|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Maio 29, 2011 7:55 pm Assunto: Guajuvira (Patagonula americana) 8 anos |
|
|
Olá a todos!
Estou postando aqui as fotos de uma de minhas guajuviras; essa planta foi coletada na natureza em 2003 e após alguns anos atirada comecei a trabalha-lá.
As fotos a seguir são de como ela está atualmente, acabei de aramá-la agora a pouco.
A ponteira ainda está alta demais mas pretendo deixar desenvolver aquele que há em sua base antes de removê-la.
Também quero desenvolver o terceiro galho que está curto.
Vista do lado esquerdo.
Vista da traseira.
Vista do lado direito.
Quanto ao negari acho que a solução será através de alporque ou torniquete.
Qual seria a melhor técnica nesse caso?
Aguardo as opiniões dos amigos foristas...Obrigado! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcio, gostei de sua guajuvira. Bem interessante o trabalho incial de formação dos galhos da estrutura.
Olhando a segunda foto nota-se claramente qua precisa ter mais galhos para o fundo, não apenas no primeiro volume de galhos como aparece aí. Note que fica um espaço completamente vazio. Bom que a guajuvira é de fácil aramação, podendo inclusive usar o recurso de otrcer levemten o tronco na parte de cima a fim de melhor posicionar galhos neste local.
Apesar de ser interessante que a planta se incline levemente para a frente no último terço, noto que isso se inicia muito cedo e de forma demasiadamente acentuada. Problema esse que pode ser corrigido com aramação e em último caso com um leve mudança no ângulo de plantio no futuro. No mais, parabéns pela planta até aqui.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio
Eu também acho um pouco demasiada a inclinação dela para a frente, (se olhar bem existe uma cicatriz na altura do primeiro galho), acontece que o que hoje é tronco acima desse galho antigamente estava quase horizontal em relação ao solo, mas aos poucos vou tentando levantar.
Problema esse que ainda deixa quase todas as folhas, voltadas para a trazeira da planta.
E a falta de galhos na parte posterior também me encomoda um pouco mas ainda bem que a Gaujuvira brota bastante e torço por galhos nesses locais.
Um abraço! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Maio 31, 2011 5:16 pm Assunto: |
|
|
Entendo Marcio, de fato ela brota com facilidade, especialmente se fizer uma poda severa nos galhos. Isso poderia ser feito agora no início da primavera, podando os galhos de cima. Outra coisa pode deixar ela inclinada assim e virar este lado sem galhos sempre para o lado do sol, normalmente ela brotaria ali. Em última opção o que sugeri, fazer uma torção da parte superior do tronco, levando galhos para traz.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|