|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 3:43 pm Assunto: Estilizando um Junipero Jacaré |
|
|
Olá amigos,
Esta planta foi adquirida em 08/06/11 e a 1ª intervenção foi feita na data de ontem 18/06/11.
Antes das intervenções
Inicio da Limpeza
Limpeza Geral
Colocação de Ráfia e Arame
Colocação do Fitilho p/ Proteger a Ráfia e Início das Torções
Mais algusn Arames
Trabalho Finalizado
Aguardo a opinião dos amigos.
gde abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 7:34 pm Assunto: |
|
|
Valeu Leão,
Qto ao vaso, vou começar a pensar nisso em agosto ou setembro, meses propícios ao transplante, porém ainda estou na dúvida qto a colocá-la em um vaso p/ bonsai ou em um vaso de treinamento por mais 1 ou 2 anos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 7:39 pm Assunto: |
|
|
Donegá!
Bom trabalho! Acho que ficará uma bela planta.
Faço apenas 2 ressalvas:
1. O tronco, após a parte horizontal ele cai na vertical fazendo um ângulo de 90 graus ( penúltima foto). Precisaria mudar a direção para suavisar esse ângulo.
2. A copa se dirige para o lado contrário á cascata. Deveria seguir a mesma direção, para a esquerda.
Na minha humilde opinião, fazendo isto, ela ganhará muito em beleza e harmonia.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 9:46 pm Assunto: |
|
|
Eeeeeeeeeeeeeeeita Marcio...
Trabalho bem feito heim.. pow.. podia me ensinar a usar a ráfia né...rs..
Quanto ao vaso.... se fosse minha faria como disse. Deixaria engordando mais um ano ou dois... hehehehe... enquanto isso vai adensando mais a copa e corrijindo um movimento aqui, outro ali....
No Mês de agosto fica perfeito para transplantar (final do inverno)... e acho que ficará melhor assim...
abração meu velho. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 10:40 pm Assunto: |
|
|
muito bom trabalho donega seguindo a orientaçao do nosso amigo e professor elio acredito q vc vai ter um belo bonsai abraço. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 8:57 am Assunto: |
|
|
Olá Gde Elio,
Veja se é isso que propôs:
Qto ao ângulo de 90º (se for onde indica a linha vermelha), na verdade nesse ponto existe uma semi-curva, na 4ª foto de baixo p/ cima, onde foi tirada de um ângulo superior acho que fica bem visível. Caso ainda assim ache que deve ser mudado por favor oipine.
Qto a copa, seria esse o movimento proposto, indicado pela linha vermelha?
Aguardo sua opinião.
Gde Mc, qto a utilização da ráfia, com certeza vou te passar o pouco que sei, era p/ ter feito isso, mas ñ deu tempo, vc mexeu na planta assim que ela chegou, rsrsrsrs. Me ligue que conversamos. Obrigado pelo elogio ao trabalho.
Gde Carlos, tb te agradecendo pelo elogio e dica de escutar os mais experientes, no caso o amigo Elio, que já me passou orientações valiosíssimas.
Fiz um post no meu blog, por favor se possível peço que leiam e critiquem se for necessário, p/ que possa melhorá-lo.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 1:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Donegá!
Exatamente as duas anotações em vermelho.
Quanto ao ângulo, pode minimizar também mudando um pouco a frente da planta. Colocando quase como está nessa última foto onde vc colocou as linhas vermelhas, ou seja, rodando um pouco no sentido anti-horário.
Fazendo assim, não aparece os 90 graus, mas precisaria fazer outra curva logo após as marcações em vermelho, dobrando a cascata para o lado esquerdo, agora.
Quanto à copa, é isso mesmo: Mudar a direção!
Bom, eu acho assim, vejamos se alguém mais opina!
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 10:42 am Assunto: |
|
|
Olá Élio,
Me tire uma dúvida por favor. Qto a fazer a curvatura p/ esquerda, seria como fazer um "S" onde tem a marcação do ângulo reto, correto? Nesse caso a cascata sairia em direção contrária ao vaso, ou seja, o âpice ficaria p/ fora. Li em algum lugar que no caso do estilo cascata, o âpice deve vir de fora p/ dentro, ou seja, em encontro com o centro(linha mediana vertical) do vaso, sabe se é isso mesmo, pois então nesse caso devo deixar a planta desenvolver (alongar) mais o âpice e voltar a curvá-lo p/ dentro, correto? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
Donegá, é isso mesmo! Fazer o "S". A questão do ápice da cascata ficar alinhado com o eixo do tronco é um tipo de Kengai. Não necessariamente todos devem ser assim. Pode até fazer o "S" e depois puxar para dentro novamente. O 90 graus se esconde se vc mudar a frente, certo?
Veja exemplos:
 _________________ Elio
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 5:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio,
Sim os 90º só apararecem devido ao ângulo da foto. Vou tentar tirar outras e volto a postar. Valeu as orientações sobre diferenças dentro do estilo. Tb visualiso o seguinte, claro que com mais facilidade, pois estou a planta nas mãos, cm disse ao mudar o ângulo do foco os 90º somem, ao ver a planta, acredito que com o engrossamento do tronco isso, ficará ainda menos visível. O que acha? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 7:44 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Donegá. Vc captou a idéia!
Como vc disse, com a planta nas mãos, "vemos" melhor!
Depois, temos todo o tempo do mundo para irmos observando e corrigindo, se necessário!
abração _________________ Elio
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 26, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Pequenas modificações foram feitas seguindo as orientações do amigo Élio, porém ñ foram possíveis exatamente nos moldes indicados. O "S" mencionado fica muito difícil devido ao espaço curto até o primeiro galho a esquerda, então atenuei a curva p/ dimnuir a impressão do ângulo de 90º graus. Abri um pouco mais o galho que desce, ou o galho principal em relação ao vaso tb de forma bem sutil e trouxe o âpice um pouco mais acima, ou seja, o último patamar ficou mais horizontalizado e para dentro.
As ideias p/ o futro são: desenvolver o âpice alongando em mais patamares, ou seja, aumentando o número de patamares. O primeiro galho a esquerda, o mais grosso, poderá ser transformado em um jim, ou ser alongado acompanhado o movimento do tronco até certa altura.
O que acham?
Foto com as pequenas modificações:
 _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|