|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
hugopt

Registrado: 16/11/05 Mensagens: 27 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Ter Dez 06, 2005 12:37 pm Assunto: PH |
|
|
Olá gostaria de saber até q ponto devo me preocupar c PH do substrato. Como faço essa mensuração? Terra vegetal adubada q vende em viveiros pode ser usada? Valeu _________________ " A única coisa que pode dar errado é o céu cair sobre nossas cabeças!!!" - Abracurcix, Chefe da aldeia gaulesa. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Dez 06, 2005 4:43 pm Assunto: Re: PH |
|
|
Olá Hugo,
Nao devemos e devemos nos preocupar muito com o PH do nosso substrato para Bonsai. Não é necessario ser exato na medição do PH e nem tao pouco balancear os solos para a mistura ate atingir o PH ideal para um tipo de planta. Podemo nos basear no seguinte, uma Azaleia gosta e muito de um solo bem Acido e rico em ferro, entao lhe proporcionaremos um solo Acido e rico em ferro, e nao calcularmos que ela gosta do PH do solo entre os numeros 3 e 5 da tabela de PH. A mesma coisa para os pinheiros que preferem solos mais Alcalinos (nem todos), se um pinheiro gosta de um solo alcalino e bem drenado, o faremos, sem nos preocupar com a exatidao do PH, so quem esse tipo de preocupação, a Alcalinidade. Mas se quiser pode usar um papel de tornar sol (nao sei como se escreve), que se vende em qualquer farmacia e medir o PH de suas plantas e saber se estao certinhos ou nao.
A terra vegetal adubada, pode ser usada sim, desde que a planta nao tenha sofrido uma poda de raizes. Ja que nao é aconselhavel aduba-la neste periodo, apesar que conheço amigos que utilizam sem maiores problemas, mas eu particularmente nao gosto. É so uma opniao amigo.
Espero ter ajudado. T+.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Dez 08, 2005 10:42 am Assunto: |
|
|
Oi Hugo !!!!!
Existe um aparelho para medição de PH. Sábado quando nos encontrarmos, me lembre para lhe mostrar como funciona.
A pessoa que sabe onde vende e preço é o amigo Marco Nascimento.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Ter Dez 27, 2005 8:51 pm Assunto: PH |
|
|
amigo quando descobrir o nome do aparelho e o preço medio favor me avisar _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|