|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Igor Lima
Registrado: 08/03/11 Mensagens: 42 Localização: Foz do Iguaçu-PR
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:23 pm Assunto: Pitangueira - retirar? |
|
|
Olá pessoal,
Eu vi um dia dessas a seguinte pitangueira abaixo em um terreno baldio, e como achei que poderia ter potencial para fazer um bonsai, consegui autorização do dono para retirar a planta. Mas ainda não a retirei.
Acho que a base do tronco deve ter uns 30 cm ou até mais, sendo que não possui galhos com diâmetro considerável próximo à base. Vamos dizer que é quase um cilindro.
Penso que se houver um caminho para ela, seria, após o yamadori, cortar o tronco em diagonal, próximo à base, e esperar brotar os galhos, escolher um galho e procurar torná-lo a continuação do tronco.
O problema está aí. É viável um bonsai dessa árvore? Como conseguir uma conicidade natural da base até o ápice da árvore, se o galho que vai se tornar a continuação do tronco vai demorar anos (talvez décadas), até se aproximar do calibre do tronco?
Talvez seja o caso de deixar a planta por lá mesmo. O que acham?
Alguém já trabalhou com um material parecido?
Abraços,
Igor.
 |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:56 pm Assunto: |
|
|
Igor
Seria melhor, se vc pudesse fazer uma limpeza no tronco, com relação
ao mato, que atrapalha a visualização da planta e depois tirar mais algumas fotos. _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 9:21 am Assunto: |
|
|
Igor beleza? Manda pra mim cara, tah ruim sua peça!! RSsrsrs
Brincadeira cara. Não se engane, parece ter um belo material em mãos.
Como disse o Anderson, da uma limpada tira foto de novo. Retire todos os gravetos e veja de onde estes galhos que estão vivos estão saindo (se do tronco ou vem lá da base). Se vier do tronco, ótimo, quer dizer que ee está vivo.
Sobre a solução para seu bonsai, pode ter outros caminhos, mas pelo que estou vendo ele está pedindo um hokidachi. Veja este branquilho do Araldi e se inspire!!:
Quando coletou: 2008
Atual:
o link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9204&postdays=0&postorder=asc&start=0 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Igor Lima
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:25 pm Assunto: |
|
|
Nikkei,
Valeu cara. Se eu conseguir pegar uma outra pitangueira que eu vi, e você passar aqui por Cachoeira do Sul, pode ficar com a planta sim. Só acho que vai demorar uns dois dias só para tirar ela do chão. Rss
Anderson, após uma pequena limpeza, terei as fotos.
Eu estava enganado quanto a não ter galhos mais grosso próximos à base. Na primeira foto, à direita, dá para ver uns dois galhos grossos, e deles saindo galhos finos. Talvez dê para trabalhar com eles. A planta está viva sim.
Acho que a melhor frente seria a segunda ou terceira foto.
Mas a alternativa do hokidashi também é muito boa. Belo trabalho o das fotos.
Lrgullo, eu também acho que os melhores bonsáis começam com yamadori. Valeu pelo apoio.
A penúltima foto é de outra planta no mesmo terreno. Vou ver se ela vai rebrotar e procurar descobrir qual planta é. Por informações dos vizinhos, já sei que não é bougainvillea, como eu pensei inicialmente.
A última foto é só uma curiosidade do tronco de um limoeiro, que está carregado de limões, apesar de estar oco.
Abraços
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 11:25 pm Assunto: |
|
|
Igor, momento certo para o yamadori é no fim do inverno. Daí tem grande chance de sua pitangueira vingar. Elas são bem resistentes ao yamadori. Quanto a estilização, eu não faria uma poda baixa. Deixaria este tronco para trabalhar como madeira morta no futuro, fazendo um mix de madeira morta com a folhagem dos futuros galhos. Como? Bem, isso só se poderá dizer depois da planta recuperada e tendo então a certeza do que estará vivo e o que terá brotação...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 11:20 am Assunto: |
|
|
O Elio disse tudo. Nada como uma pessoa mais experiente.
O Arzivenko fez alguns bons yamadoris de pitangueiras, talvez possa pedir uma dicas para ele também. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Igor Lima
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:30 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelas intervenções.
Elio, depois de fazer o yamadori, e colocar novas fotos, se não for incômodo, vou pedir sua opinião sobre estilização, usando a técnica de madeira morta.
Vou pesquisar também as fotos do Arzivenko.
Valeu pessoal.
Até mais. |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 10:56 pm Assunto: |
|
|
Igor Lima, vai ficar linda essa planta, acredito que legal ficaria a poda a cima dos brotes superiores na foto onde ela sugere patamares, que acho eu em meu humilde palpite que a sugestão da planta seja isso. Deixe uma margem de erro para cima que realmente poderá trabalhar a madeira morta e sem esforço fazer dois patamares logo a baixo, isso sem falar no nebari que se nota nessas fotos que é lindo... Aguarde o finalzinho do inverno e parabéns, abraço! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Igor Lima
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 8:35 pm Assunto: |
|
|
Fabricio,
Obrigado pelas dicas. Com bonsai, eu aprendi que é fundamental ter abertura para ouvir as opiniões das outras pessoas, que muitas vezes enxergam uma possibilidade que a gente não tinha visto antes, e que muitas vezes, revela-se a melhor saída mesmo.
Acho que a sua opinião veio nesse sentido, porque a idéia dos patamares, juntamente com a idéia de madeira morte, é muito legal.
Mais uma vez, grato pela intervenção. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|