|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 12:42 pm Assunto: Ulmos - o que fazer? |
|
|
Olá colegas foristas, boa tarde.
Seguem fotos da última desfolha feita no meu pré de ulmos. Esta planta está comigo a um bom tempo, e com ela aprendi, errei e muito... , deixei aramada por tempo demais e acabei marcando o tronco e algumas ramificações....mas foi uma das poucas (creio que apenas 04) plantas que sobreviveram aos meus "cuidados" de iniciante antes de conhecer o fórum e poder contar com a opinião e ajuda dos colegas. Pensei no estilo Moyogi, quando comecei a "estilizar" a planta. Mas sei que preciso de galhos onde ainda não tenho, e que os mesmos virão futuramente provenientes de estimulação (adubação, desfolha, TUDO FEITO NAS ÉPOCAS CORRETAS), e tem alguns galhos precisando sair, creio eu. O "nebari" dela não é nada de mais, mas sei que futuramente isto pode ser corrigido como já vi no fórum. Gostaria de saber a opinião real dos amigos, para que possamos realmente estilizar tal planta dentro do estilo pretendido, ou de alguma outra forma que eu não tenha pensado.
Sem mais, seguem as fotos!!!
Do amigo Ricardo.
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADx1shBbtJ8Wbfs2NS9nd5UxRXO738xim4jJViGucv47rodbZ66a1Z4pYDkUJsiMqAl6dGdazNdU-Y2OVt54WmIAm1T1UJfb_2zyBdwFwBYJz-5AT-X2A-6u.jpg[img]
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABXaNVIbeadKr3nqRrv5RVZ9KgAngWXAs1KmyCwK4Ak9LslYC6zPjcF_FL854NvndvaU0UVwT52JdyWuJKgy-bcAm1T1UOgECMbIe0PX-rsKNYScjg-aprgj.jpg[img]
Vaso que me foi ofertado pelo Sr. Luiz da Bonsa House, no qual coloquei a planta ano passado. Alguém sabe que vaso é?
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAG9smRtOlhfZVxSof7GdtSsAipqBd_-dTlHWihQwbd-SaIYkCO28FMru9GS5n_JZ4N1nm5YF4Dd9uwys815YFVQAm1T1UKqsksXidmXYMrRx9u_8OXBfL9C2.jpg[img]
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOndBtYzpNzMAQnicyCM2yHYJ2JtQ9pn9cg95SkyUgiOCbWUDzc4t5VAqjC0ugq_TYAa8tgIMrzrLp97iWGooygAm1T1ULsoJdqNCDxkL5s34CzpyP3_9uOO.jpg[img]
Vista de cima
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPS5pp4CmEwG6tiuu6UYYSLFbCa3DefJq0a8212oyBlWPuqUDpFFUB99kAUFi4NFUsGZRx9kmchoOOB1MMVVThYAm1T1UAvxQoXFRmfIzA-k-vc6UQxF0Q3E.jpg[img]
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKvAl4HPxL1BpoCJBVqIHs-mMu0rC6jSFw3H_fngUDeg0gTaGe1KHOLDc6fOCb_mhR_48O-za0Jy2LrrGrModjQAm1T1UNY0TSxXhdPhfXY2Ags6HNDCp6Wm.jpg[img]
Abraços![/img] |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 12:43 pm Assunto: |
|
|
Não sei o que aconteceu...mas várias fotos não estão aparecendo!!!!
Ajudem colegas!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 12:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo,
Agora é época de esperar mesmo, pois as plantas entram em dormência e o Ulmus pela pouca experiência que tenho, costuma por si só perder parte da folhagem nesta época. Qto a marcar os galhos, o Ulmus tem esse problema, marca muito fácil e onde marca cria um caroço que fica mt feio.
Acho que p/ o estilo pretendido a condução anda bem. Cm vc mencionou faltam galhos principalmente na parte de trás p/ dar profundidade, porém qualquer folhinha que aparecer no tronco ( e isso acontece c/ certa facilidade) pode virar um novo galho, portanto fique atento a isso e qdo aparecer tome cuidado, pois quebram o pecíolo com facilidade.
Para um desenvolvimento melhor eu colocaria em um escorredor e mamadeira, pois é uma planta de desenvolvimento (engrossamento) lento, ainda mais em um vaso de bonsai. Porém aguarde mais opiniões de outros colegas mais experientes. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 1:19 pm Assunto: |
|
|
Vista superior com fundo branco
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 6:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, seu ulmus está bonito, e caminhando bem. As aramações estão corretas, com os galhos posicionados, com leve movimento sinuoso harmonizando com o tronco. Entrantanto, é preciso não descuidar do aspecto triangular, ou conico, como se costuma dizer tambem, em que os galhos são mais compridos inicialmente e vão reduzindo até o ápice. No caso de sua planta, todos os galhos parecem ter o mesmo comprimento.
Essa caracteristica não depõe apenas contra a visualização ou estética, mas tambem implica que se os galhos superiores têm o mesmo comprimento que os inferiores, eles continuarão a engrossar, de maneira que em pouco tempo isso se tornará um grave problema, cujo deslinde implica, quase sempre, em sacrificio. Para corrigir agora, que é o momento certo, vc terá então que cortar os galhos superiores, deixando-os mais curtos, com no máximo um ou dois dedos apenas (lateral do dedo). Pode parecer conflitante, mas isso permite dois pontos: um, que os galhos iniciais continuem a crescer, alongando-se e engrossando na base, que é o foco principal. Dois: os galhos superiores, reduzidos, ficarão com seu engrossamento temporariamente retido, contribuindo visualmente para uma estética mais correta no futuro.
Quando os galhos inferiores atingirem a grossura que vc julgar ideal, então será a hora de cortar, reduzindo seu comprimento à metade, ao mesmo tempo que em irá estimular o crescimento dos galhos superiores, só que buscando sua ramificação lateral, abrindo-os como um leque. Não precisa seguir estritamente e fazer os cortes nas linhas que marquei, mas é mais ou menos assim:
O vaso em que vc plantou é um pouco grande demais para a planta, mas isso é bom, pois permite que ainda ocorra um engrossamento no tronco, melhorando significativamente a planta no futuro. O substrato parece ser bem drenante, então importante não descuidar da rega e fornecer uma boa alimentação, via aporte de adubo, para fortalecer a planta e mante-la sempre saudável, em forma. Um bom complemento nutricional pode ser obtido com o aporte regular de um adubo organico somado a outro, liquido. Um que eu uso e considero excepcionalmente bom, pois visa as raízes, é o FOSWAY, da empresa Tecnutri. Pesquise no google e verifique a disponibilidade dele em sua cidade.
É um produto inodoro e incolor, mas altamente potente. Mais indicado para floriferas e frutiferas, pode ser usado igualmente em outras plantas, como ulmus, pinheiro e junipero, melhorando bastante a planta, em termos de cultivo, proporcionando um bom aumento e fortalecimento do sistema radicular (graças ao fosfóro, principalmente). Um abraço e boa sorte com o cultivo do seu ulmus. Não deixe de postar, nesse mesmo tópico, imagens futuras dele, para acompanharmos. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 12:11 pm Assunto: |
|
|
Mais uma vez muito obrigo amigo Nickyfury, por me ajudar e me indicar um bom caminho para a planta!
Assim que fizer as intervenções posto fotos!
Gostaria de saber se preciso fazer isto agora, ou se posso aguardar o fim do inverno e início da primavera, para desfolhar, tirar os arames que se vê nas fotos, fazer as podas indicadas para triangulação da planta, e já fazer a aramagem ou se devo fazer exatamente agora?
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 8:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, melhor aguardar, para não estressar a planta, de forma que possa fazer as intervenções quando ela estiver plenamente recuperada e saudável.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 12:51 pm Assunto: |
|
|
Aguardaremos então amigo Nickfury!
Na época correta (final do inverno e início da primavera) farei as intervenções e posteriormente coloco fotos para os colegas opinarem e me ajudarem!
Abraço!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|