras espécies...
procura ai na fazenda em arvores ficus ou gameleiras ... aqui da muito nos bacuris...
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

André Antoniazzi, estas estufas de pet, vc as corta no meio e coloca o substrato mais a estaca e fecha totalmente? tem algum link q vc seguiu?

abraço!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

La onde ele mora nem tem a necessidade de estufa... so se eu estiver enganado mais la já é quente e umido...

Mais não custa nada tentar....
(Charles Darwin)

Meu Facebook
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2011 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

do andre e RS rio grande do sul né quente nada

ja eu so Rondonia calor de no minimo 35C maior frio q ja vi aki deu 18 graus.

quanto a estufa q ele falo eu uso um estilo tipo ae na foto, corto o litro, viro a ponta para baixo encaixo e passo a ponta da muda (ja descascada) para a parte de baixo ae coloco terra ate completar iniciando com pedriscos pro substrato não decer, obs tem q fazer 1 furo na parte de baixo para sair o excesso da agua buraco fica meio alto no rumo da ponta do litro q fico virada pra ficar tipo no maximo uns 2 dedos de agua no fundo.

essas duas ae são as duas q falei q faleceram a de goiaba e a mesma la de cima.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

SMART2 escreveu:
poxa, ae fiquei desanimado.. tenho 2 ali q ta tudo brotadim e no caso então e bem provavel q moram... no caso terei q aprender a fazer alporquia mais essa so tenho opção de amora e acerola o resto num tenho pq e no sitio e so vo la finais de semana, o estranho q como falei elas brotam lindas lindas e depois vai ficando muxa como se faltase agua e no final morem a unica q pego de boa foi a amora ate agora, tenho algumas mudas de jabuticaba tb mais depois q plantei elas deram 1 queimada em algumas folhas e nem sinal de melhora pior q elas e so o tal do caju, essa joça nace e crece aos montes la no sitio qualquer lugar q joga ele nace, eu planto e cuido aki e morre tudo plantei 3 mudas lindas com raiz e tudo, plantei de boa sem maxuca na sombra, agua de boa e 3 ja se foram e a ultima so tem 1 folha ja amarelando... mais blz

alguma ideia de oq eu posso fazer pra tentar melhorar essas percas?
nas ultimas mudas coloquei no recipiente q fica com agua 1 proporção de +ou- 30% de tiamina (tiamina diluixa nakela medida de 300mg/750ml) acho q isso ajudaria né?

Smart, como falei, são as espécies. Inclusive a Jabu que vc citou. Nem de estacas e nem adianta tentar alporquia.
Amoreira pega fácil, tanto estaquia como alporquia.

Antes de fazer qualquer estaca ou alporque investigue a espécie para não se frustrar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 2:20 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola pessoal,tenho feito mudas de estacas com a famosa estufa pet e com substrato normal que coloco em minhas plantas e ate agora nao perdi nenhuma minha ultima experiencia esta sendo com uva,sei la derrepente ajuda.
Abraços

André, quais espécies vc tem usado para estaquia?

abraço

Raphael slp

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

fala amigo smart2

com acerola tenho obtido sucesso ja fiz algumas e a maioria vinga......uso o esquema da estufa que o amigo citou....como aqui e muito quente eu deixo a meia sombra no começo tipo um mes e meio pegando apenas o sol da manha mas pegando luz indireta o dia todo e depois vou aumentando gradativamente a exposição vendo se as folhas irão murchar ou nao .....nao sei se e o jeito certo mas tem funcionado, ate de resedá que dizem ser difícil funcionou

boa sorte amigo....um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, como disse acima, de acerola não tenho experiência, até porque na minha região faz muito frio.
Quanto ao Resedá, quem te informou que é difícil fazer estacas, informou errado. Como você mesmo atesta, pega muito bem.

abraço

SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

Raphael slp escreveu:
fala amigo smart2

com acerola tenho obtido sucesso ja fiz algumas e a maioria vinga......uso o esquema da estufa que o amigo citou....como aqui e muito quente eu deixo a meia sombra no começo tipo um mes e meio pegando apenas o sol da manha mas pegando luz indireta o dia todo e depois vou aumentando gradativamente a exposição vendo se as folhas irão murchar ou nao .....nao sei se e o jeito certo mas tem funcionado, ate de resedá que dizem ser difícil funcionou

boa sorte amigo....um abraço

vc usa o mesmo metodo q eu? esse da garrafa per com o caule dentro da agua?
das minhas q moreram 2 era nesse metodo e as 2 q postei la em cima estão diretamente na areia, to preocupado pq tenho +3 acerola +4primavera e +3 romã, tudo com brotos em media de 1 a 5cm de tamanho e se num descobrir o motivo pode ser q perca todas elas, estou desconfiado q pode ser o Sol pq essas duas ae deve comessar a tomar sol +ou- as entre 2 e 3h da tarde oq estou achando meio cedo pra elas, num mudei de lugar pq elas brotaram nesse lugar e tavam indo bem então achei q a quantia de sol estava fazendo bem a elas, tipo se nasceu e chego onde tava tomando a mesma quantia de sol, num iria fazer mal agora.

pessoal e sobre o segundo ponto q sitei la sobre o adubo quimico 20-05-20 como devo proceder na adubação em geral medidas e tempo entre 1 e outra adubação?

+1 coisinha, Primavera (da vermelha) são boas pra pegar por estakia? 1 das minhas ta com uns 8 broto de uns 2cm kd mais num sei das raises
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: