Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Walter Pacheco Júnior
Registrado: 21/11/05 Mensagens: 54 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Dez 17, 2005 12:07 pm Assunto: Solução hidropônica |
|
|
Caros Companheiros,
Como principiante, porém interessado, ouço e leio tudo o que cai nas minhas mãos a respeito do assunto Bonsai e conexos.
Hoje visitei um bonsaista com belos espécimes, e ele me disse entre outras coisas, que rega uma vez por semana com Solução Hidropônica.
Nos demais dias ele rega normalmente apenas com água.
O que os companheiros acham disso?
Rego as minhas plantas com água da chuva, mas existem períodos em que essa água acaba, então colho agua da torneira e deixo-a 24 horas para "purgar" o cloro. Está certo?
Grato
Walter Pacheco Júnior
wpacheco@matrix.com.br _________________ Walter Pacheco Júnior |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 17, 2005 9:10 pm Assunto: . |
|
|
Não conheço bem esse lance de hidroponia e por isso fica difícil opinar. No entanto, acho que a rega com água de chuva ou água que descansa por 24h já é o suficiente. As minhas plantas são sempre regadas por água de torneira que deixo descansar por um dia.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 11:40 am Assunto: |
|
|
Fábio, pra que vc deixa sua água descansar? Será que a água da sua casa vem meio "cansada"???
Vou reclamar com a Angela pra ela acionar a Prefeitura de Niterói pra resolver seu problema, ok? (risos)
Tenho bonsai há 4 anos e sempre reguei com a água direta da torneira, isso é mesmo necessário?
Vamos esperas as respostas dos mais experientes...
Um abração. |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Dez 19, 2005 12:21 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
não sou nem um pouco experiente, mas nunca tive problemas com água...sempre reguei ela direto dá torneira....onde moro minha água vem direto da cachoeira e passa por um filtro onde ela é tratada....rego minha plantas com esta água...e nunca tive problemas... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Dez 19, 2005 11:55 pm Assunto: |
|
|
Oi Galera !!!!!
Legal o tema !!!!
Marco, assim você me dá muita responsabilidade...além das que eu tenho.... hihihi
Sempre soube que a água clorada deve ser descansada para molharmos TODAS AS PLANTAS, principalmente durante o verão quando é colocada uma grande quantidade de cloro nas águas que chegam até nossas residências. Eu deixo a água descansar até por mais de 24 horas.
Bem, o mais interessante é não molharmos qualquer tipo de planta na água que sai nos primeiros esguichos da mangueira porque normalmente ela vem quente... devemos dar um tempo antes de jogarmos esta água em qualquer tipo de planta, principalmente bonsai.
Será que é isso mesmo ???
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 7:50 am Assunto: |
|
|
Angela,
uma coisa que percebo também, é que quando abrimos a torneira além da água vir quente ela vem com uma grande concetração de cloro... |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 10:27 am Assunto: |
|
|
Walter, regar os bonsai com solução hidroponica pode ser uma boa ideia! Normalmente ela contem todos os oligoelementos necessarios tal como os adubos proprios para bonsai. Voce só tem que ter atenção é à concentração de NPK existente nesse a solução. Para bonsai aduba-se com uma baixa concentração de Nitrogenio (N) e com concentrações semelhantes de Fosforo (P) e de Potácio (K).
Aqui em Portugal esses adubos são mais caros do que os para bonsai, por isso não compensa usar essa solução hidroponica, voce tem que ver se compensa para voce.
Deixar a agua num recipiente aberto é uma boa maneira para tirar a maior parte do cloro. Eu tambem utilizo esse metodo, mas a agua tem que ter uma grande superficie de contacto com o ar e eu deixo normalmente por 48h ou mais.
Abraços _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
Jonatã Fernandes Leite

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 73 Localização: São Gonçalo - RJ
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 11:24 am Assunto: agua sem cloro |
|
|
Oi pessoal
não sei se é possível para plantas, gostaria que alguém que soubesse falasse mais, porém, é utilizado em aquários um produto que retira o cloro da água em uns minutos, vendido em casas de aquários, pois o cloro mata certas espécies de peixes, mesmo filtrando a água, eu já vi um de minha esposa, sem esperiência, morrer(era o unico e 1º dela)foi feio, meses depois ela comprou outro e está bem. Ferver também tira cloro mas haja água fervida! Não daria né? além de esperar esfriar Será que esse produto que não faz mal a peixinhos serve?  _________________ Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 1:20 pm Assunto: |
|
|
Jonatã, não estou a ver qual é a vantagem de utilizar esse produto! Os bonsai e plantas em geral toleram alguma percentagem de cloro na agua. Os peixes esses é que são mais sensiveis ao cloro.
Se se consegue tirar grande parte do cloro deixando a repousar durante 24h ou 48h não é necessario utilizar esse produto. Basta deixa-la em algum recepiente, o que ate é melhor para o bonsai porque quando voce for regar ela esta a temperatura ambiente o que provoca menos stresse para os bonsai.
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 2:59 pm Assunto: |
|
|
Angela, acho desnecessário deixar a água descansar, mas quanto a deixar sair a água quente da mangueira, com certeza é um procedimento necessário, ás vezes essa água sai tão quente que pode prejudicar bastante a planta. Uma vez o Mizuno postou um tópico sobre isso no antigo fórum da Bonsai Brasil.
Um abração. |
|
|
 |
Maicon Spaniol

Registrado: 27/10/05 Mensagens: 13 Localização: Antônio Carlos - SC
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 6:06 pm Assunto: |
|
|
Bem o que eu já ouvi dizer, isso nao é experiencia minha, é que o cloro vai se depositando lentamente na terra. Isso pode levar a uma mudança de substrato mais precoce mas nada alem disso. Como os transplantes na sua maioria se dá entre 2 a 4 anos depois de eles estarem bem adaptados ao cultivo em bandeja (há excessoes) essa concentração de cloro nao fará mal a planta apenas não reutilize o substrato e estará tudo bem.
Por exemplo eu tenho em torno de 30 pré-bonsai, já pensou ter que deixar esse montante de agua parada?? Só se fosse uma caixa de agua destampada!! hehehehe
Imaginem no verão que muitas vezes preciso regar 3 vezes ao dia?
Então se vcs tiverem poucas plantas podem depositar elas em recipientes por 24 hs , ou regar normalmente, mas cuidem pra não fazer o que um amigo meu fez, pegou a mangueira que tava no sol e deu agua quente pro bonsai! Daew já viu morreu o bichinhu! Tadinho!
Grande abraço! _________________ Busque sempre fazer o melhor, sem que isto faça o pior para alguém! |
|
|
 |
Jonatã Fernandes Leite

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 73 Localização: São Gonçalo - RJ
|
Enviada: Qua Dez 21, 2005 9:57 am Assunto: cloro na terra |
|
|
OLÁ PESSOAL, OI NUNO!
Maicon, FOI JUSTAMENTE O QUE PENSEI SOBRE ESSE ASSUNTO DO CLORO, SERÁ QUE FARIA MAL USAR O PRODUTO QUE DESCREVI ACIMA? _________________ Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 21, 2005 7:11 pm Assunto: . |
|
|
Eu uso o anti-cloro para evitar a morte do meu peixe Betta, mas não o usaria para as plantas por dois motivos:
1) Haja anti-cloro, vou ficar mais pobre se for comprar tanto;
2) Seria uma adição química a mais para estressar as plantas.
Sobre a questão de deixar o recipiente com a água a descansar ter grande superfície de contato, discordo. Sempre deixo minha água dentro de garrafas pet com a tampa fechada para evitar mosquitos e quando vou pegá-la para regar noto a presença de bolhas, que suponho ser o cloro desprendido na forma gasosa.
Enfim, acho necessário deixar a água encanada que chega em nossas casas descansar. Afinal, já viram o esforço que ela faz pra chegar lá? Passa por dentro de várias tubulações apertadas e tortuosas, rs.
Abraços pra todos,
Fábio |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 21, 2005 8:13 pm Assunto: |
|
|
Esqueci-me que os meus amigos brasileiros em relação aos bonsai fazem tudo em grande . No caso de ser necessario regar muitos bonsai fica complicado deixar uma grande quantidade de agua num recipiente para que saia o claro. Se não conseguirrem um recipiente grande terão que usar outro metodo para a rega. No meu caso basta uma garrafa de 5 litros.
Fabio, peço desculpa mas não podia estar mais em desacordo com a tua afirmação. Para eliminar o cloro da agua os metodos mais conhecidos são, deixar a agua num recipiente aberto e o outro é adicionar tiosulfato de sódio.
No primeiro metodo o cloro é eliminado atraves da reacção com o oxigenio. Por isso quanto maior supercie estiver em contacto com o ar mais depressa é eliminado o cloro.
Ferver a agua só vai acelerar as reações entre o cloro e o oxigenio, por isso ele é eliminado mais rapidamente, mas o resultado final é o mesmo se voce deixasse a agua num recipiente aberto.
Se voce deixar numa garrafa pet fechada, pode sair algum cloro mas a maior parte fica la. Ta ai um link para voce ver.
http://www.bonsaikai.com.br/Apostila.htm
Quanto ao tiosulfato de sódio (Na2S2O3), que não é toxico, só vai adicionar sódio e enxofre, como qualquer adubo. Mas a concentração é tão baixa para tirar o cloro que não irá causar stress ao bonsai. O tiosulfato de sódio ate é usado na pele para tirar manchas e muitas vezes é injectado nas pessoas em caso de acidente. Por isso não vejo mal nenhum em adicionar à agua dos bonsai.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 21, 2005 11:04 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal !
Gostaria de dar a minha opinião:
Uso água da rede há uns 2 1/2 anos e considero que minhas plantas estão muito saudáveis. Muitos amigos meus bonsaístas também usam água da rede. Acreditamos que o residual de cloro que vem pela rede é muito pequeno. Outra coisa, como ele é aplicado , na estação de tratamento, em forma de gás, não creio em saturação do solo. Ele logo se evapora.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|