|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RPfitscher
Registrado: 20/01/11 Idade: 48 Mensagens: 10 Localização: Taquara-RS
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 3:24 pm Assunto: CAJUZEIRO |
|
|
Boa tarde a todos,
Ganhei uma muda de cajuzeiro, moro no RS, e se alguém souber algumas dicas de cuidados, tipo melhor época para podas, transplantes, aramações, desfolhas, adubação, assim como outras características pertinentes
Desde já agradeço
Rodrigo |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 4:30 pm Assunto: Re: CAJUZEIRO |
|
|
Olá RPfitscher
Posta as fotos pra gente ver e opinar melhor.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Jun 12, 2011 10:25 pm Assunto: |
|
|
Olá, amiguinho!
Bom, aqui estão algumas dicas sobre a planta, mesmo que eu não tenha experienciado muito com ela.. ^^"
O cajueiro, como sabemos, demonstra gostar de climas quentes, então acho que o primeiro procedimento é lhe proporcionar um local com boa temperatura, e em segundo lugar... de acordo com o que aconteceu comigo, ele dmonstrou ser um pouco temperamental..
Digo, quando comprei uma muda, que veio em solo fértil, logo a transplantei para um substrato drenante (mas com uma constituição bem louca, por sinal - a inovação foi além do limite xDDD). Em poucas semanas a planta morreu, e não teve mini-estufa que a salvasse. Sugiro que proporcione uma temperatura adequada a ele e deixe-o lá até que se acostume com o tempo daí - você perceberá quando isso acontecer. Se possível, faça uma estufa que tenha uma certa ventilação para evitar fungos.
No mais, é isso o que posso dizer. ^^
Posta mesmo umas fotos, que fica melhor.
Boa sorte com ela!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
RPfitscher
Registrado: 20/01/11 Idade: 48 Mensagens: 10 Localização: Taquara-RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 9:46 am Assunto: |
|
|
Bom, ganhei uma mudinha colhida aqui no litoral, apenas 2 folhas, muito novinha. Permaneceu em um copo d´água durante 6 dias, então coloquei ela num solo drenante em uma mini-estufa que fiz com idéias de outro post. Obrigado pelas dicas. Vou tirar umas fotos e mostrar aqui, masnão tem muito a ser visto, num primeiro momento tenho que aguardar ela desenvolver suas raizes e crescer um pouco mais.
Obrigado.
Rodrigo |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 5:29 pm Assunto: |
|
|
não e querendo ser pessimista. mas...
não achei ninguem aki no forum q disse ter uma muda de caju q tenha durado mais de 3 meses...
eu so ex. peguei 3 mudas, pequenas la no sitio com raizes e tudo q tem direito, moreu tudo junto... la no sitio elas nacem igual praga mais se agente resolve cuida dela ae ja era...
tenha muito cuidado com ela pq a chance dela morer e muito grande, esperimente procurar alguem q tenha 1 esemplar de Bonsai de caju pra vc ver. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 6:59 pm Assunto: |
|
|
Ou talvez a melhor forma de cultivo seja plantando-a no solo, em local de clima adequado, e ir moldando-a para posteriormente realizar um yamadori. Além disso, demonstra ser muito sentimental - sensível, melhor dizendo. xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 9:15 pm Assunto: |
|
|
Como admirador de nativas que sou, não poderia de deixar de ter uma muda de caju.
A minha mudinha eu comprei em uma cidade um pouco mais ao sul de onde eu moro, e como lá o clima é um pouco mais húmido do que aqui, ela perdeu todas as folhas.
Como eu havia comprado outras mudas de diversas espécies, e a maioria também perdeu as folhas ao se adaptar ao meu micro-clima, não me preocupei.
Agora, ela já começou a brotar denovo, e há, mais ou menos um mês, retirei-a do saquinho e, sem mexer no torrão, a transplantei em um vaso plástico bem grande para adaptação. Até agora ela está bem bonita, e completando 5 meses de idade.
O substrato que eu usei foi 75% de areia grossa, 5% de matéria orgânica, e 20% de terra preta.
Abraço. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 9:52 am Assunto: |
|
|
Ótimo, Thiago!
Ainda pretendo tentar um bonsai de caju, mas acho que não será agora. De qualquer modo, essas informações são de grande valia para nós.
Pergunta: quando comprou sua mudinha, deixou-a "quieta" para se adaptar ao local? E colocou-a em mini-estufa? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 6:27 pm Assunto: |
|
|
no meu caso todas q peguei eu mexi nas raises, pode estar ae o segredo... no caso do amigo ae ate agora ele não mexeu nelas, e so de mudar de lugar ela perdeu as folhas... as minhas (invlusive 1 grandinha ja) simplesmente muxaram e foram definhando ate secarem tudo, a maior foi a mais rapida sedo duma vez como se tivesse arancado e dixado secar. oq me intriga e q la no sitio elas nacem e crescem de boa duas das q e trouxe mesmo 1 tinha uns 3cm ja tinha sido quebrada e tinha brotado denovo tava numa terra dura igual pedra, a outra tinha 2 marcas 1 q quebro e se regenero fazendo uma boa ondulação e a outra era a ponta q ja tinha sido quebrada tb e brotado denovo, e mudei de boa coloquei na sobra com bastante raiz mantive a agua de boa na sombra e em +ou- 5 dias tava sequinho |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 7:38 pm Assunto: |
|
|
Guilherme,
Quando eu a comprei, não mexi nela não... Esperei um mês e meio antes de mexer. Não coloquei em estufa também, pois o local de onde ela veio era mais frio do que aqui onde eu moro. A única coisa que eu fiz foi colocá-la à meia sombra, talvez por isso ela tenha perdido as folhas. Mas isso não é de todo ruim, pois ela, que estava crescendo para cima, emitiu um broto lateral
SMART2,
É verdade, eu acredito que o segredo deve estar mesmo nas raízes, já que não mexi quase nada nelas até agora. Acredito que se trata de uma planta que sente muito quando mexemos na raíz, então seria bom apenas fazê-lo na época adequada, e mesmo assim, quando ela já estiver com uma boa estrutura, pois assim ela não sente tanto.
Valeu pela dica. Vou ficar um bom tempo sem mexer nela. hehehe. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 10:47 pm Assunto: |
|
|
Que bom! Realizarei os mesmos procedimentos quando adquirir uma muda de cajueiro!
Obrigado pelas informações!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|