Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 11:42 pm Assunto: Portulacária - [Gerson] |
|
|
Olá amigos,
esta Portulacaria - Portulacaria afra - ganhei de presente do amigo Gerson Araldi de Palotina-PR por ocasião de uma visita que lhe fizemos, eu e meus filhos Pedro Henrique e Marco Antonio. Não obstante o valor intrínseco da amizade que ela representa, a considero uma plantinha bem simpática...
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 11:44 pm Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 11:44 pm Assunto: |
|
|
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
Apesar de não ser comum se usar arame em exemplares desta espécie, estou tentando dar uma impressão de FUKINAGASHI (Varrido pelo vento)
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
|
|
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
|
|
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 11:46 pm Assunto: |
|
|
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
|
|
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
|
|
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 12:16 pm Assunto: |
|
|
E ae Edson!Blz!?
Bem bacana sua planta.
E vai a dica pra quem não tem tempo de cuidar de uma plantinha, está espécie suporta bem a falta de água e nutrientes.Não dá trabalho nenhum ter uma dessas, por tanto sem desculpas pras pessoas que querem ter um bonsai, mas acham que não tem tempo de cuidar. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 9:01 pm Assunto: |
|
|
Marco e Edson,
Sem desculpas mesmo, pois pega que é uma beleza.
Cada galho da poda, e plantado, é uma nova planta.
Será que com a desfolha consegue-se diminuir o tamanho das folhas?
Tenho algumas mudas, e estou pensando em montar uma floresta.
Apezar de não ser muito apreciada e indicada para bonsai.
Um abraço! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 5:55 pm Assunto: |
|
|
Edson, gostei de sua portulacária. Tenho diversas também. E há poucos dias encontrei num lixo na beira da calçada um galho que foi cortado de uma árvore enorme e jogado fora. ele tinha quase 1 metro e meio de comprimento e a parte mais grossa é da grossura do meu pulso. Imagina, dali sairam centenas de mudas, tanto que foram plantadas todas num canteiro pois não haveria vaso suficiente disponível e preparar tanta terra também daria muito serviço.
Acho que sua portulacária está muito bem encaminhada. Eu particulamente não acho que fica interessante o Fukinagashi nesta espécie. Quanto ao uso de arames, ao contrário do que alguns pensam, podemos usar nela à vontade. O segredo par compactação da folhagem é o metsumi, mas forma um pouco diferente do normal. Deixa os brotos colocarem 3 pares de folhas e daí corta dois pares e deixa apenas um par. A compactação aocntece rapidamente. Muito sol, pouca água.
Mas quanto ao seu projeto de estilo, fica a seu critério. Digo que não acho legal, porque os galhos a gente consegue colocar no estilo varrido, mas as folhas sempre ficam "espetadas" para cima e para baixo, quando o galho é colocado na horizontal... sei lá....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 10:05 pm Assunto: |
|
|
Edson maravilhosa sua planta, achei show de bola. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
|