Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 10:48 pm Assunto: Larva de mosca em torta de mamona e farinha de osso. |
|
|
Pessoal, coloquei um pouco de adubo em um copode cafezinho furado e surgiram larvas que eu creio que são de moscas. Oq devo fazer? _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 12:16 am Assunto: |
|
|
TAMBEM TENHO ESSE PROBLEMA, NAUM SEI SE É PREJUDICIAL PROS BONSAI, E AINDA POR CIMA DEIXA UM ODOR MUITO FETIDO NO LOCAL ONDE ESTAO OS BONSAIS....
SE ALGUEM PUDER DAR ALGUMAS EXPLICAÇÕES..... |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 12:28 am Assunto: |
|
|
eu mesmo ja vi a resposta em outro tópico. Bem o odor é normal pq a torta de mamona apodrece mesmoe as larvas de mosca nao fazem mal à planta. Vi em um tópico aqui que nao me lembro. Vamos esperar os mais experientes. Abração _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 3:45 pm Assunto: |
|
|
Acho que as larvas não são prejudiciais a planta.
Vi um post, mas precisa procurar, ou se alguém puder ajudar, onde transforma a torta de mamona em "blocos" para depois ser colocados nos bonsais _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 5:57 pm Assunto: Pragas |
|
|
Ola pessoal,tambem uso torta de mamona e faria de osso misturado com estreco bem curtido mas para nao ter este tipo de problema uso uma colher de formicida para formigas e moscas.Quanto ao cheiro isso acho que nao tem solução .
Abraços |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:05 am Assunto: |
|
|
Olá!
Em uma única oportunidade, me encontrei com o Tramujas num encontro aqui do sul, coloquei pra ele a situação que me sugeriu por os elementos pra fermentar antes do uso.
Da minha maneira através de sua sugestão fiz assim:
Peguei 2 partes de torta de mamona, 1 de farinha de ossos e 1 de cinza de madeira, misturei tudo em uma bacia, adicionei água, misturei bem, ficou uma meleca fedida, tapei a bacia com uma tela mosquiteira e deixei aquilo tudo secar, colocando no sol e protejendo das chuvas, após um mês, se formará uma pedra seca(torrão) e baixo odor, desmanchei o torrão e pus em um pote com tampa.A absorsão pela planta é imediata à aplicação, pois todo processo que os elementos iriam passar antes da planta aproveitar aqueles nutrientes, foram feitos antes. Sugiro abrir uma cova rasa em toda borda do vaso, aplicar a mistura, tapando a mesma com a terra escavada.O produto ficará dentro da terra e agirá melhor.Se quiserem um produto pra cima da terra de decomposição lenta, sugiro osmocote não torta de mamona e outros orgânicos.Até _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Qui Jun 09, 2011 10:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:15 am Assunto: |
|
|
Esse problema dos mosquitinhos é comum mesmo, parece que eles adora a torta de mamona hehehe
O que eu faço qdo começa a aparecer muito é dar uma pulverizada com calda de fumo diluida!
aí vão as receitas: http://www.agroecologia.inf.br/conteudo.php?vidcont=162
eu uso sem colocar sabão em barra, só alcool e fumo mesmo diluidos na água!
abraço! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mateus 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 8:30 pm Assunto: |
|
|
Eu também tive esse problema chato...Então retirei os copinhos e deixei o adubo (torta de mamona).
Desde então não vi mais larvas...  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 9:32 pm Assunto: |
|
|
É exatamente como o Marcos disse. Tem que deixar fermentar, bem longe, por, no mínimo 1 mês.
Ajuda colocar na mistura um pouco de inseticida.
Depois de 1 mês o cheiro quase vai todo embora. Só daí é que se vai usar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
VALEW...
AGORA ENTENDI DEVEREI ''CURTIR'' A MISTURA PRA DEPOIS COLOCAR-LA NA PLANTA E AINDA DEVO ENTERRA-LA NO VASO ....
BOA EXPLICAÇÃO MARCOS E ELIO.....  |
|
|
 |
Marcelo Kay
Registrado: 12/02/12 Idade: 49 Mensagens: 10 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Ter Nov 13, 2012 10:54 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, Boa Noite;
Alguém poderia me dizer se posso aplicar diretamente no adubo que já encontra-se na planta, algum tipo de veneno para combater as larvas, que realmente são muito nojentas? Estou com fazendo o uso deste composto em alguns vasos (fiz como sugerido no forum) mesmo assim, as lavas apareceram.
Obrigado |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Nov 14, 2012 9:04 pm Assunto: |
|
|
Estava com este problema e comprei osmocote.
Mudou tudo em minha vida.
Minha esposa nem me xinga mais pelo cheiro forte da torta de maona e farinha de osso característico.
É um pouco mais caro, mas pra mim valeu a pena.
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|