FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Juniperus Horizontalis(Jacaré).
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 12:32 am    Assunto: Juniperus Horizontalis(Jacaré). Responder com citação

Olá pessoal....

Adquiri esta planta faz umas 2 semanas.. e to querendo trabalhar a danada...

Olhando ela de cabo a rabo..... percebi dois estilos... cascata e um moyogi...

To percebendo um moyogi incrível.. mas precisaria enxerter um galhinho na segunda curva a direita..... Se eu seguisse esta linha qual seria a melhor época para enxertia em jacaré? se é q dá pra fazer.

Vejam as fotos...

Lateral...

Reparem no nebari desta planta.. eu nunca havia visto em jacaré..
quando vi comprei na hora...

Aqui depois de retirar os galhos podres, mortos e secos. Reparem. Não sei se dá um kengai... pq teria que torcer muito...

Aqui inventei uma técnica pra corrigir o nebari.. não sei se funciona.. mas não custa tentar... eu fiz uma presilha para posicionar a raiz... depois que posicionei todas e cortei 2 que estavam cruzadas, cobri com substrato... será que dá certo?

Editado pela última vez por Mcdonald em Qua Jun 15, 2011 12:43 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 12:42 am    Assunto: Responder com citação

Aqui um galho que iniciava bem no pé da planta.... não achei que ficaria um bom jim por isso decidi retirar...

Reparem nesta raiz cruzada... retirei... será que fiz certo?

O galho da direita estava morto e como saia juntamente com o da esquerda resolvi retirar tb... com jim ficaria meio esquisito...

Havia um moooooooooooooooooooote dessas coisas brancas no planta... eu não sei o que é isso, mas retirei todas.. Acho que são parasitas... e não sei se fiz certo em retirá-las.... usei uma escova de dentes de cerdas duras... deu um trabalhão. pq tinha muitas mesmo..

Bom pessoal por enquanto é isso ai..

Eu vizualizei o moyogi pq não quero perder o nebari dela... e se tiver que fazer cascata.. não sei se consigo...

Estou aberto a sugestões e críticas..
podem puxar a orelha se fiz alguma coisa errada...

Abração
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald, bela aquisição, achei muito atrativo mesmo o nebari deste exemplar, se tivesse achado algum assim também compraria na hora.
O negócio branco que retirou com a escova é liquén, pelo que li a respeito não faz mal, inclusive coopera em simbiose com a planta, ele só sobrevive onde o ar é puro, se tiver muita poluição desaparece.
Quanto ao seu jacaré, acho que o melhor estilo a seguir é o moyogi mesmo, haja visto o bom nebari, se for precisar fazer enxertos, ele aceita muito bem. Desejo sucesso no desenvolver do seu bonsai!
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Alcides Junior escreveu:
Mcdonald, bela aquisição, achei muito atrativo mesmo o nebari deste exemplar, se tivesse achado algum assim também compraria na hora.
O negócio branco que retirou com a escova é liquén, pelo que li a respeito não faz mal, inclusive coopera em simbiose com a planta, ele só sobrevive onde o ar é puro, se tiver muita poluição desaparece.
Quanto ao seu jacaré, acho que o melhor estilo a seguir é o moyogi mesmo, haja visto o bom nebari, se for precisar fazer enxertos, ele aceita muito bem. Desejo sucesso no desenvolver do seu bonsai!

Valeu Alcides....

Quanto ao enxerto... em que época posso fazer? Fica muito feia a cicatriz?
Acho que vou ter que esperar pelo menos uns 6 meses, pois, onde quero o galho é bem onde fiz uma curva pra esquerda e forçou bastante. Se eu cortar lá agora, acho que quebra...
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mc, excelente nebari. Acho que sua técnica de correção vai dar certo.
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 12:30 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:
Olá Mc, excelente nebari. Acho que sua técnica de correção vai dar certo.

Pow véi..... tomara viu....

acho que se der certo, este é um dos macetes que só se aprende tentando...rs

Fica ai pra quem quiser aprender...
abraço
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Mc,

Acho que ñ seria necessário um corte p/ enxertia, mas precisariamos ir lá na chácara pegar uma mudas novas, que chato!!!rsrsrsrs.

Dê uma olhada neste link: http://www.bonsaihouse.com.br/site/2010/06/16/enxerto-de-encosto-em-junipero/

Dê tb uma olhada na resposta nesse link: http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=3648&sid=073b5ef18e4b3314eb6d43db9925d398

Gde abraço amigo.

PS: mandaram as fotos do encontro?

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pow Marcio.. ainda não mandaram....
to na espera...rs.... quanto a voltar lá.. estamos querendo ir sábado... tá afim?
valeu pela resposta.. acho que vou tentar..... só uma pergunta.. o pinheiro negro tb é considerado juníperu? pq vi vários vídeos de enxertia de pinheiro negro.
abraço
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

Por acaso vc podou o âpice? Nas fotos ñ fica claro. Pode fazer um auto-enxerto utilizando o âpice como novo galho.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Mc,

eu ja tracionei, e direcionei raiz de buxus, pitanga, ficus , de junipero ela e mais mole , mas com o tempo com certeza ficara no molde!.. com ficus e rapidex!!

abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá escreveu:
Por acaso vc podou o âpice? Nas fotos ñ fica claro. Pode fazer um auto-enxerto utilizando o âpice como novo galho.

Donegá.. não podei não.. eu tirei umas fotos boas.. mas a máquina deu pau e corrompeu elas.... pensei no caso de fazer enxertia usar um galho dela.. deixei um até preparado... dei uma pinçada de limpeza.. ficou bom.. tá no jeito... to querendo fazer a enxertia por encosto que nem me falou....
acho que vai dar certo....

Gustavo...

muito obrigado.... tomara que de certo mesmo...... vou deixar coberto por um bom tempo. No ano que vem eu faço o transplante e continuo trabalhando o nebari....
abraço
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

fala mc onde comprou essa foi la no japa ta bonita vai dar um lindo trabalho agora e mao a obra amigo. vamos marcar com a galera novamente pra ir la o inar mandou a foto pra vc q tiramos abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Mc,

Os pinheiros são tb uma subespécie da família maior das coniferas. Acho que as técnicas de enxerto são semelhantes, acredito apenas que os pinheiros tenham uma resposta mais lenta ao procedimento.

Qto a sábado, seria ótimo, porém neste sábado tenho um compromisso logo de manhã. Pretendem ir logo cedo, cm no outro dia? Tô querendo mt voltar lá.

Qto as raízes, ñ pretende mexer agora né, acho que a época ainda ñ é propicia. Andei dando uma pesquisada e os juniperos ñ tem mt exigência ao tipo de solo, porém o mesmo deve ser bem drenante, tb achei alguma coisa sobre ñ usar substrato alcalino, mas nada mt concreto, ou seja, ñ era uma matéria mt elucidativa. Mudando um pouco de planta, o shinpaku que vc tem, qual o substrato que usou na mamadeira? Se for o mesmo que eu acredito que achamos o problema p/ o pouco desenvolvimento, levante o escorredor com cuidado p/ ver se houve bom desenvolvimento das raízes. Usei terra preta e esterco curtido, porém pelo que notei, além de ficar compactado ele mantém muita umidade e as raízes dos juniperos acabam por apodrecer. Vou trocar a mistura da mamadeira, colocando apenas areia grossa e exterco curtido p/ ver o resultado, quando for transplantar o horizontales, vou passá-lo p/ um vaso maior direto sem escorredor e substrato bem drenante. Se pensarmos nos que vemos por ai, todos ficam em vasos de plástico comum e se desenvolvem bem, é só ver os que tem lá na chácara.

Natura Bonsai Brasil

Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 11:09 am    Assunto: Responder com citação

carlos claro escreveu:
fala mc onde comprou essa foi la no japa ta bonita vai dar um lindo trabalho agora e mao a obra amigo. vamos marcar com a galera novamente pra ir la o inar mandou a foto pra vc q tiramos abraço.

Carlos.... essa aqui é aquela que ele queria 50,00.... rs... lembra?
Eu fiquei apaixonado com o nebari dela.. coisa de loco, já que os juníperus tem essa dificuldade..

Donegá....
O substrato que uso para as coníferas em geral.. é 70% areia grossa e o restante de terra comprada em gardem... e não morreu nenhuma ainda... aquele jacarézinho que peguei no nakamura com vc, ainda não transplantei pq acabei de mecher na copa.... e uma coisa que aprendi é,,, se não quer perder a planta, ou mecha em suas raízes, ou em sua copa. Isso reduz e muito e estresse e aumenta as chances de sucessso.... Depois que comecei a fazer isso não perdi mais nenhuma...

Claro que tem excessões... como por exemplo a primavera que retirei de um vaso faz poucos dias... mas não tinha outra escolha...... agora é torcer pra dar certo... esse jacaré ai.. pretendo transplantar somente no ano que vem.. não tenho pressa, até pq, eu acabei de reposicionar o nebari e quero ele perfeito.... ano que vem eu dou uma trabalhada legal.
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2011 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal...

Como fiquei devendo uma foto da planta inteira, aqui está.
Percebam que deixai um galho no apice e ele será podado assim que a torção se lignifique e eu possa fazer uma enxertia.

Ainda falta muita torção, estou esperando mais um pouco para poder continuar a dar mais movimento.

Seria possível eu torçer mais? Pois começei a escutar uns estalidos de quando está quebrando a madeira.

abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: