|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 10:32 am Assunto: |
|
|
Pô Mac, está planta nos passa a sensação de muita força, aguentou um "tornado"rsrs.Vai fica muito bom, estou contigo nessa, sigo acompanhando a evolução do trabalho... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 12:54 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo e Marco...
Obrigado pela força... Eu segui o que o grande Nick disse, e não é que deu certo!!!!
Acho que esse mame vai ficar incrível... mas já vi um erro meu... deveria ter feito o shari antes.... todavia, o tronco não estava muito propício devido aos caroços, que eram muitos todavia. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 1:15 pm Assunto: |
|
|
Voua acompanhar po que não sei nada sobre esta técnica. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 38 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 1:16 pm Assunto: |
|
|
Cara o shari é bom vc fazer depois que escolher a frente. Agora larga ela num canto e esquece... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 1:16 pm Assunto: |
|
|
Puxa Mc, ficou demias cara. Sabe por quanto tempo deixará o arame na planta para ela ficar no formato? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 1:25 pm Assunto: |
|
|
Nikkei....
Pelo que ando estudando, no caso do Shimpaku, o arame deve ser deixado por 8 meses, desde que não começe a marcar a casca. Mas como usei a borracha, acho que não vai marcar. Se estiver errado me avisem..
Uma coisa que percebi com as experiências...
Eu trabalhei um jacarézinho faz uns 20 dias e não apertei tanto a borracha. Na hora de torcer, começou a rachar a madeira, e olha que os movimentos nem chegam a metade destes daqui. E esse shimpaku, eu apertei bastante e nem sinal de quebrar. Dava até para torçer mais. rs.
Será que tem alguma coisa haver, ou é coincidência?
Ela será deixada lá... quietinha.... hehehe.. só vou mecher no inverno que vem. Ahhh e para tirar o arame é claro... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 2:04 pm Assunto: |
|
|
Juro que fiquei com vontade de trabalhar uma assim.. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
Mc, tudo bem?
Alguns pequenos comentários:
1. A técnica é essa mesmo, como disse o nobre amigo Nicky!
2. Realmente o shari deveria ter sido feito antes. Mas, não tem problema só que depois, ficará mais difícil de fazer um bom trabalho.
3. O Shimpaku tem muito mais maleabilidade do que o Jacaré. Dá até para dar nó no tronco.
4. Para um trabalho no futuro, em outra planta, atente para as curvas. Elas não devem ser sequenciais, ou seja, faz uma volta para um lado e muda de direção fazendo a outra volta para outro lado.
Apenas alguns detalhes! Bom trabalho! Deixe, no mínimo 01 ano.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 3:37 pm Assunto: |
|
|
Nossa mãe, ele não quebra não ? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Grande Mc e Elio
Esta tecnica de torção é uma velha tecnica descrita por John Naka.
Nesta descrição recomenda-se fazer o shari antes de arrama-lo.
Eis o sate com uma pagina detalhada do trabalho.
http://www.bonsaimorrovelho.com.br/bcmv_mt_naka1.html |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 5:03 pm Assunto: |
|
|
Ederson escreveu: | Grande Mc e Elio
Esta tecnica de torção é uma velha tecnica descrita por John Naka.
Nesta descrição recomenda-se fazer o shari antes de arrama-lo.
Eis o sate com uma pagina detalhada do trabalho.
http://www.bonsaimorrovelho.com.br/bcmv_mt_naka1.html |
Ederson.....
Muito obrigado pela matéria....
Interessantíssima. São duas técnicas distintas, mas infinitamente esclarecedoras.
grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 9:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mc, certamente não há nada a condenar nem criticar em seu trabalho. O caminho é esse mesmo que apontei, mostrando trabalhos de bonsaistas japoneses, que há muitos anos vem desenvolvendo suas plantas nesse sentido, isto é, aprimorando primeiro o tronco, para só então ao cabo de alguns anos, ter em mãos um material de qualidade técnica superior com que formar lindos bonsai.
Para mostrar que o caminho é esse apresento a voce o bonsaista Francisco, dono de uma mega floricultura em BH/MG. Eu o conheci em 2003, na reinauguração do espaço Terra Bonsai, pertencente ao bonsaista Rock Junior. Desde aquele ano, Francisco tem envidado esforços no sentido de melhorar as plantas que cultiva, formando materiais como o junipero comunis enxertado com shimpaku em que aparece tendo ele ao fundo, melhorando o shari do tronco:
As curvas sinuosas dessa planta foram feitas por ele (ou por algum funcionário dele, sob sua severa orientação), há anos, e agora a planta pode finalmente ser trabalhada. Veja abaixo a imagem de alguns juniperos comunis, outra variedade, que ele levou para o evento Bonsai 2011, no Atelier do Dom Mario:
Reparou na sinuosidade do tronco e dos galhos primários? Na extensão do shari? Show de bola, show de planta.
A vantagem do cultivo dessa variedade de junipero (comunis) sobre o shimpaku é a velocidade de crescimento. Com uma adubação sistemática, rega controlada e solo adequado, ele cresce e engrossa até 100 vezes mais que o shimpaku. Atualmente, o Carlos Tramujas apresenta-se nos eventos fazendo demonstrações em que mostra trabalhos realizados em junipero comunis enxertados com shimpaku por ele. Como o Tramujas "pegou o bonde andando", isto é, teve que aproveitar material antigo, plantado originalmente com destinação ao paisagismo, não teve "sorte" em encontrar um material de qualidade técnica superior como as plantas que o Francisco, há anos, cultivou com essa sinuosidade toda.
Claro, a sinuosidade que ora mostra em seus juniperos foi conseguida bem no inicio, quando eram menos que mudas: talvez galhos de uma planta maior, devidamente aramados, que mais tarde sofreram alporquia ou segmentação para enraizarem. Hoje estão aí, vendidos a peso de ouro, aliás.
Como vê, até podem surgir alguns "detratores" ao seu trabalho, Mac, mas duvido que as críticas possam suplantar a qualidade técnica inegável que voce irá conseguir daqui a alguns anos em suas plantas. Um abraço e continue assim, que vai muito bem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 9:39 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Citação: |
Como vê, até podem surgir alguns "detratores" ao seu trabalho, Mac, mas duvido que as críticas possam suplantar a qualidade técnica inegável que voce irá conseguir daqui a alguns anos em suas plantas. Um abraço e continue assim, que vai muito bem.  |
Noooossa Nick....
Jamais pensei que iria ouvir isso. Pensei que iria me dar alguma dica, sugestão.
Estou muito lisonjeado e agradeço do fundo do coração suas palavras.
Um grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 10:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
Em relação ao tempo que deve ficar aramada a planta, pode ser superior ao um ano sugerido pelo nobre amigo Elio. Pode chegar a dois ou tres anos, sem nenhum problema. É algo interessante aliás, que irá ocorrer ao tronco estando assim envolvido pelo arame durante tanto tempo: crescerão sulcos entre as voltas do arame, que irão propiciar um resultado ainda mais vistoso e interessante, vez que voce poderá retirar a casca dentro dos sulcos, criando shari nejikan (em toda a volta do tronco).
Os movimentos ideais sáo realmente no sentido em que o nobre amigo Elio salientou: para lá, para cá, para acolá. Assim, as curvas ficam menos monotonas. Eu, ao aramar shimpaku ou itoigawa ou qualquer outro junipero, faço sempre isso: aramo e dou movimentos sinuosos em vários sentidos, quase "quebrando" o galho com algumas curvas mais acentuadas, volteando para todos os lados, para ficar bem mais interessante. As vezes, quando há mais de um caule na mesma planta, faço volteios variados, baixando um galho bem sinuoso até ficar numa posição como se fosse fazer um kengai, ou então puxando para cima, tipo um parafuso, ou para os lados, mas sempre seguindo orientações variadas, para não criar monotonia nas curvas.
Mas vamos considerar bom o seu trabalho, afinal foi o primeiro e merece todos nossos aplausos pelo resultado que voce logrou atingir nele. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 1:19 am Assunto: |
|
|
Agora vai uma dúvida...
Lendo aqui e ali hoje, vi sobre estes sulcos que farão um shari, mas no caso, eu não deveria ter deixado de usar a câmara de ar para poder lograr este resultado, ou mesmo com a câmera vai dar certo?
Esta foi minha primeira experiência com shimpaku, mas pode ter certeza que na próxima vou fazer como diz. Movimentos variados.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|