FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas Manacá da serra (Tibouchina mutabilis) e Azalea -RPP
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 38
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2011 1:38 pm    Assunto: Dúvidas Manacá da serra (Tibouchina mutabilis) e Azalea -RPP Responder com citação

Olá amigos! Aqui em minha cidade tem uma mini feira de plantas todo ano e esse ano eu queria comprar algumas mudas que eu vi, mas tenho algumas duvidas a esclarecer antes de tudo.

Uma das que estou "namorando" é a Azalea, que como bonsai fica espetacular. Lá elas são vendidas em vasinhos com 2 a 3 mudinhas (cheias de flores).
Minha duvida é que tipo de substrato tenho que preparar para um reenvase (escorredor) depois de adiquirido o vasinho. Tenho que preparar algo extra pra corrigir a acidez do solo ou posso usar substrato comum???


A outra duvida é com relação ao Manacá da Serra. Vejo muitas árvores dessa espécie aqui na minha cidade e é uma planta bonita, com folhas médias e flores com tons de rosa e branco. Aí vai um texto que encontrei:

Nome Científico: Tibouchina mutabilis
Nome Popular: Manacá-da-serra, Manacá-da-serra-anão, Cuipeúna, Jacatirão
Família: Melastomataceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.

O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão. Esta variedade, conhecida como 'Nana', alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.

O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques. A variedade 'Nana' (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo.

Autor: Raquel Patro
http://www.jardineiro.net/br/banco/tibouchina_mutabilis.php


Os vasos que tem pra vender na feira já são de porte médio com cerca de 1,5m. Eu queria comprar uma dessas e a partir de alporques e estacas conseguir aí uns 4 ou 5 materiais de trabalho futuro, aproveitando essa próxima primavera pra fazesr os alporques nos galhos dela.

Aí vai uma foto da internet:


Os vasos a venda na feira estão por volta de 30 reais... axo que seria um bom investiemnto! Very Happy
O que acham???

abraço!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 65
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2011 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, o Manacá da Serra não é muito indicado para bonsai. Se esquema de brotação, com entrenós longos e brotação muito "louca" dificulta a estilização. Os galhos são secos, prejudicando aramação. Além disso, o mais grave: esta planta não é perene, tendo um ciclo de vida relativamente curto, em se pensando em bonsai. Não vejo muito futuro em ficar trabalhando uma planta durante anos, com toda a dificuldade que a espécie oferece, e quando estiver, digamos pronta, vai durar apenas alguns anos e morrer pois o seu ciclo de vida acabou.
Quanto as azaléias, sempre são ótimas opções para bonsai. Verifique a grossura dos troncos sempre imaginando que você deverá engrossar o tronco o que levará algum tempo.

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 38
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2011 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Ah entendi Elio! Vou dar uma olhada nas Azaleas então!
O ruim que as que tem lá o tronco é no máximo da grossura de uma caneta +ou-... Demoraria pra engrossar, mas vale a pena a espera, Azaleas são muito bonitas!

Quanto ao solo pode ser substrato comum? (70% pedriscos 30% terra)?
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 33
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2011 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo acho que posso te ajudar um pouco:

Azaléia

Família: Ericáceas
Origem: China e Japão
Porte: Atinge até 2 m. de altura
Floração: inverno e início da primavera
Propagação: estacas de galho
Luminosidade: sol pleno/meia-sombra
Regas: Regulares, sempre que o solo estiver seco
A azaléia, um arbusto da família das Ericáceas, tornou-se muito popular e hoje pode ser encontrada formando cercas-vivas, compondo maciços em jardins, alegrando corredores e entradas mesmo plantada em um vaso. Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas encontra-se em repouso. Outro segredo é que a azaléia é uma planta relativamente rústica e resistente: suporta com bravura certas condições bem adversas e, por isso, é muito usada em jardins e praças públicas, dando um toque de “vida” até mesmo nos canteiros das grandes avenidas de cidades como São Paulo, tão castigada do ponto de vista ecológico-paisagístico.
A variedade mais popular no Brasil é a Rhododendron indicum, que originalmente produz flores roxas, rosas e brancas, mas graças à intervenção humana, pode ser encontrada em inúmeras matizes chegando até ao vermelho brilhante.
Solo: Por ser um arbusto rústico, a azaléia adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para produza uma florada exuberante, o ideal é cultivá-la usando a seguinte mistura de solo:
• 2 partes de terra comum de jardim
• 1 parte de areia
• 1 parte de composto orgânico
Luminosidade e regas: As azaléias não florescem dentro de casa e precisam de luz solar plena para crescerem bem. Para mantê-las em áreas internas, deixe as plantas fora de casa até que as flores se abram, aí então podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem em um local bem claro, próximo à janela. O cultivo pode ser feito à meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de água nas regas: o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.
Adubação: Floradas pouco exuberantes ou brotos que não crescem é sinal que falta nutrientes para a azaléia. Adube uma vez por mês com a seguinte mistura:
• 1 parte de farinha de ossos
• 1 parte de torta de mamona
Se for utilizar fertilizante químico, dê preferência para aqueles ricos em fósforo (o P da fórmula NPK). Ou seja, escolha um NPK onde o P seja maior que o N e o K. Ex: um NPK de fórmula 4-12-4.
Podas: Depois da floração, a poda é uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma próxima florada bem exuberante. Aproveite para fazer uma boa limpeza na planta, retirando as flores murchas e as folhas amarelas. Assim que terminar a floração das azaléias, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que você quiser. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano.
Controlando problemas
Galhas – folhas e pétalas atacadas tornam-se espessas e deformadas apresentando, às vezes, manchas esbranquiçadas. As extremidades dos ramos também podem manifestar o problema, tornando-se “esgalhadas”. Controle: Elimine as partes afetadas e utilize um fungicida do tipo Calda Bordalesa.
Oídio – A planta apresenta manchas esbranquiçadas na frente e verso das folhas e até no cálice da flor. Com o tempo, as folhas apresentam coloração cinza escuro e começam a cair prematuramente. Controle: Reduza a quantidade de água nas regas, isole as plantas atacadas ou suspeitas e faça pulverizações com fungicida em casos mais severos.
Seca de ponteiros – Apresenta-se na forma de uma podridão marrom escura, que se inicia na ponta do ramo e se espalha para baixo, atingindo a haste principal. Pode provocar até a morte da planta. Controle: Faça a poda dos ponteiros atacados e proteja o corte com uma pasta à base de oxicloreto de cobre.
Clorose – Toda a folhagem pode tornar-se amarela. Controle: Normalmente, o problema surge por deficiência nutricional. Deve-se observar a adubação correta, verificando se há carência dos nutrientes.
Ferrugem – Manchas semelhantes à ferrugem nas folhas acusam a presença de fungos. Controle: Aplique Calda Bordalesa

Fonte: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16895&sid=fc95b015369efd7227ca6f96412b6c2b
_________________
A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 38
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2011 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Pedro! Depois posto fotos das mudas que eu adiquirir!
abraço!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil