| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Jun 12, 2011 10:34 pm Assunto: Ajuda com estilização de Duranta |
|
|
Olá, pessoal, nessa sexta comprei uma mudinha de Duranta.
Ela é ainda bem pequenininha, até mesmo com o tronco fino mas, assim como a Bougainvíllea que comprei, já estou me preparando, aqui, para transplantá-la para um escorredor. Antes gostaria de opiniões sobre sua estilização. Estou pensando em formar um bonsai pequeno, com uma copa frondosa na medida do possível.
Aqui seguem suas fotos:
Agradeço, desde já, por qualquer ajuda. ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jun 12, 2011 11:35 pm Assunto: |
|
|
Guilherme..... Uma ótima aquisição viu.. eu tenho vários aqui...rs...
Quanto a estilização.... acho que só o tempo mesmo... agora se vc quer um moyogi, tem que aramar agora num movimento bem torcido.. Cuidado viu que estes galhos quando novos quebram fácil (experiência própria).
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, apesar dos contra, sou totalmente a favor de aquisições como essa sua, pois permite a construção de um material mais técnico, a ser bem trabalhado desde o ínicio, com um ótimo resultado ao final. E detalhe: todo formado por voce. Para um moyogi, sugiro cortar um cm logo acima do primeiro galhinho da esquerda. Em seguida, ao replantar no escorredor, incline o tronco para a direita, até ficar em forma de ">" alongado. A partir dessa forma, vc obterá para a planta duas coisas: movimento sinuoso e conicidade, o que poderá ser explorado mais à frente, a medida em que a planta desenvolve, crescendo e engrossando o tronco.
Esse tipo de movimento, com a inclinação que estou sugerindo, foi largamente estudado e minuciosamente explicado pelo grande mestre do bonsai Jonh Yoshio Naka, nos seus livros Técnicas de Bonsai I e II. Usando desse recurso, podemos obter um moyogi de qualidade sem usar arame. No livro, ele indica esse trabalho incluso para pinheiro de viveiro, com tronco grosso e formação inicial. Que diremos então de um caule de material novo, como da sua duranta? É seguir a linha indicada e não tem erro quanto ao resultado futuro.
Agora, se preferir usar arame para formatar a mudinha toda, então lavo as minhas mãos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 11:33 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda, Mc e Nicky!
Na verdade, o moyogi estou pensando mais para a Bougainvíllea, mas para essa duranta, minha ideia é fazer algo como um hokidachi; o que vocês acham? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 11:58 am Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, um hokidachi não irá resultar muito interessante. Isso se prende ao fato de que essa planta, como o buxinho, é muito utilizada no paisagismo urbano, como topiaria e coisas do genero. Melhor mesmo é dar movimento ao caule, e seguir outra linha de estilização, se a que eu sugeri não combinar com sua linha de pensamento.
Que tal um Ishitsuki ou um literati? Como é um material bem insipiente, vc tem várias opções com ele.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 12:15 pm Assunto: |
|
|
Ah, entendo...
Bom, vou analisar aqui a questão e pensar nas sugestões. ^_^
Obrigado pela ajuda, niky!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 2:13 pm Assunto: |
|
|
Tive uma ideia...
Talvez, desse material, eu possa ter dois em um.
Seguindo os procedimentos para um Moyogi, talvez ainda dê para aproveitar a parte de cima para transformar em estaca e, quem sabe, trabalhar um estilo Chokkan, será que fica legal?  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
É uma boa idéia Guilherme. Faça o que o Nicky sugeriu e faça diversas estacas com a parte de cima... vai ter outras mudas para trabalhar. Como já foi dito aqui: um material em fase tão inicial dá para seguir para qualquer estilo. também concordo com o Nicky de apenas não seguir o hokidachi pois vai parecer topiaria...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 12:08 am Assunto: |
|
|
Guilherme..
Retiro o que disse...
O que o Nick falou tem fundamento.. na verdade.. eu sempre quis ouvir uma dica preciosíssima como essa.....
Vai sem medo.. eu já tenho algumas aqui que vou fazer a mesma coisa...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 10:01 am Assunto: |
|
|
Valeu, pessoal!
Realizei o procedimento ontem, cortando e inclinando a planta conforme o Nicky indicou. Também, com o resto do material, obtive 7 estacas e as coloquei em mini-estufas. Vamos ver no que é que dá.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 10:30 am Assunto: |
|
|
Coloca a foto para vermos como ficou!
Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 12:06 pm Assunto: |
|
|
 _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 6:27 pm Assunto: |
|
|
o Guilherme, por gentileza!
Me explica como funcionam essas estufas? Pra que servem? hehehehe
ja vi o pessoal falar e fazer mas não sei ao certo como e pra que...
se tiver algum link que fale me manda aí que daí vc economiza um tempo digitando!!
valeu!
Boa sorte com suas estacas! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Thiago M
Registrado: 02/11/10 Idade: 44 Mensagens: 42 Localização: Buritis-MG
|
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 7:14 pm Assunto: |
|
|
Bom, pelo o que eu saiba é isso aí mesmo, manter a umidade do ar.
Acredito que isso ajude no metabolismo da planta. ^^
Já outras, como a serissa (que quanto menor a estaca, mais rápido enraiza), pelo menos por aqui não precisa de estufa. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|