Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 9:06 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos, que comentaram,
Fiz o transplante mas não podei as raizes pois elas já estavam pequenas, e quanto aos galhos não sabia que não era bom podar, obrigado ao amigo Ricardo Guarido, aprendi algo novo.
Caro Elio tenho aprendido bastante com vc, muito obrigado.
A minha duvida a respeito dos galhos é que na primavera nascem varios galhos no mesmo ponto a duvida era se deixo eles todos e só aramo conduzindo para ambos os lados ou retiro os de mais e deixo apenas um nesse determinado ponto do tronco ? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 10:41 am Assunto: |
|
|
ADN, a poda dos galhos que nascem no mesmo ponto varia da época de trabalho do seu bonsai:
Se está permitindo um crescimento livre da planta, para fortificar/aumentar cresimento de raízes, deixa crescer livremente. Porém, quando iniciar o trabalho na planta, escolhendo os melhores galhos e podando, terá que escolher apenas um galho saindo do tronco. A partir deste galho que iniciará a ramificação.
Outro ponto em que se pode deixa dois galhos que nascem no mesmo ponto é na formação de um novo ápice por exemplo. Sendo que um deles é direcionado horizontalmente (vai virar um galho) e o outro verticalmente (vai formar o novo ápice).
No estado que está sua planta, já com os galhos selecionados, os que nascerem no mesmo ponto podem ser arrancados, pois assim direciona os nutrientes apenas para o galho antigo (isso se achar o galho antigo adequado.
Seguindo as regras do bonsai, os galhos mais baixos devem ser mais grossos que os de cima. Porém na sua planta não está acontecendo isso. Um jeito fácil de corrigir isto na primavera é o seguinte: deixe uma nova brotação (que nasce no mesmo ponto do galho antigo ) crescer. este novo galho cresce muito rápido, deixe que cresça uns 40cm sem podar, apenas direcionando delicadamente para que fique na posição horizontal (ela tende a fazer um curva e crescer para vertical). Depois de atingir a espessura desejada, pode o galho curto.
A poda do galho pode seguir dois caminhos: 1) você inicia a ramificação do jeito que considero mais correto que é ramificar como a palma da mão aberta ou 2) deixa este galho grosso mais longo e deixa ramificar a partir deste.
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 11:13 am Assunto: |
|
|
Muito explicativo Nikkey 100!
Obrigado por compartilhar!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 11:36 am Assunto: |
|
|
Amigos, uma excelente forma de ramificação ja foi explanada no fórum, vale a pena ler o tópico com certeza, é autoria do nosso nobre amigo Elio.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16941 _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 4:00 pm Assunto: |
|
|
Valeu nick 100 entendi como ramifica claramente agora,
Obrigado junior por indicar esse tópico de nosso amigo Élio vai ser muito util com certeza ,
Vamos aguardar a recuperação, e vou postando ai ao decorrer dp tempo
AT+ e obrigado a todos !! |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:26 pm Assunto: |
|
|
Com toda a troca de informações, esse se tornou um ótimo tópico, com boas explicações.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 9:09 am Assunto: |
|
|
Fala Guilherme BLZ ?
Cara quando comecei a praticar Bonsai achava que conhecia a plantas, agora percebo que não as conheço, mas venho as conhecendo a cada dia que passa, aprendendo algo de novo, acho isso simplesmente fantastico !!!!
Obrigado a todos que compatilharam essas preciosas informações com nosco
AT+
ADN |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 12:50 pm Assunto: |
|
|
Eu também. Achava que os meus conhecimentos de botânica poderia ser o suficiente, mas logo descobri que existia muita coisa sobre o comportamento das plantas que eu não conhecia, como a resposta a certas intervenções.
Eu não prestava atenção na época de floração delas, nem da produção e disponibilidade de frutos. Não prestava atenção no modo como cresciam, nem como se ramificavam.
Agora tenho minhas percepções ampliadas pelos conhecimentos que aqui adquiri e que aqui venho adquirindo.
Bom trabalho para você aí! o/ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 05, 2011 11:55 am Assunto: |
|
|
olá pessoal
atualizando o topico
O que acham devo ja fazer algo ou deixo crescer a vontade ? |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 21, 2011 3:53 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, minha primavera esta virando uma moita, kkkkkkk
vou tirar umas fotos no final de semana e na segunda eu posto aqui.
está ficando com os galhos compridos. devo fazer alguma poda nessa é poca ?
obrigado |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 10:35 am Assunto: |
|
|
Ta ficando bom meu amigo! deixe engrosssar um pouco os galhos e pode-os assim vai aumentar a ramificação. abraço |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 25, 2011 2:06 pm Assunto: |
|
|
Esta Brotando bastante, mas esta sainda galhos tumultuados , o que faço removo ou deixo rolar e resolvo depois ?
O que acham esta ficando Bom ?
Devo fazer algo ou só adubar e deixar crescer ? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 3:04 pm Assunto: |
|
|
Outro detalhe q eu atentaria logo.... o tamanho da bacia me parece muito pequeno...
eu faria um dos dois:
1- Bacia beeeeeemmm maior
2- Plantar no chão! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 25, 2011 3:11 pm Assunto: |
|
|
Não havia me atentado a esse detalhe, mas vc tem razão, como não tenho como plantar no chão vou pensar em algo para transplantala no ano que vem talvez eu faça uma caixa, sei lá |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 2:51 pm Assunto: |
|
|
Cara onde tem 3 ou mais galhos deixe somente 1 assim ele vai se desenvolver mais rapido se eu fosse vc podaria os galhos e deixaria uns 15 centimetros pra forçar ela a ramificar. assim vc arruma a estrutura. abraço |
|
|
 |
|