 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 4:27 pm Assunto: Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (02) |
|
|
Novamente, outras nativas que cultivo há alguns anos e que, até agora, são ilustres desconhecidas, vez que não identifiquei sequer o nome popular, quanto mais o cientifico. Se alguem souber algo sobre qualquer uma delas, é só dizer:
Esta é um arbusto que cresce no cerrado, emite lindas flores rosas, que a medida que secam, ficam amareladas e depois caem:
As sementes possuem aletas, como as do acer, na cor vermelha e em numero de tres, que se soltam e voam longe, ao sabor do vento:
As folhas são pontudas e opostas, de um tamanho reduzido:
A casca do tronco é fina, e este é bem duro, pouco flexivel. É preciso aramar os galhos e tronco antes que adquiram lenho, quando estão ligeiramente "verdes" ainda, sob risco de quebra:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 11:37 pm Assunto: |
|
|
A flor é de Malpighiaceae.....
Manda umas sementes...  _________________ Ricardo Loriggio
Eng. Agrônomo
RL Bonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 1:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, essas sementes são as primeiras que vejo nessa planta. Cuidarei de reproduzir a planta através delas, e se tiver sucesso, não me furto a enviar uma ou duas mudas a voce, para seu cultivo, ok? Se isso servir para seu intento, envie seu endereço até mim, para que eu retorne.
Mas não acredito que se trate de uma variedade de Malpighiaceae.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO


Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 7:56 pm Assunto: |
|
|
Com certeza é uma planta "prima" de acerola...  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:45 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
As malphigiaceae possuem flores com o esquema de pétalas exatamente como estas aí...
Tentando achar um nome para esta planta acabei descobrindo que as malphigiaceae possuem diferentes tipos de frutos, até mesmo estas sementes aladas....
Trata-se de uma malphigiaceae sim, o problema é qual.......  _________________ Ricardo Loriggio
Eng. Agrônomo
RL Bonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 9:04 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, realmente pesquisei um pouco mais sobre a familia Malpighiacea, e descobri que há uma quantidade imensa de variedades, em que há muita semelhança nas flores e sementes aladas, podendo realmente ser uma variedade da espécie essa que cultivo, retirada da area de cerrado aqui próximo da minha chacara. O link abaixo trata exclusivamente dela, e aponta aproximadamente 1300 variedades, em 75 generos diferentes, que vegetam em grande parte do mundo, inclusive:
http://herbarium.lsa.umich.edu/herb/malpigh/
Vou arranjar um pouco de tempo para pesquisar as ilustrações, quem sabe não encontro a minha plantinha nelas:
http://herbarium.lsa.umich.edu/herb/malpigh/Intro/Illus.html#
Assim, ao menos, poderia dar um nome mais simples, identificando-a de vez, ainda que considere tratar-se, de fato, de uma variedade malpighiaceae. Valeu, Ricardo. A primeira muda será sua, ok? Um abraço. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|