FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa com formigas e como engrossar troncos.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luís Alberto de Magalhães

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 1:04 am    Assunto: Serissa com formigas e como engrossar troncos. Responder com citação

Prezados amigos, estou iniciando nessa maravilhosa arte a um pouco mais de 2 meses e ganhei uma muda de Serissa, só que notei muitas formigas na terra, quase um formigueiro, o que devo fazer?
Tenho medo de que prejudique a planta, pois são na verdade muitas e já está passando para um Pingo de Ouro.

OBS: Notei também um bicho que paresse uma traça andando pelos caules da Serissa.

Gostaria de saber se existe uma maneira de engrossar os troncos mais rápido, com relação a qualquer planta.

Um Feliz Natal para todos.

Luís Alberto
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 2:44 am    Assunto: . Responder com citação

Não sei como te ajudar em relação a formigas e traças, mas para aumentar a espessura do tronco é melhor utilizar a técnica da mamadeira.
Abraço,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Maicon Spaniol

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 7:45 am    Assunto: Responder com citação

Ola!
Bem para eliminar formigas do vaso a algumas maneiras que eu conheço. Há um granulado específico vendido em agropecuárias. o Ideal é vc levar o vaso até la.
A segunda opcao e matar uma a uma! hehehehehe Um amigo meu fez isso por alguns dias e acabou com o formigueiro, paciente ele nao?
Mas a terceira eu ja usei e nao tive problemas. Pegue um pouco de pó de café (não pode ser aquele granuladinhu tem que ser pó mesmo), e espalhe uma pequena quantidade dele sobre o substrato e regue. Repita isso a cada 15 dias que vc consegue elimina-las.
Grande abraço
charlesfmachado
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 8:45 am    Assunto: Responder com citação

O Combat da Biofert talvez ajude. Talvez sua planta possa estar com alguma praga que esta atraindo as formigas. Esse produto Combat é natura e te ajudará bastante.

Da uma olhada nesse link:
http://www.biofert.com.br/produtos/produto.php?id=4

abraços

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 1:46 pm    Assunto: Re: .Técnica da mamadeira. Responder com citação

Fábio escreveu:
Não sei como te ajudar em relação a formigas e traças, mas para aumentar a espessura do tronco é melhor utilizar a técnica da mamadeira.
Abraço,

Fábio

Caro Fábio,

Como mencionei estou começando e ainda não li nada sobre essa técnica, podia me explicar?

Luís Alberto

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 1:48 pm    Assunto: Obrigado Responder com citação

charlesfmachado escreveu:
O Combat da Biofert talvez ajude. Talvez sua planta possa estar com alguma praga que esta atraindo as formigas. Esse produto Combat é natura e te ajudará bastante.

Da uma olhada nesse link:
http://www.biofert.com.br/produtos/produto.php?id=4

abraços

Obrigado pela dica, vou tentar depois te falo do resultado.

Luís Alberto

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Maicon Spaniol escreveu:
Ola!
Bem para eliminar formigas do vaso a algumas maneiras que eu conheço. Há um granulado específico vendido em agropecuárias. o Ideal é vc levar o vaso até la.
A segunda opcao e matar uma a uma! hehehehehe Um amigo meu fez isso por alguns dias e acabou com o formigueiro, paciente ele nao?
Mas a terceira eu ja usei e nao tive problemas. Pegue um pouco de pó de café (não pode ser aquele granuladinhu tem que ser pó mesmo), e espalhe uma pequena quantidade dele sobre o substrato e regue. Repita isso a cada 15 dias que vc consegue elimina-las.
Grande abraço

Ok Maicon, vou tentar depois te falo do resultado.

Luís Alberto
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2005 2:43 pm    Assunto: Formigas Responder com citação

Olá Luis,

Já vi muito dessa praga em vaso, cultivo há muito tempo plantas e com certeza são cochonilhas, e se você notar, claro que não vai arrancar a planta, mas elas vão até nas raízes embaixo da terra, e como sobrevivem da seiva elaborada da planta, deixam aquele melzinho doce o que atrai as formigas. Elas adoram plantas de vaso de hortaliças.
Nos vasos eu uso aquele inseticida natural feito com fumo, ou aquela mistura de sabão ralado mais cinza, deixa decantar uma noite e pulveriza no outro dia sem mexer na mistura do fundo.
Eliminado isso, você melhora o substrato, porque em terra fértil (orgânica)
as pragas não gostam, e muito adubo quimíco enfraquece a terra.
Enquanto elas estão andando pelas plantas ainda é melhor para erradicar, mas as cochonilhas costuman encouraçar e grudar no caule e raízes, aí fica mais difícil... tem que usar óleo mineral... 1 ml por litro dágua e pulverizar cada 15 dias.

Espero ter ajudado, falo em plantas no geral, de bonsai não manjo muito ainda, to crescendo com os amigos aqui do fórum, mas de modo geral o bonsai também é uma planta num vaso, só que com mais arte e dedicação.

Feliz Natal para todos....

Seisdedos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2005 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com nosso amigo Seis Dedos, se tem formiga na sua planta, com certeza deve ter Cochonilhas nela, use o Óleo Mineral para matá-las e depois use o Fumo de Rolo preventivamente a cada 3 meses, ok?
Serissa é uma planta que normalmente não atrai Cochonilhas, podem ser tb Pulgões, aí já seri o caso de usar Malathiol. De uma boa olhada nela antes de decidir o que fazer...
Pra engrossar o tronco existem várias técnicas, dê uma olhadinha nesse link que pode te ajudar: http://www.geocities.com/arvorezinhas/tecnicas/engrossa_tronco.htm

Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: