|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
tiago
Registrado: 06/11/05 Mensagens: 38 Localização: Porto--Portugal
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 1:43 pm Assunto: Novo Acer - fotos - pedido de informações! |
|
|
Bom dia!
Como prendinha de Natal (adiantada, mas tinham de ma dar já) deram-me um acer, Lindo! Tem 15 anos só que não me souberam dizer a espécie ao certo...
as medidas do meu novo bonsai sao:
altura (a partir da base do tronco): 32 cm
comprimento: 30 cm
largura: 28 cm
medidas do vaso:
altura:6 cm
diâmetro: 14,5 cm
agora estou com umas duvidas em relação a ele, uma vez que, sendo de folha caduca, já lhe cairam quase todas as folhas(faltam 3) e ele está a rebentar todo, já vão aparecendo as folhas novas, penso que se deve ao facto de ele estar anteriormente dentro de uma loja...
agora as minhas questões:
deixo-o ao sol e protejo-o do frio para continuar a rebentar? ou exponho-o ao frio e sombra para tentar acertar o ciclo biológico do meu acer e estimular a futura queda das folhas que já estão a nascer?
pelo que me informaram na loja a altura certa para o podar é depois das folhas cairem, estando ele já a rebentar posso podá-lo na mesma?
qual a altura certa para o aramar?
qual a sua espécie ao certo? (tenho o pormenor da folha numa das fotos anexas)
só me souberam dizer que o substrato em que se encontrava era «para bonsai», devo 'escavar' um pouco a fim de saber ao certo qual o tipo de solo em que ele se encontra?
(n tem muito a ver) ao que é que concretamente se chama nebari?
estando ele a rebentar devo adubá-lo?
todos os que têm ou já tiveram acers por favor ajudem-me, pois apenas sei o suficiente para manter vivo o meu!
dêem sugestões para podas, 'aramação', trabalhos a realizar, mesmo as voças simples opiniões são importantes!!
desde já muito obrigado por tuda a ajuda que me puderem fornecer!!
Fotos ainda com as folhas secas:
FRENTE
TRAS
Base do tronco
Copa
Detalhe das ultimas folhas
Folha para ajudar na identificação da espécie
Já sem folhas e depois do corte de alguns galhos secos
FRENTE
TRAS
Vista comparativa com vela
Copa sem folhas
Base da Copa
Detalhe das gemas que em breve originarão folhas
[][] Tiago _________________ Cumprimentos de Portugal!!!
Tiago |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 7:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Tiago. Tudo bem?
Na minha opinião, se trata de um Acer Palmatum "deshojo". Gostaria de saber em qual estação do ano você se encontra aí em Portugal. Estão entrando no Inverno, se não me engano.
Bom, respondendo à algumas questões. O "nebari" é exatamente o que você mostra na foto da base do tronco. É o encontro da planta com o solo, suas raízas de superfície. Um bom nebari (clássico) seria com as raízes dispostas radialmente, sem se cruzarem, dando um aspecto de força e equilíbrio.
Exemplo de um Acer Tridente com um nebari perfeito.
Você tem uma das espécies mais bonitas para bonsai em mãos (na minha opinião). Não é uma das mais fáceis para quem está iniciando, mas nada impede que tenha sucesso.
O inverno seria uma boa época para a poda e a aramação, pois a falta de folhagem facilita a visualização e escolha do estilo e também a passagem do arame. Cuidado, pois a casca do Acer é delicada. Evite aramar muito apertado.
O substrato parece bom, bem granulado. Seria importante saber quando foi feito o último transplante, pois esta seria uma boa época para fazê-lo, se necessário.
A sua planta se encontra agora em um período de dormência. É uma espécie de exterior e suporta bem as temperaturas baixas. Só não o deixe exposto se a temperatura cair demais. Se nevar, por exemplo, eu o aconselho à protegê-lo. Algumas espécies resistem à neve, não sei se é o caso do Acer.
Deixe para adubar na primavera, depois que a planta já estiver em plena atividade. Cuidado também com a rega enquanto sua planta ainda não estiver brotando. Sem as folhas, a necessidade de água reduz drásticamente. Se deixar o solo muito encharcado sem que a planta consuma a água, vai acarretar no apodrecimento das raízes.
Aqui vão uns links que podem ajudar:
http://www.atelierdobonsai.com.br/acer.html
http://www.atelierdobonsai.com.br/reiner.html
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1668
Bom, me desculpe se ficou meio confuso, mas fique à vontade para perguntar o que quiser. Agora, o melhor conselho que eu posso lhe dar é que tenha paciência. Faça só o que for necessário para a planta. Lembre-se que quem estabelece o tempo para cada passo é ela, e não você.
Vamos nos falando e acompanhando a evolução. Certamente outros comentários irão aparecer, espere então para ouvir o que todos têm a dizer.
No mais, um abraço e sucesso com a sua planta. Grande planta.
Fernando. |
|
|
 |
tiago
Registrado: 06/11/05 Mensagens: 38 Localização: Porto--Portugal
|
Enviada: Seg Dez 19, 2005 7:23 am Assunto: |
|
|
Oi Fernando! Td bem?
aqui em portugal vamos entrar no inverno dentro de alguns dias, quando voçes ai começarem o verão (axo que é dia 21 de Dez), tem feito frio, mas chuva nem ve-la, pelo menos no sitio onde moro - maia.
Também adoro acers, sao das arvores mais bonitas e magestosas, por isso quando o vi não esitei.
Pelo que me disseram na loja apenas dentro de 2 anos seria preciso um transplante, mas eu vou fazer dentro de um, porque ele tem duas ou três raizes visiveis no buraco de drenagem mas não quero arriscar, penso que também lhe devo dar um pouco de tempo para se abituar à nova casa.
Por estes lados não neva, estamos muito perto do mar, mas protejo-o das temperaturas negativas da noite.
Não ficou nada confuso, com ilustrações e tudo, muito obrigado!!!
ate mais
[][] Tiago _________________ Cumprimentos de Portugal!!!
Tiago |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Dez 24, 2005 2:10 am Assunto: |
|
|
Para mim também parece um Palmatum Deshojo...
As brotações são caracteristicas.
Abraços _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|