Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nato 1.o PASSO

Registrado: 31/05/11 Idade: 46 Mensagens: 112 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 12:49 am Assunto: Ficus - Ajuda para estilização |
|
|
Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para trabalhar este ficus.
Não sei qual tipo. É daquele que quebra fácil.
Estilo inclinado. Possui 52cm de altura. O que acham?
Editado pela última vez por Nato em Seg Jun 20, 2011 12:01 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 12:50 am Assunto: |
|
|

Editado pela última vez por Nato em Seg Jun 20, 2011 12:01 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 12:56 am Assunto: |
|
|
Penso em podar os galhos próximos da base e baixar o tamanho cortando o tronco em 15cm no ápice da arvore... |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 9:06 am Assunto: |
|
|
Acho que sua planta tem potencial, você poderia já de início remover as pedras brancas da superfície do vaso para melhor controlhe das condições de humidade do solo.
Quanto ao trabalho com essa planta, mesmo no estilo inclinado acho que seria interessante aproveitar os galhos que pretende remover e fazer alporques ou mudas para posteriormente enxertar ou juntar ao tronco para que desse um aspecto de uma planta mais antiga e inclusive mais grossa.
Falo isso por que achei o primeiro terço da planta muito reto, se comparado com o restante, mas que pela presença das grandes raízes tem seu valor.
Os enxertos laterais no tronco iriam valorizar muito a planta.
Veja os Bonsai abaixo (imagens retiradas da internet)
Não tenho certeza se essas planta mostradas foram trabalhadas dessa forma mas fica a dica. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 1:38 pm Assunto: |
|
|
Ficus retusa. Não pode nenhum galho por enquanto.
Tem uma planta interessante, porém se reduzisse altura dela ela ficaria mais harmônica. Uma idéia minha seria transformá-la em quatro novas plantas (isso se quiser mais plantas): fazendo dois alporques (vermelho) e após a retirada do alporque uma poda (azul) aproveitando as raízes aéreas. Mais ou menos assim:
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 1:17 am Assunto: |
|
|
Valeu pela dica companheiros. Ainda não fiz experiências com alporque e enxerto não, talvez eu tente. Posso considerar a idade da muda de alporque ou estaca a mesma do bonsai original?
Editado pela última vez por Nato em Qui Jun 09, 2011 1:38 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 1:23 am Assunto: |
|
|
Nikkei, tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar...
1 - Após a poda no corte azul, conduziria para ereto informal? EStou pensando em podar ali e conduzir uma raiz sobre pedra. Ela tem uma boa quantidade de raizes, mesmo após o corte mais baixo...
2 - As duas raízes aáreas mais grossas seriam aproveitadas?
3 - No segundo corte de baixo para cima, planto diretamente no substrato sem realizaer prévio alporque aproveitando as raízes aéreas?
agradeço a valiosa ajuda... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 9:37 am Assunto: |
|
|
Fala Nato, desculpa, não tinha visto sua mensagem.
Nato, a minha idéia seria a seguinte (passo a passo) começando no final do inverno.
1. descasque o anel nas linhas vermelhas (tem que retirar toda a casaca, até atingir a madeira), coloque uma plaquinha de isopor/plástico com formato de um CD. coloque o esfagno/vermiculita molhada e cubra com o plástico vedando bem. (procure no fórum por técnicas de alporquia para entender melhor). Este vídeo dá para ter boa noção da profundidade a ser atingida no alporque: http://www.youtube.com/watch?v=CREGA3jxGJE&feature=mfu_in_order&list=UL
2. aguarde 1 ou 2 meses, retire parte do plástico para ver como está o enraizamento. Se tiver raízes suficientes pode retirar, serrando com cuidado para não estragar as raízes.
3. tranfira estas novas duas mudas para um recipiente (não vaso pequeno de bonsai) e cubra com substrato.
4.1 Se utilizar a base para fazer o raiz sobre pedras vai encontrar a dificuldade de encontrar uma pedra que se ajuste às raízes, uma vez que algumas delas já es´tão grossas e não permitem serem moldadas. Se quer trabalhar um raiz sobre pedra, sugiro que utilize uma destas duas mudas. Pode fazer assim: pegue um cano de pvc (de uns 8/10cm de diâmetro (ou garrafa pet cortada na parte de cima) e cubra com areia grossa. O tubo fica na vertical e a nova muda será plantada no topo do cano/garrafa. Deixe crescer lá por uns 4 meses pelo menos. As raízes crescerão para baixo, mas ainda assim serão bem maleáveis. Retire a planta com raízes longas e escolha uma pedra (dar preferência a pedras rugosas que lembrem enveçhecidas - evite as redondas lisas). Distribua as raízes sobre a pedra, em todas as direções, de forma que represente firmeza e ao mesmo tempo harmonia. Existem várias técnicas para fixar as raízes na pedra; eu utilizei tiras de plástico filme (de cozinha - achei mais prático) e fui passando em volta. É preciso deixar bem firme para que não haja espaço entre as raízes e a pedra. Vale lembrar que na parte de baixo da pedra não deve receber o filme,pois dali deverão sair as raízes para o substrato. Coloque em vaso grande o suficiente para cobrir a pedra, deixe por 6 meses. descubra a metade de cima e aguarde mais 6 meses. Descubra toda a parte a ficar exposta e troque de vaso para um mais raso.
4.2 - seguindo o mesmo esquema do cano de pvc, pode gerar um neagari, a diferença é que não precisa moldar na pedra, mas precisa ir descobrindo o substrato aos poucos.
5. Voltando, após a retirada dos alporques, visualize a planta como um todo, aconselho postar aqui no fórum, podemos seguir com a opção de dividir em duas mudas novas ou não. Não sabemos com estão as raízes da planta atual, podendo ter outras possibilidades para sua planta: um neagari, um moyogi, um bonsai com muitas raízes aéreas...
Repare que com esta sua planta pode gerar uma porção de trabalhos, ainda com futuro incertos, não dando para fazer projeções concretas, porém as possibilidades fazem com que possa estudar e ter uma variedade grande de estilos e aprendizado com esta única espécie.
Um abraço _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 8:49 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, adorei sua explicação. Deu pra entender legal...
Acho que vou tentar fazer os alporques neste período mesmo...
Em relação a raiz sobre a pedra, coloco substrato entre a raiz e o plático?
Muito obrigado.
Abraço |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:19 am Assunto: |
|
|
O que fiz não coloquei e deu certo. Já vi gente colocar esfagno _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|