| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Marcos J. F. gomeS
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 8:48 pm Assunto: Sorte de Principiante |
|
|
Gente, como dizem por aí "é sorte de principiante". rs
Hoje eu tive minha primeira aula num mini-curso de Bonsai que estou fazendo.
Depois fui pra casa de um amigo que também está neste curso.
Quando estávamos a caminho da faculdade, resolvi passar num viveiro que há muito tempo olhava, mas sempre que ia estava fechado.
Ao chegar lá, o rapaz disse que o local estava falido e que os preços estavam em promoção. (Tem várias mudas interessantes. Tem uma Eugênia lá que já estou de olho. Deve ter uns 30 a 40 cm e tá por R$20,00. Mas, uma coisa de cada vez, né? rsrs)
Resultado: com R$38,00 eu comprei 2 prés: uma pitangueira bem fininha que veio com 3 troncos, provavelmente 2 ou 3 plantas (R$10)
E um pré-bonsai monstruoso que o cara disse que venderam pra ele como tamarineiro (R$20).
Além disso, comprei alguns fertilizantes pra bonsai com bastante nutrientes interessantes. Porém, nunca ouvi falar sobre a marca.
Aí entra minhas dúvidas: Esta marca é boa?
Este pré-gigante é mesmo um tamarineiro? Eu achei ele com cara de Flamboyant ou Leucena.
Pensei em podar este galho maior, o que vocês acham?
Ah!! Só pra não esquecer: o brother ainda deu terra vegetal de graça. Muuuuita terra!!! rsrs
Um forte abraço!  |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 8:37 am Assunto: |
|
|
Bem vindo ao forum!
não vou poder te ajudar mto pq sou mto iniciante tbm...
mas quanto a poda indico esperar a época certa... normalmente a pressa de ver algo pronto e sair podando fora de época podem causar problemas q prejudicaram a planta e desanimaram vc...
agora só esperar as opiniões dos mais experientes...
de uma boa lida na seção de principiantes, lá tem uns tópicos fixos bem legais...
abraços e boa sorte!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 9:51 am Assunto: |
|
|
Olá Marcos, bem vindo cara! Você parece estar bem empolgado, o que é execelente.
Porém tome cuidado, como iniciante, sugiro que, antes de tomar qualquer atitude nas suas plantas, leia e aprenda sobre as espécies que está trabalhando; além disso, peça opiniões dos colegas aqui no fórum e tenha paciência. paciência....
No começo com a impolgação, queremos trabalhar nas plantas, porém plantas muito novinhas (como a sua pitangueira) não tem muito o que trabalhar.
Como o viveiro aí está falindo, o interessante é procurar por plantas que apresentem as seguintes características (ou algumas delas): tronco mais grosso, tronco com movimento (evitar as que crescem muito reto no início do tronco), tronco com aspecto castigado/envelhecido, espécies interessantes para iniciantes (ficus, primavera, caliandra, pingo de ouro). Resumindo: procure plantas que estão esquecidas/judiadas/largadas no viveiro e ainda pechinche que sai barato. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 10:01 am Assunto: |
|
|
Marcos, se o colega me permite, deixo aqui um link que ajuda e muito a todos que aqui chegam.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359
No mais, PACIÊNCIA, respeito com a planta e com as épocas corretas de cada procedimento!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Ele esqueceu de dizer que tinha um prébonsai de araçá (muito bonito) folhas um pouco avantajadas kk mas muito legal. Pretendo ir lá hj kkk. Abração pra todos! _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Marcos J. F. gomeS
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 12:24 am Assunto: |
|
|
Lrgullo! Valeu pela dica! Quando eu estiver menos ocupado no pc vou devorar os artigos de Bonsai! rs
Grande Ricardo!
Valeu pela dica! O texto é realmente esclarecedor! Vou relê-lo algumas vezes pra fica cair melhor! rsrs
Nikkei! Tinha uma Eugênia linda lá, muito barata para seu tamanho e vaso. Come essas mesmas características. Mas eu não tinha nem dinheiro e nem onde por aqui em casa.
Lucas, boa sorte lá com o araçá! =D
Muito obrigado pelo apoio inicial. Me senti na Família-Bonsai agora.
Porém, postei mais esse tópico com as dúvidas sobre a espécie mais avantajada que me foi vendida como Bonsai de Tamarineiro. Ele não é.
Aí, pra justamente não cometer nenhuma injúria com a plantinha, estou correndo atrás pra saber a sua espécie e dar os devidos cuidados.
Um forte abraço a todos e vamos à luta! =D |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 7:17 am Assunto: |
|
|
Marcos, ta parecendo mesmo um tamarineiro. vi umas fotos no google e as folas se parecem. _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
|