|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 8:23 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, no caso dessa tua Primavera (excelente material!!), deixe pra fazer no início da primavera, visto que, agora as plantas ficam inativas e, se vc desfolhar agora, a planta irá, pela sua natureza, tentar rebrotar, mas que virão brotos mirrados.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 8:48 pm Assunto: |
|
|
Essa não vai pro caderninho, vai pro campo, na prática! Pena que as minhas estão podadinhas... _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 7:34 am Assunto: |
|
|
Agora entendo como via primaveras com ramificações e as minhas só emitiam galhos compridos... Vou por em prática também.
Valeu Elio  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 9:54 am Assunto: |
|
|
Entendido e anotado! Obrigado Élio!
Na primavera faço a intervenção!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 1:30 pm Assunto: |
|
|
Élio, utilizando-se esta técnica, mas mudando um pouco o rumo da prosa, quando realiza esta técnica, vai ramificar o galho principal por exemplo.
Nosso mestre nick e tenho visto em alguns ótimos bonsais, a formação da ramificação como uma "mão aberta" (como mostro na figura, número "1"). Seguindo su técnica, teríamos a formação da ramificação como o número "2".
Minha dúvida é se existe alguma regra sobre ramificação neste sentido?
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 11:20 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, a técnica que vc mostra (Nº 1) é uma das mais executadas pelos bonsaístas.
A variante que eu aprendi (nº 2) e mostrei na Bougainvíllea é que, deixando o galho todo, podando o ápice, vc tem, simultaneamente, brotação em todas as axilas das folhas retiradas, isto é, todas gemas latentes "acordam". Com isso vc cria um adensamento mais rápido, mas perde em conicidade do ramo, talvez por isso essa técnica se dá bem na Bougainvíllea que naturalmente já tem uma conicidade melhor nos ramos.
No final, ambas as técnicas são ótimas, temos que experimentar em várias espécies.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 9:42 am Assunto: |
|
|
Obrigado Élio, compreendi bem. Na duranta também funciona esta técnica.  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:30 am Assunto: |
|
|
Legal , funciona também em Jasmim? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 1:41 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, é de se tentar. Sei que em Azaléia e Calliandra não é a melhor técnica em função de que os galhos crescem sem conicidade nenhuma.
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 7:48 pm Assunto: |
|
|
Querido Elio !!!
A matéria é tão fantástica que resolvi imprimir e levar para o sitio no próximo sábado.
Lá temos uma pasta com material impresso para as pessoas poderem manusear.
Obrigadíssima mais uma vez. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:07 pm Assunto: |
|
|
OK, Élio, vou tentar por aqui.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|