|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pablo Eiterer
Registrado: 31/05/11 Mensagens: 79 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 2:57 pm Assunto: Tuia Ouro P.E |
|
|
Opa Galera!
Então hoje fui a uma feira de mudas e flores e na cessão de bonsais eu encontrei além de plantas "adultas" alguns "mausais" então resolvi adiquirir alguma. Dai comprei uma Tuia Gold.
E gostaria de saber a opinião de vocês sobre ela e o que vocês recomendam que eu fassa com ela.
aqui estão umas fotos dela:
lado1:
lado 2:
lado 3:
lado 4:
nebari:
abraços.
Editado pela última vez por Pablo Eiterer em Ter Out 18, 2011 2:40 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 3:59 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Pablo!
tudo certo?
Então sobre este tipo de planta e aquisição indicamos normalmente a leitura destas postagens:
bonsais comprados em "supermercado"(no seu caso não é supermercado, mas é praticamente o mesmo caso):
Bonsai de Supermercado - O que fazer?
Que medidas tomar ao comprar um bonsai de supermercado?
este aqui de baixo é uma planilha muito util para oq fazer e oq não fazer em cada mês do ano para cada espécie...
Envio de planilha com várias espécies e seus cuidados <- veja a ultima pagina
mas a princípio oq fazer é trocar para uma local com mais espaço para as raizes... mas ainda sem mexer no torrão(terra) dela. Este espaço pode ser uma bacia maior bem perfurada com substrato adequado. Depois ao chegar a primavera é que vc deverá mexer no torrão dela e dar um local mais adequado para as raizes... enfim, boa leitura e muita paciência!! =D
abraços _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 4:46 pm Assunto: |
|
|
Valeu MCdonald e Lrgullo esses posts que vocês me recomendaram deram uma esclarecida boa nas minhas ideias.
Agora resolvi transplanta-la ou para um escorredor / mamadeira ou pra uma bacia, até amanha eu resolvo, só que sem mecher no torrão. Só que uma coisa ainda me intriga em algumas leituras ele me recomendam um solo bem drenante com mais de 70% de areia grossa outros já me recomendam um meio a meio entre areia e matéria organica, enfim qual o substrato ideal para eu colocar minha planta agora?
Abração. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 9:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pablo, considerando que a cidade em que voce mora tem uma umidade alta, sugiro um substrato mais drenante: terra granulada, caco ceramico, pedrisco, carvão e casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que porosa). As quantidades desses componentes deve ficar mais ou menos assim: 40%+40%+10%+5%+5%. Misture bem, até ficar homogeneo e faça o replantio, conforme indicou, isto é, sem mexer no torrão de raizes.
Essa espécie pede um cultivo sombreado nos primeiros cinco anos de vida após o replante efetuado por voce. Por isso, mantenha a planta em um local onde receba luz e calor solar apenas no período da manhã, evitando o sol forte da tarde. A rega deve ser centrada, evitando encharcarmento. A adubação deverá ser iniciada 45 dias após o reenvase, repetindo-se ao longo do ano por igual período de intercalação. Esse é o cultivo ideal. Nada de areia nem esterco curtido ou humus de minhoca no substrato inicial. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 9:10 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado nick era isso que eu queria ouvir, você me ajudou muuuito agora.
Como você disse minha cidade é muito umida mesmo principalmente onde eu moro, pois é de frente para uma mata nativa daqui.
vou reenvaza-la amanhã mesmo. Abração. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 11:57 pm Assunto: |
|
|
Caro Pedro,
sugiro não reenvazar no outono.
a primavera ou mesmo o final do inverno é a melhor época.
até porque muitos mausais são de estufa e chegam nas feiras sempre prontos para a venda.
passei por lá também, e vi como os figos estavam carregados de frutos, assim como as romãs. não sei se é época destes frutos, mas meu figo já deu este ano..... _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 8:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Bruno, como o colega resolveu fazer o replante sem mexer no torrão, não há nenhum impedimento em que faça isso agora, ainda no outono. Eu aconselharia o mesmo que voce se ele informasse que pretendia mexer nas raízes, eliminando o torrão e cortando-as para reduzir o volume. Nesse caso, realmente, a melhor época é o inverno.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 10:13 am Assunto: |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | Caro Pedro,
sugiro não reenvazar no outono.
a primavera ou mesmo o final do inverno é a melhor época.
até porque muitos mausais são de estufa e chegam nas feiras sempre prontos para a venda.
passei por lá também, e vi como os figos estavam carregados de frutos, assim como as romãs. não sei se é época destes frutos, mas meu figo já deu este ano..... |
Meu nome é Pablo... shaushas' mais tá tudo bem.
é bom saber que tem mais alguém nessa cidade que se interessa por bonsais e frequenta o fórum.
Acabei de ver o se blog e achei bem interessante, pois é bom ter opnião de pessoas que conhecem bem a situação com que lidamos.
Mais então, agora fiquei em dúvida, transplanto ela sem mexer no torrão agora ou espero até o final do inverno pra aproveitar e fazer a poda de raizes e o verdadeiro reenvaze?
Realmente tinham belos figos e romãs lá quase trouxe uma pra casa. Talvez eu ainda vá lá domingo pra pegar o finalzinho (aproveitar os preços.. aushuahs' ) e traga alguma pra casa.
Abração. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 11:17 am Assunto: |
|
|
Desculpe Pablo pela falha.
Confiaria na opinião do Nick que é bem mais experiente, até porque minhas primeiras experiencias em transplante estão em 50% de êxito apenas até o momento. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 12:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
50%? Opa, então está melhor do que eu e a maioria.
Brincadeira. Considerando o numero de participantes no forum que residem nessa maravilhosa cidade que é Juiz de Fora, que conheci há uns dois anos e pretendo voltar oportunamente, sugiro que voces comecem a se reunir, formando um nucleo de desenvolvimento e compartilhamento de informações, como funciona no Brasilia Bonsai Clube. Pelas contas, há o Bruno, o Pablo e o Rafael, o que constitui um triunvirato excelente para iniciar algo assim.
O importante é unir forças, para melhorar nao somente as plantas, mas o próprio conhecimento sobre a arte bonsai. Quando eu for aí novamente, quero poder participar de uma de suas reuniões, inclusive. Sucesso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 12:15 pm Assunto: |
|
|
realmente tira do do vaso de plastico e enterar sem mexe no torão não afeta em nada a planta so tende a ajuda, se mexe no torão ae sim a planta vai ter doque se recuperar, mais cuidado pra quando for tirar o torão ele num esfarinha com tudo em... nomalmente melhor retirar com ele mais seco...
a se tivesse mais gente aqui em rondônia pra faze 1 club...
aki de ativo so tem eu e o Laudir la de urupa (huns 340km daki)
aki num tem insumos e nada mais tem muitas mudas heh
mais sinto muita falta de alguem com esperiencia por perto... |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 3:31 pm Assunto: |
|
|
Valeu nick, mas tenho certeza que quando aumentar meu acervo, meu indice diminui...ehehehehe
Que ótimo notícia saber que vc já passou por aqui, se voltar, não deixe de nos avisar, ok? Precisaremos de todo apoio possível !
Na verdade já somos quase 10 e vamos montar o clube sim. Estou organizando os contatos de todos para em breve começar a marcar reuniões e dando o pontapé inicial.
Acredito que poderemos desenvolve-lo bem, inclusive pela boa posição gegráfica, na BR 040 entre o RJ e BH, que pode facilitar a obtenção de cursos e materiais e presença nos eventos.
Também não é longe para chegar a SP. Brasilia já é um pouco mais longe...... mas tenho amigos por aí, inclusíve um é o idealizador do nosso clube.
Certamente divulgaremos aqui no forum essa conquista. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 11:15 pm Assunto: |
|
|
Amigo fico feliz por vocês estarem montando um clube de bonsaistas em Juiz de Fora.
Mas voltemos a sua pequena plantinha, esta pequena plantinha é uma conífera com uma característica muito importante, esta plantinha morre de dentro para fora, o quero dizer com isso, plantas normalmente morrem da partes mais externas primeiro, desta forma podemos promover uma poda e mudanças no trato de nossas plantas, mas as coníferas morrem primeiro as células internas, então quando chegamos a ver o processo e morte muita coisa ja foi perdida.
Não estou aqui fazendo terror, apenas lhe alertando para ter um cuidado mais meticuloso com sua plantinha. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 10:10 am Assunto: |
|
|
Estou torcendo pra nosso club começar a funcionar mesmo, será um bom avanço na área pra Juiz de Fora e região.
Eu ainda não transplantei nenhuma planta na minha vida então estou meio receoso de fazer isso com essa e como estão surgindo opiniões divergente eu acho melhor perder tempo e esperar até o final do inverno do que correr o risco perder a planta. E como dizem um dos mandamentos do bosaismo não é ter paciencia? Então vou tentar cumpri-lo.
Nick quando passar aqui da próxima vez se Deus quiser já vamos poder te receber em uma reunião do nosso club ein..
Pedro, muito interessante esse comportamento das coniferas ein! Eu já avia dado uma lida sobre isso antes de comprar esse pré-bonsai, pois poderia estar comprando uma planta morta e nem perceber.
Smart2 valeu pela dica, do geito que eu sou estabanado eu ia acabar de tirar o torrão e iria esfarelar tudo no chão kkk'
Valeu pela ajuda pessoal! Vocês estão me ajudando muito. Abração. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|