|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 12:36 pm Assunto: Será que pega?? |
|
|
Pessoal. boa tarde..
Olha eu criando mais um tópico aqui
Vamos lá...
Meu amigo há um tempo atrás (alguns meses) cortou essa bougainville que ficava na base de um carmanchão, cortou pq não aguentava mais tanto espinho, ela estava enomre com muitos percevejos.
E sobrou esse "yamadori" no chão.
Ela estava bem grossa e se encontrava num "canteiro", que parecia mais um buraco bem pequeno. E a grande maioria das raízes estava presa no cimento, impossibilitando a sua retirada.
Porém meu amigo ia arrancá-la de qualquer jeito e cimentar o colocal.
Então tentei tirar o máximo que eu consegui...e de muito trabalho..
E no final consegui isso:
Depois eu passei enraizador nas raízes todas e a estou mantendo aqui:
E aí, o que vocês acham?
Dá pra fazer alguma coisa com ela?
Alguma sugestão?
Abraço! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 12:45 pm Assunto: |
|
|
smotriidi
As vezes somos obrigados a retirar plantas que irão morrer... e quando os donos tem pressa então... tem que ser na época errada mesmo.
Quanto ao procedimento está certo. Areia de construção, hormônio enraizador. O que atrapalha um pouco é a estação, que não é propícia para yamadores e sem contar que sua planta não veio com raizes capilares (o que difuculta ainda mais o processo de recuperação). Só não esqueça de regar somente quando estiver seco por cima, pq ela apodrece fácil suas raízes. Uma pergunta: -Você passou algum cicatriazante ou selante nos cortes das raízes?.
Agora é deixar ela quietinha numa sombra para recuperar e nada de adubação. Somente depois do inverno.
Maaaaaaaaaaaaaass..... A primavera é forte mesmo! fFiz um vasomadore há uns 15 dias e já ta brotando (acho que dei sorte). Vamos torcer aqui para que ela se recupere.
Abraço e boa sorte. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 5:21 pm Assunto: |
|
|
Fala Mcdonald..
Pois é...isso mesmo, pelo menos eu pensei, se pegar pegou, se não, pelo menos tentei..hehehe...pq ela ia ser morta mesmo...enfim..
Cara, não passei cicatrizante nas raízes...pensei que se fizesse isso atrapalharia o crescimento das raízes..
Todas as raízes capilares ficaram presas no cimento
Essa aí vai fazer uma semana amanhã..
Melhor época para fazerisso eh no inverno, né?
Pq tenho outra planta para tirar lá na casa dele!!!  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
smotriidi
Você está tentando recuperar um belo material.
Se fosse minha, com nossa temperatura maluca do RJ, eu a deixaria secar durante uns 4 dias ou mais, sem terra, sem água, sem nada, tipo largada mesmo. Já fiz isso.
Depois eu a colocaria numa mistura de água com hormônio durante 24 horas e só depois a colocaria em areia.
Mas oremos !!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
Assinatura...
II
II
II
\ /
\/ _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 2:57 am Assunto: |
|
|
planta vai que pega
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|