|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafael4172
|
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 1:50 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde!
acredito que tenha que aguardar a chegada da primavera para fazer o transplante...
vamos ver oq os mais experientes falam...
vc poderia postar umas fotos do seu ipe... mesmo vc querendo saber algo, com a foto talvez alguns olhares as pessoas deem outras dicas...
abraços!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 2:38 pm Assunto: |
|
|
olá amigo rafael4172 colloca uma foto dela ai pra gente ver
fica melhor para dar sugestões |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 3:36 pm Assunto: Re: AJUDA COM IPE |
|
|
rafael4172 escreveu: | Tenho um ipê que esta com 3 a 4 anos de idade, 1.70 de altura, plantado no vaso com uma mistura de terra e humos.
Estou em duvida se faço uma poda drástica ou um transplante nessa época do ano. |
Rafael, nenhuma coisa nem outra.
Espere a primavera e daí pode podar radicalmente e transplantar, isso, porém, se o tronco já estiver na espessura que vc deseja, caso contrário, não pode a fim de que ele se desenvolva mais.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
rafael4172
|
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 6:26 pm Assunto: |
|
|
é melhor colocar as fotos aqui no forum para facilitar para todos ver !
dei uma mãozinha com as fotos ! |
|
|
 |
rafael4172
|
Enviada: Qua Maio 18, 2011 12:17 am Assunto: |
|
|
obrigado pela a ajuda com as fotos ADN |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qui Maio 19, 2011 1:40 pm Assunto: |
|
|
é, espera pela primavera, reenvasa e faz uma poda bem embaixo (eu axo)
espera o pessoal mais experiente opinar melhor! hehehe
tenta fazer um alporque nela ao invés de só cortar, as vezes vc consegue mais um bom material, ou vários!  _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
rafael4172
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 3:12 am Assunto: |
|
|
[quote="Rafael Pontes"]é, espera pela primavera, reenvasa e faz uma poda bem embaixo (eu axo)
espera o pessoal mais experiente opinar melhor! hehehe
tenta fazer um alporque nela ao invés de só cortar, as vezes vc consegue mais um bom material, ou vários! [/qu
bom pessoal
vou espera a primavera para trabalhar com esse Ipe, pretendo faze uma
alporquia na base dele e mais uma, um pouco mais pra cima, dois alporque no mesmo tronco (obs: não sei se da certo) alguem ja feis, deu certo
tenho duvidas se posso faze o transplante e alporque na mesma época (primavera) ou então faze o alporque agora e o transplante na primavera.
oque vcs acham
obrigado pelas dicas acima
rafael4172
-------------------------------------------------------------------------------------
"Desistir quando confrontado pelas forças sombrias que lhe desafiam na vida simplesmente não é uma opção."
rafael4172 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 10:38 am Assunto: |
|
|
Chará, não tenho certeza mas já vi o pessoal fazer mais de um alporque na mesma árvore, mas em troncos diferentes...
Aconselho a fazer o transplante e o alporque mais em cima. Depois de retirado esse faz o de baixo.
Ou então faz o contrário. Transplanta, e faz o alporque em baixo. Daí vc ja vai ter a a planta base pra trabalhar e a de cima vc deixa recuperar e na próxima primavera, quando ela ja estiver em condições de um alporque "pica" ela de novo. Em 2 anos vc vai ter 3 Ipês!
Acho que é isso aí!
abração!!!
PS: não sei se o ipê aceita bem alporque, mas imagino que sim!  _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
rafael4172
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 2:12 pm Assunto: |
|
|
Rafael Pontes escreveu: | Chará, não tenho certeza mas já vi o pessoal fazer mais de um alporque na mesma árvore, mas em troncos diferentes...
Aconselho a fazer o transplante e o alporque mais em cima. Depois de retirado esse faz o de baixo.
Ou então faz o contrário. Transplanta, e faz o alporque em baixo. Daí vc ja vai ter a a planta base pra trabalhar e a de cima vc deixa recuperar e na próxima primavera, quando ela ja estiver em condições de um alporque "pica" ela de novo. Em 2 anos vc vai ter 3 Ipês!
Acho que é isso aí!
abração!!!
PS: não sei se o ipê aceita bem alporque, mas imagino que sim!  |
ok Chará
valeu pelas dicas...
abrasss!
------------------------------------------------------------------------------------- |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 7:18 pm Assunto: |
|
|
Rafael, não dá pra fazer tudo junto, não!
2 alporques no mesmo tronco, sem galhos com folhas entre os dois alporques, o de baixo não vinga pois não recebe seiva elaborada.
A ordem das coisas, em Ipê é essa:
1. No final da primavera, com as novas folhas já maduras, faça o alporque.
2. Se no começo do outono estiver com raízes maduras (marrons), pode sacar o alporque.
3. Deverão brotar novas folhas, na parte debaixo do alporque, ainda nesse outono (2012)
4. No final do inverno, faça o transplante da parte de baixo
5. No final da primavera, pode transplantar o alporque pq as raízes já terão se desenvolvido, isso se for necessário transplantar, sendo que o melhor é só deixar para 2013.
Paciência é um do melhores remédios para nossas plantas não morrerem.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
rafael4172
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 10:50 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Rafael, não dá pra fazer tudo junto, não!
2 alporques no mesmo tronco, sem galhos com folhas entre os dois alporques, o de baixo não vinga pois não recebe seiva elaborada.
A ordem das coisas, em Ipê é essa:
1. No final da primavera, com as novas folhas já maduras, faça o alporque.
2. Se no começo do outono estiver com raízes maduras (marrons), pode sacar o alporque.
3. Deverão brotar novas folhas, na parte debaixo do alporque, ainda nesse outono (2012)
4. No final do inverno, faça o transplante da parte de baixo
5. No final da primavera, pode transplantar o alporque pq as raízes já terão se desenvolvido, isso se for necessário transplantar, sendo que o melhor é só deixar para 2013.
Paciência é um do melhores remédios para nossas plantas não morrerem.
abraço |
Ta certo Elio vo seguir o que vc disse, obrigado mais uma vez a tdos pela ajuda....
creio eu que a PACIÊNCIA é o primeiro aprendizado na arte do bonsai
TA VALENDO A AJUDA PESSOAL
ABRAÇO
rafael4172
-------------------------------------------------------------------------------------
"Desistir quando confrontado pelas forças sombrias que lhe desafiam na vida simplesmente não é uma opção." |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 10:34 am Assunto: |
|
|
Po Elio valeu a correção, eu axei que poderia fazer pq já vi aqui no fórum algém fazendo, mas não no mesmo galho.
Quanto ao transplante realmente não dá pra fazer ju7nto do alporque né...
valeu!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 2:28 pm Assunto: |
|
|
Rafael Pontes escreveu: | Po Elio valeu a correção, eu axei que poderia fazer pq já vi aqui no fórum algém fazendo, mas não no mesmo galho.
Quanto ao transplante realmente não dá pra fazer ju7nto do alporque né...
valeu!!! |
Hehehehehe.........................todos nós aprendemos diariamente, quando nos dispomos a aprender.
Os "birrentos" é que perdem..!!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|