FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Redução de pinheiro.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lula Alves

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 9:43 pm    Assunto: Redução de pinheiro. Responder com citação

Ai gelera, como vão?!
Estou precisando de uma ajuda.Tem +ou- 2 anos que cultivo bonsai e já tenho muitas plantas, algumas mudas de sementes que germinei, outras já pre-bonsai pois comprei em floras as plantas e reduzi, incluzive um buxinho de 17 anos, um ficus de 6 anos, entre outros.
Mas ai vem a questão: Comprei um pinheiro que tem quase 2 metros de altura e na base uns 5 cm de diametro. Ele tem folhas somente no topo, e está plantado em um balde de 20 litros, porém com terra pela metade.

Para fazer redução de raiz acho que não terei problema, porém não tenho conhecimento sobrei como fazer a redução do tronco!
Se eu reduzi-lo completamente será que ele brota novamente?
Alguem tem experiência nisto?
Pensei em fazer enxertia, para que na redução ele não fique sem folhagem abaixo de onde pretendo cortar. O que acham que deve fazer?
E qual a menhor epoca para reduzir ou fazer a enxertia.

Obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo,

Se você cortar o tronco perto da base na intenção de diminuí-lo e não manter massa verde vai matar a árvore. Pinheiro, até onde sei, não brota como outras espécies.

Não tem como postar uma foto para a gente ver? às vezes vale ponderar se a planta que tem em mãos é viável para transformar em bonsai. Pelo que está dizendo, talvez a enxertia seja opção, mas creio que vai deixar suas marcas. Senão, planta-a no chão, deixa crescer e procura um pré-bonsai com brotações mais baixas para trabalhar! Very Happy

Vamos ouvir as opiniões dos mais experientes.

Abraços

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: