|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RelveMarcos

Registrado: 31/05/11 Idade: 40 Mensagens: 12 Localização: Gonçalves Dias-MA
|
Enviada: Ter Maio 31, 2011 8:47 pm Assunto: Mudas de oliveira: Como transformar mudas em bonsais |
|
|
Bonsais sempre me chamaram atenção, cultivo atualmente algumas espécies nativas, entre elas está jatobá, aroeira, pitanga e romã, além de outra espécie da família da pitanga, só que creio ser nativa, não sei o nome cientifico.
Bem, mas as oliveiras sempre me chamaram a atenção, principalmente alguns bonsais desta espécie que vi em fotos na Grécia, são muito bonitos.
Tenho essas três mudas de oliveira (Olea europaea), consegui que elas nascessem na geladeira, essas mudas tem em torno de dez meses, e estão bem crescidas, ainda não fiz qualquer alteração nas mudas.
Peço ajuda dos amigos mais experientes para me ajudar a transformar essas espécies em bonsais, como elas deram um trabalhão pra nascerem tenho medo de fazer algo errado e chegar até mesmo matar a planta. Por isso peço ajuda e conselho dos amigos para que o trabalho fique a contento.
Meu sobrinho de cinco anos, menor que a muda mais avantajada.
Peço conselhos, criticas construtivas, ouvirei com atenção todas as sugestões, de já agradeço a todos.
P.S.: Peço desculpas pelo tamanho das fotos, não sei como reduzir-las.  _________________ Despreza as estradas largas, segue os carreiros. Pitágoras
Editado pela última vez por RelveMarcos em Qua Jun 01, 2011 8:28 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 31, 2011 8:51 pm Assunto: |
|
|
Também não sei reduzir suas fotos.
Seria mais interessante apresentá-las em tamanho menor para podermos visualizar adequadamente.
Vou aguardar os expert´s diminuirem. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 8:10 am Assunto: |
|
|
Dando uma força:
At. |
|
|
 |
RelveMarcos

|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 8:31 am Assunto: |
|
|
Obrigado Angela e João Paulo pela ajuda com as fotos.
Vamos minha gente, mas e a planta, como trabalhar ela? Espero sugestões... _________________ Despreza as estradas largas, segue os carreiros. Pitágoras |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 9:04 am Assunto: |
|
|
Bom dia!
Acredito que seria necessário trocar para uma bacia maior e poda drástica, só não sei a época certa para esta sua espécie... depois disso seria esperar uns bons anos... mas sou mto principiante, vamos ver os mais experientes falarem =D
abraços!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
RelveMarcos

|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 10:17 am Assunto: |
|
|
recebi um email perguntando sobre o enraizamento, tentei responder pelo email que aparecia na mensagem, mas deu erro no envio, então vou responder por aqui mesmo...
Resposta ao Emerson:
Olá Emerson...
Não uso nenhum tipo de fertilizante ou produto para enraizar.
Como disse essas três mudas nasceram de sementes, ficaram mais de 50 dias na geladeira sobre algodão úmido.
Quanto as raízes, a grande quantidade que tem creio que se deva ao substrato, que é humos de palmeira, algo be regional, mas ele é bastante rico em matéria organica, e é bastante poroso tenho dois ganhos aí, já que a oliveira não gosta de água em excesso e as raízes precisam de oxigênio...
Não ajudei muito, mas estou as ordens
Abraço fraternal _________________ Despreza as estradas largas, segue os carreiros. Pitágoras |
|
|
 |
Maxwel de Lima

Registrado: 01/02/11 Mensagens: 90 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 6:52 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelas plantas...
botaria elas no chão, para crescer livre depois de alguns anos faça a coleta, colocando em uma bacia.
eu acho o desenvolvimento mais rápido asssim. _________________ Aquele que tiver paciência terá o que deseja.
Benjamim Franklin |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 9:17 pm Assunto: |
|
|
Se minha fosse............
colocaria numa bacia e deixava ela crescer livremente e engrossar......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 7:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Relve, sem duvida nenhuma a melhor resposta ao seu questionamento é a que postou o colega Maxwell: chão. Plantar sua mudas no solo irá estimular seu desenvolvimento, melhor que qualquer escorredor ou bacia plastica. Isso por que no chão toda e qualquer planta sempre irá crescer e engrossar o tronco muito mais rapidamente. Entretanto, o nobre colega não deve esperar "milagres", pois é certo que transcorrerão bem alguns anos antes que possa ter algo mais palpavel com que formar um bonsai.
Minha sugestão é que mantenha as mudas nos recipientes atuais, enterrando-os parcialmente, digamos aí o primeiro terço enterrado, de forma a permitir que as raizes possam sair pelos orificios no fundo e buscar desenvolvimento do sistema radicular no solo abaixo delas. Para facilitar a vida e o cultivo, faça um buraco de uns 50x50, contendo uns 20cm de caco de telha no fundo, bem como uns 10cm de areia logo acima desse material, depositando então o recipiente e cobrindo com mais areia. A areia é melhor que terra, para o desenvolvimento inicial das finas raizes capilares, que irão proporcionar o crescimento e engrossamento do tronco, enquanto buscam atingir a camada de terra à sua volta, fora do limite dos 50cm, enquanto aumentam sua quantidade.
Não deposite material organico no buraco, nem qualquer tipo de adubo, seja de origem animal (esterco) ou quimico. A adubação deverá ocorrer somente depois que observar que a planta começa a melhorar sua estrutura aera, o que pode ser percebido pela emissão de galhos laterais. Aí sim, será a hora e a vez de contribuir, adubando com matéria organica. Lembrando que a areia retem mais umidade que a terra, então cuide da rega, adequando-a a essa contigencia, para evitar encharcamento.
Uma boa opção talvez seja plantas as tres mudas juntas, para que fundam os troncos, tornando-se uma só arvore no decorrer do cultivo. Não espere ter um tronco robusto com que trabalhar antes de transcorridos pelos menos 10 anos. Esse o tempo minimo necessário para que o tronco (ou o tronco fundido) possa estar grosso o bastante para permitir algum retorno viável como bonsai. Para ter um material mais atrativo, se for unir os caules numa fusão, lembre-se de aramar, dando a eles um bom movimento, levemente sinuoso, para ficarem mais interessantes no futuro.
Por outro lado, se quiser adiantar o processo, sugiro então comprar mudas produzidas pela empresa mineira EPAMIG:
http://www.epamig.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1121
A respeito do cultivo, há um texto muito educativo a respeito, no site da empresa:
www.epamig.br
Este texto está em PDF, então é preciso abri-lo para visualizar adequadamente. Espero que as informações acima sejam de algum valor para voce.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
RelveMarcos

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 8:32 am Assunto: |
|
|
Agradeço aos amigos Maxwel, Angela e Nickyfury, pelas mensagens, conselhos e ensinamentos.
O recipiente em que as mudas se encontram realmente, por ter sido usado de modo improvisado já está passando da hora de ser trocado, irei colocar em recipiente maior e plantar no chão do mesmo modo que o amigo Nickyfury recomendou.
Obrigado a todos pela atenção e comentários, continuem opinando.
Abraço fraternal  _________________ Despreza as estradas largas, segue os carreiros. Pitágoras |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 5:23 pm Assunto: |
|
|
Nick como sempre dando uma aula , parabens amigao!!!!
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Emerson
Registrado: 27/07/06 Idade: 57 Mensagens: 39 Localização: Curitiba
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 9:35 am Assunto: |
|
|
RelveMarcos escreveu: | recebi um email perguntando sobre o enraizamento, tentei responder pelo email que aparecia na mensagem, mas deu erro no envio, então vou responder por aqui mesmo...
Resposta ao Emerson:
Olá Emerson...
Não uso nenhum tipo de fertilizante ou produto para enraizar.
Como disse essas três mudas nasceram de sementes, ficaram mais de 50 dias na geladeira sobre algodão úmido.
Quanto as raízes, a grande quantidade que tem creio que se deva ao substrato, que é humos de palmeira, algo be regional, mas ele é bastante rico em matéria organica, e é bastante poroso tenho dois ganhos aí, já que a oliveira não gosta de água em excesso e as raízes precisam de oxigênio...
Não ajudei muito, mas estou as ordens
Abraço fraternal |
Oi RelveMarcos. Obrigado pela atenção. Essa suas sements são das azeitonas de vidro em conserva, ou são as frutos comprados avulsos em super mercado, sem sofrerem a fervura comum das conservas. Pois de forem de conserva, elas não deveriam germinar. Um abraço. _________________ Gostaria de informações para acelerar crescimento de pinheiro-negro e acer tridente, obrigado. Qual é a melhor terra, etc. obrigado |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|