|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 1:54 pm Assunto: Holvênia dulcis, ou uva do Japão... |
|
|
A Hovênia dulcis (Japanese Raisin Tree), conhecida popularmente como "uva do Japão", embora seu fruto não se pareça em nada com uvas, na minha opinião:
Possui um tronco robusto, com uma casca dura e rugosa, constituindo-se num ótimo material, quando mais velha, para a formação visando um bonsai. Planta resistente ao tempo inclemente do cerrado, sua melhor época é no período chuvoso, vez que quando o clima muda para estio, com temperaturas altas e umidade baixa, suas folhas ressentem-se bastante, ficando com uma tonalidade escura, com as bordas ligeiramente queimadas, como ocorre tambem com o acer palmatum.
Mas, tirante isso, permite um trabalho estrutural adequado, aceitando bem podas de manutenção e aramação. Esse material eu venho cultivando há oito anos:
Apesar do tronco com linha reta, os galhos receberam um movimento mais anguloso, para ficarem mais de acordo com a arvore na natureza:
Há uns seis anos o tronco apresentou uma necrose que me obrigou a uma escavação na madeira, como forma de conter o avanço do problema. O resultado foi um sabamiki:
Quanto mais velho fica o tronco, mais corticosa, dura e compacta se torna sua casca:
Apesar do tronco aberto com o sabamiki, o nebari impressiona, mostrando uma frente poderosa:
As folhas têm um formato bonico, uma cor vistosa, e devem ser continuadamente pinçadas para manter um tamanho proporcional, mais adequado:
Face a esse tipo de intervenção, constantemente aplicado, a planta não frutificou ainda. Mas pelo menos apresenta uma estrutura com uma ligeira harmonia.
Se alguem mais tiver experiencia com a espécie e quiser dividir informações, esteja à vontade. Ou se quiserem opinar, tambem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 2:11 pm Assunto: |
|
|
Deus do céu!
Nickyfury, quando eu ainda usava agasalho azul marinho com listras brancas, na pré-escola, me deliciava com essas frutinhas em frente da escolinha! Não sabia o nome, só que era comestível, e que tinha um adocicado fantástico nos cachinhos de fruta que se desprendiam e caiam.
Me trouxe lembranças lúdicas......
Achei lindo seu exemplar, e com certeza irei procurar nos viveiros por aqui uma mudinha da mesma.
Desculpe não ajudar em nada, mas não me contive a fazer tal comentário!
Acompanharei, e gostaria muito de ver uma foto dela "por inteiro"!
Grande abraço!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 2:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, oportunamente irei coletar outra imagem, mostrando ela "por inteiro" e posto aqui mesmo, ok? Não se desculpe, é muito importante termos referenciais sobre determinadas coisas, principalmente se coletados na nossa infancia. Muito do que hoje eu cultivo em meu viveiro, aliás, é calcado em experiencias advindas da minha juventude, tambem. Não é por ser um "velhinho gagá", que eu não me importe com isso, ainda.
Fico feliz em saber que gostou e que pretende ir atrás da sua. Ela aceita bem alporquia, de maneira que vc pode obter um material mais robusto, caso encontre uma arvore antiga na sua cidade. Pega bem por estaquia tambem, se fizer na primavera. Se comprar muda nova, em viveiro, dê uma aramada no caule, para dar um movimento e deixar mais diferente, com formato sinuoso. Creio que um han kengai dessa espécie, frutificando, deve ficar show de bola. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 7:26 pm Assunto: Uva |
|
|
OLa amigo nyckyfury,mais uma vez nos brindando com seus trabalhos.Aqui na minha regiao tem muito deste exemplar mas as folas sao muito grandes vou apenas acompanhar este seu trabalho.
Abraços |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:28 pm Assunto: |
|
|
Compadre Fernando;
Como disse o Ricardo, esta planta também me trouxe lembranças da minha infância, na frente da minha casa havia uma planta destas, na qual nós empolecavamos (eu, meus irmãos e colegas) e nos fartavamos com a frutinha.
Lá nós a conhecíamos como uva do Pará e apesar de conhecer tão bem o seu viveiro, não sabia deste exemplar. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
André, é sintomático que a maioria dos bonsaistas "torça" o nariz para plantas com folhas grandes, quando se trata de formar bonsai a partir delas. Entretanto, isso é apenas algo postular, vez que no Japão, atualmente, há muito que caiu em desuso o hábito secular de só fazer bonsai com plantas que possuam folhas pequenas.
O questionamento para essa opção de cultivo retorna com a resposta das flores ou dos frutos, que são geralmente o que elas têm de mais atrativo. Na época correta, pode-se recorrer a uma desfolha total, afim de apresentar apenas essa caracteristica. Sem folhas, a planta mostra todo seu potencial, numa explosão colorida de flores ou de seus frutos.
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/d9/98/bonjiro_kumasan/folder/612946/img_612946_19996934_0?1304600808[/img]
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ed/c7/hanaboke8/folder/639911/img_639911_38006958_0?1298812612[/img]
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ed/c7/hanaboke8/folder/639911/img_639911_37997726_1?1298693641[/img]
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ed/c7/hanaboke8/folder/639911/img_639911_37906659_1?1297296074[/img]
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ed/c7/hanaboke8/folder/639911/img_639911_37800905_0?1298618407[/img]
Reparem que os troncos dessas plantas não são nem um terço da grossura da minha planta. O que torna as folhas ainda maiores, se comparadas aos caules.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:37 pm Assunto: |
|
|
Que beleza de trabalho Nicky, você captou com maestria as características desta árvore como ela se apresenta na natureza: tronco reto e galhos em ângulos. Parabéns.
A textura do tronco é incrível. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 9:07 pm Assunto: |
|
|
nicky vc venm trazendo saudades o cheiro da infancia de muitos como eu sabe q adoro essa planta fico ate emocionado ao lembrar de minha infancia inocente colhendo uva japonesa na calçada coisa q hoje nao vimos mais uma pena linda arvore amigo e espero vela em um vaso a sua altura nao deixe de mostrar tal riqueza a todos.
tem uma arvore aqui perto de casa sera q ela pega por estaca e se pega qual seria o tempo da estaquia abraço amigo. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 10:28 pm Assunto: |
|
|
Este é o amigo Nicky, sempre aprontando alguma para nós do fórum. Confesso que sempre torci o nariz para esta planta, pensando em termos de bonsai. Muito em função das folhas grandes, confesso. Mas depois de olhar o belo trabalho do amigo, estou mudando de opinião. Nunca coletei esta, não por falta de material, pois aqui em minha região ela se tornou uma verdadeira praga. Praga mesmo, pois está invadindo áreas de mata em recomposição e está se sobrepondo às nativas formando imensas áreas, de dezenas de hectares, onde passou a predominar. Quando frutifica, as sementes germinam aos milhões, abafando também a vegetação rasteria, conhecida como sub-bosque e assim ela "toma conta do pedaço". Outro dia estava sentado perto da casa de um amigo e minha mulher chamou a atenção para uma mudinha desta planta, cujo tempo de erosão havia trazido à tona um movimento bem interessante que antes era da raiz pivotande e agora virou tronco. Ela que me sugeriu de retirar para fazer um bonsai. Torci o nariz, mas sabe como é: a patroa a gente obedece. Então arranquei ela, meio sem critério e plantei num vaso, meio na torcida para que não vingasse. Mas ela brotou, maravilhosamente.
Bom, diante do que o amigo mostrou, não apenas vou passar a cuidar melhor dela, como também ir em busca de algum material interessante por aí.
Detalhe, não sei como ela se comporta aí no centro do país, mas aqui age como uma caduca normal. No outono as folhas ficam amarelas e caem totalmente, permanecendo sem folhas por todo o inverno, voltando a brotar com toda a força na primavera.
Valeu pelo incentivo Nicky, estamos entrando no inverno, o yamadori vai pegar (quando meu joelho terminar de sarar...rssrsrsssrs)
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 8:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio Luis, o grande problema com a disseminação descontrolada é justamente essa, uma invasão que não encontra barreira natural, e que aos poucos acaba por se impor de maneira irresponsável, causando prejuízo ao meio ambiente. A melhor forma de combater é retirando e aproveitando a madeira, seja na industria moveleira, vez que o cerne é duro o bastante para suportar bem esse tipo de adequação, seja apenas como combustível, para alimentar fornalhas, tipo as de padaria, por exemplo.
Enquanto não surgem propostas em um sentido ou outro, vá analisando um material adequado e retirando, para formar bonsai, que é outra ótima opção de controle.
Certamente, se o tamanho das folhas for algo meio dificultoso de se aceitar, trabalhe com plantas grandes, com troncos medindo uns 80 ou 90 cm, e um bonsai de até 1,20m, que estará tudo bem, havendo ótima harmonia visual incluso. Acredito que um Hokidachi ou mesmo um tronco duplo ou qualquer outro estilo possa ser bem desenvolvido a partir de troncos mais robustos e maiores, bastando apenas um pouco de paciência para formar a estrutura aerea compatível. Não deixe de postar para nós, aqui no forum, os trabalhos que empreender com "suas" arvores.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 9:56 am Assunto: |
|
|
Ricardo Guarido escreveu: | Deus do céu!
Nickyfury, quando eu ainda usava agasalho azul marinho com listras brancas, na pré-escola, me deliciava com essas frutinhas em frente da escolinha! Não sabia o nome, só que era comestível, e que tinha um adocicado fantástico nos cachinhos de fruta que se desprendiam e caiam.
Me trouxe lembranças lúdicas......
Achei lindo seu exemplar, e com certeza irei procurar nos viveiros por aqui uma mudinha da mesma.
Desculpe não ajudar em nada, mas não me contive a fazer tal comentário!
Acompanharei, e gostaria muito de ver uma foto dela "por inteiro"!
Grande abraço!
Do amigo, Ricardo. |
Lendo seu comentário, deu água na boca.... época boa em q eu estudava numa escola que tinha uma imensa árvore desta frutífera....
Festa pura quando os frutos caíam!!! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 10:05 am Assunto: |
|
|
É amigo Laudir!!!
Muitas boas lembranças traz esta planta do amigo Nickyfury! Me animei bastante a encontrar uma muda ou mesmo uma planta mais "adiantada"!!!
Lotava os bolsos de meu agasalho com estas frutinhas! Comia muito dela na escolinha! Época boa...preocupação só com brincadeiras e "estudos"!
Ô SAUDADE!!!
Nickyfury, realmente a planta cativa! Dá paz só de olhar as fotos! Imagino ao vivo!!!
Obrigado por compartilhar conosco!
Abraços!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 7:10 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Ola amigo nickyfury,ainda nao tenho forças nem conhecimento e muito menos coragem para me aventurar num exemplar destes se bem que com amigos como voces e tantos outros que tenho por aqui e que me conhecem nao seria muito dificil e sim com ajuda de todos uma realização para mim que sou principíante ainda engatinhando nesta arte.Um dia chego perto de voce e de outros amigos que aqui tenho para postar otimos trabalhos assim como voces trabalham,por enquanto paciencia e muita paciencia e ensinamentos de todos voces.
Abraços |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 10:38 pm Assunto: |
|
|
Esta fruta e uma delicia, tinhamos um pe dela em casa, chega a atingir grande porte, responde muito bem a podas, e tem um crescimento muito vigoroso e rapido, as frutinhas sao doces ao extremo, eu, como todo moleque criado em cidade do interior ficava o dia todo comendo fruta no quintal, direto da fonte, kkkk. Mas e muito doce, quando bem maduras chegam a sofrer alguma fermentacao adquirindo ate um certo teor alcoolico, muito pequeno mesmo, quase imperceptivel.
Belo exemplar, parabens. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|