|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 1:30 pm Assunto: Minhas mudas e minhas dúvidas. |
|
|
Pessoal, boa tarde.
Sou iniciante na área do bonsai, só cultivo plantas carnívoras, porém tenho lido bastante aqui antes de perturbar vocês!
hehehehehe
Bom, e pelo visto, nas minhas pesquisas, já sei que fiz caca!
E acho que fica meio difícil desfazê-las! Ganhei duas mudas, e coloquei na mamadeira e aramei ao mesmo tempo! (aramação só se faz no vaso definitivo?) Duas espécies diferentes na época errada. Pelo menos,eu acho que a aramação não ficou das piores para a minha primeira vez. Pois ambas eram completamente retas!
Enfim...
O que vcs acham que eu devo fazer?
Minha Jabuticabeira:
Azaléia:
Outra dúvida:
A muda possui um tamanho mínimo para começar a ser trabalhada?
Pergunto isso, pois estou com essa muda de pau ferro, e tenho outras do mesmo tamanho de outras espécies, sei que estão pequenas, porém, fico pensando. trabalhar coisas mais ousadas com o tronco, não é mais fácil antes dele engrossar???
Pau ferro:
Obriagado e abraço à todos que tem tido paciência comigo!
 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
bom a amaração fico boa, porem epoca errada mesmo.
1 observação e q parece q seu substrato tem muitos pedriscos q parecem ate pedras (muito grandes)
sobre as plantas pequenas tem varias tecnicas pra dar movimento ao tronco, como por ex colocar 1 peneira em cima dela q vai fazer ela dobrar e retorcer, mais num sei muito bem os detalhes de como fazer e acho q deve ta meio grande ja pra isso tb, talvez ja deva ir usando arame mesmo (na epoca certa) |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 2:12 pm Assunto: |
|
|
aramação pode se fazer tanto no vazo definitivo como nao, a unica coisa que nao se pode fazer é intervensoes na planta recem transplantada.
a respeito das duas plantas acredito que vc poderia dar um movimento maior aos seus trocos utilizando uma bitola de arame mais calibrosa, ainda esta facil nesta espessura de tronco _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 3:00 pm Assunto: |
|
|
Sua aramação ficou bopa porque ficou firme. Porém errou no calibre do arame e no ângulo do arame ao enrolar.
Quando passar o arame, deve deixar um ângulo de 30 a 45° em relação ao galho. Repare que em muitos pontos da sua aramagem fica um ângulo de 90°.
Sua aramegem vale como experiência, porém eu retiraria todo o arame. Se quiser pode deixar no tronco para dar sinuosidade sim, tente fazê-lo desde a base da planta, evitando que o tronco tenha o início reto como na sua jaboticabeira _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 6:47 pm Assunto: |
|
|
sim seria bom rearamala, mas deve se lembrar a quanto tempo foi feito o transplante? a planta ja esta adaptada ao seu novo recipiente? _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 9:44 pm Assunto: |
|
|
Concordo com os colegas, lembrando que vc pode colocar mais substrato na mamadeira, com isto vc dará mais espaço para as raizes se desenvolver.Mais um lembrete, os galhos devem de preferencia ficar do lado de fora da curva e com movimentos pareçidos com os do tronco.
Um abraço! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!!!!!!
Amigo, você é do RJ, me diga de onde.
Acho que deveria retirar todo o arame refazer a aramagem, conforme já foi mencionado aqui.
A aramagem deve ser feita desde o início, antes de ir para o vaso definitivo, neste também poderemos aramar....
Aramar é questão de treino e muito treino e varia de acordo com a planta o tempo que ficará com os arames........
Aqui no Atelier existem verdadeiras aulas sobre a técnica. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 12:08 am Assunto: |
|
|
so pra completa q arame vc esta usando e aqueles de construçao pela cor e brilho acredito q sim se for pode retirar mesmo. se vc nao tiver o arame certo vc pode comprar fio rigido de eletricidade mesmo e descasca ele e pronto mao a obra aqui eo q faço lembrando q o arame tem q ser cobre ou aluminio abraço. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Quanto ao arame, não faço mais comentários pois muitos já fizeram e concordo com eles, agora sobre o escorredor/mamadeira, tenho observado que muitos colocam o escorredor "dentro" da bacia (mamadeira), quando, acredito eu, deveria ficar totalmente exposto, tendo o contato das laterais com o ar e o sol, para que as raízes que saiam pelos furos laterais não se desenvolvam, fazendo com que as raízes procurem somente o fundo do escorredor e encontrando o substrato mais rico em nutrientes na mamedeira acelerando assim o desenvolvimento da planta como um todo. Qualquer dúvida entre em contato por MP. Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 12:21 am Assunto: =) |
|
|
Olá amigos
Agradeço de verdade a atenção de cada um vocês.
Bom.. deixe-me respondê-los.
Eu li bastante sobre o aramado e tentei fazer o melhor que pude.
Mas eu usei arame galvanizado, e ele não é muito maleável. Nikkei, eu comecei com um calibre bem mais grosso, mas era impossível usá-lo.
Vou tentar mudar o arame então para esse de eletricidade que o carlos falou. Existe uma outra opção ideal de arame?
Angela, sou do Méier, Zona Norte =)
Vc participa de algum grupo daqui do RJ?
Alex, isso da mamadeira eu já havia percebido em algumas outras fotos que vi pela net, pretendo corrigí-lo amanhã.
E refazer a aramagem tbm.
Fermga, a planta se adaptou bem a mamadeira.
Vou começar a aramar as menorizinhas tbm, mas sendo elas plantas nativas, não seria essa uma época boa para amará-las, correto?
Depois posto mais fotos.
Me surgiu uma dúvida aqui.
Quanto tempo a muda pode ficar com a mesma aramagem?
Agradeço de verdade, mais uma vez, pq a gente pesquisa, mas sempre surgem dúvidas!
Abraço e boa noite para vcs |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 8:51 am Assunto: |
|
|
Observe o desenvolvimento de sua planta, o arame deve ser retirado antes de que começe a marcar galhos ou tronco, tempo exato, não dá para afirmar, só o desenvolvimento da planta mesmo para te dar a noção exata. Sobre o arame, o melhor para se trabalhar é o de alumínio, que encontras nas lojas de produtos para bonsai. Podes também tentar usar o de cobre, só que conforme a bitola deste arame, deves descascá-lo e fazer pequenos rolos com a quantidade que quiser, depois ponha no fogo até que fique bem vermelho, logo em seguida retire e imediatamente ponha na água. Quando ficar frio já estará bom para usar, só tome cuidado, pois, uma vez usado, ele volta a perder a maleabilidade adquirida pelo fogo. Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|