|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 3:29 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Arame o PV e posicione os ramos horizontalmente e fotografe por cima. Daí poderá ser visto se algum ramo deverá ser retirado. Mesmo assim, no verão se faz um tipo de pinçagem que promove brotação anterior.
abraço |
Gostaria de orientações sobre proceder ou não com o replantio ou "falso replantio" nessa época em pinheiros negros adquiridos juntamente com os postados acima.
Primeiramente quero esclarecer que o substrato que as mesmas estão me parecem bem antigos, apesar de ainda estarem bem drenantes, porém estão muito compactados, por isso não sei se a água esta vazando pelos cantos do vaso, entre o substrato e o vaso. Outro dia fui mexer em um e o substrato saiu totalmente grudado às raízes da planta. Em segundo plano, esclareço que a aramagem acima foi feita a cerca de um mês, e não sei se ainda é cedo para mexer na parte radicular.
Além dessas questões gostaria de lhe falar que o clima de Marília é relativamente quente (no inverno as temperaturas variam entre 18 e 25 graus - dificilmente faz mais frio) e as plantas estão em um terreno com sol direto o dia todo.
Se resolvermos trocar os substratos, pretendo utilizar uma mistura na proporção de 30%vermiculita, 30% pedrisco e 40% de areia grossa.
O que acha?
Desde já lhe agradeço...
Grande abraço. _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 5:13 pm Assunto: |
|
|
Rafael...
Estamos em uma época propícia para o transplante, mas devemos aguardar o final do inverno. Aguente mais um pouco e faça o transplante certo. Quanto a aramação não tem problema, pois, já faz mais de um mêse até lá vão ser 3.
Quanto ao frio. Não se engane. As plantas sentem a diferença sim, apeser de ser imperceptível para nós as vezes.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 7:37 pm Assunto: |
|
|
Rafael, faço minhas as palavras do Mc! Sem tirar nem pôr!
Quanto ao substrato, tire a areia e tire a vermiculita, deixe o pedrisco.
PN requer substrato mais seco.
No lugar coloque 40% de caco de telha ou tijolo e 30% matéria orgânica (Turfa, Condicionador de solo)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 8:02 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Rafael...
Estamos em uma época propícia para o transplante, mas devemos aguardar o final do inverno. Aguente mais um pouco e faça o transplante certo. Quanto a aramação não tem problema, pois, já faz mais de um mêse até lá vão ser 3.
Quanto ao frio. Não se engane. As plantas sentem a diferença sim, apeser de ser imperceptível para nós as vezes.
Abraço |
Valeu pelas dicas Mc!
Mas gostaria de saber se será muito prejudicial fazer o replantio no final de julho, daqui a um mês, pois preciso aproveitar minhas férias para tal.
Ahhhh e tenho problemas em adquirir cacos de telha na granulometria correta. Não sei o que fazer.
Abraço _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 8:04 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Rafael, faço minhas as palavras do Mc! Sem tirar nem pôr!
Quanto ao substrato, tire a areia e tire a vermiculita, deixe o pedrisco.
PN requer substrato mais seco.
No lugar coloque 40% de caco de telha ou tijolo e 30% matéria orgânica (Turfa, Condicionador de solo)
abraço |
Obrigado Elio.
Mas não sei onde encontrar cacos (alias sei mas o cara me cobra muito caro, quase 8 reais o kg).
Bom nem a turfa....
Se puder ajudar com dicas. Moro em Marília e trabalho em SP.
Será que no mercadão?
Abraço _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 8:29 pm Assunto: |
|
|
Rafael, moro em Curitiba e tenho pouco conhecimento da tua região.
Vamos ver, quem sabe alguém aí dessas bandas pode te ajudar.
abraço
PS.: 8 reais o kg de caqueira é um roubo. Pago por aqui 1,40 ! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 12, 2011 12:57 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Rafael, sobre o Metsumi me lembre para conversarmos em outubro.
abraço |
Amigo....
Gostaria de saber como proceder ao metsumi....
Acho q as velas não desenvolveram tanto, foram poucas.
Abraço. _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Out 12, 2011 10:56 am Assunto: |
|
|
Rafael Salviano escreveu: | Elio escreveu: | Rafael, sobre o Metsumi me lembre para conversarmos em outubro.
abraço |
Amigo....
Abraço. |
Fala ai Rafael... Blz?
Conseguiu fazer o transplante? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 12, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Rafael Salviano escreveu: | Elio escreveu: | Rafael, sobre o Metsumi me lembre para conversarmos em outubro.
abraço |
Amigo....
Abraço. |
Fala ai Rafael... Blz?
Conseguiu fazer o transplante? |
Fala Mc!
Consegui sim... fiz no final do prazo, em 15 de setembro... Até agora reagiram bem.
Tenho que tomar diversas providências com os pinheiros, mas tenho muita dúvida ainda. Por exemplo o metsumi.
Além disso em novembro devo separar os melhores brotos né?
Se puder me ajudar.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 12, 2011 12:43 pm Assunto: |
|
|
Rafael, o metsumi se faz em final de outubro, se a planta estiver bem saudável e com as velas já longas. Se ainda não estão é melhor esperar um pouco......até final de novembro.
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 13, 2011 8:35 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Rafael, o metsumi se faz em final de outubro, se a planta estiver bem saudável e com as velas já longas. Se ainda não estão é melhor esperar um pouco......até final de novembro.
abraço |
Mais uma orientação, por favor, Amigo:
No caso dos pinheiros utilizei uma mistura bem diferente da que havia dito.
Coloquei pedrisco grosso, casca de pinus e argila refrataria moída, tudo em proporções iguais e peneirados entre 3 e 7 mm.
Li alguns artigos sobre não colocar nenhuma matéria rica, nem mesmo condicionador. Optei pela argila pois fica bem mais em conta para eu comprar, uma vez que me cobram bem caro os cacos moídos.
Nas raízes coloquei umas pitadas de microrrizas.
Acho que até agora estão reagindo bem. Mas faz só um mês.
Fiz corretamente? _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 13, 2011 8:47 pm Assunto: |
|
|
Rafael, sinceramente...........na minha modesta opinião quem te deu informações sobre não usar matéria orgânica em PN está totalmente errado.
Vamos lá! O que vc fez, tá feito, mas o correto seria:
1. Argila expandida tem muito aluminio (tóxico para a planta). Quando triturada e em contato com umidade ela diponibiliza o aluminio para a planta.
2. Se não tiver matéria orgânica não há condições de sobrevivência de microorganismos e assim não há como efetuar adubação orgânica, pois essa adubação precisa dos microrganismos para decompô-los e transforma-los em íons de sais minerais que é a maneira como a planta se alimenta.
3. Adubando somente com químico as micorrizas podem não sobreviver.
Claro que o PN não irá morrer mas não terá o desenvolvimento que poderia ter.
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 13, 2011 9:18 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Rafael, sinceramente...........na minha modesta opinião quem te deu informações sobre não usar matéria orgânica em PN está totalmente errado.
Vamos lá! O que vc fez, tá feito, mas o correto seria:
1. Argila expandida tem muito aluminio (tóxico para a planta). Quando triturada e em contato com umidade ela diponibiliza o aluminio para a planta.
2. Se não tiver matéria orgânica não há condições de sobrevivência de microorganismos e assim não há como efetuar adubação orgânica, pois essa adubação precisa dos microrganismos para decompô-los e transforma-los em íons de sais minerais que é a maneira como a planta se alimenta.
3. Adubando somente com químico as micorrizas podem não sobreviver.
Claro que o PN não irá morrer mas não terá o desenvolvimento que poderia ter.
abraço |
Caramba que má noticia.
Tenho problemas com Pinheiros mesmo, muito pouca informação e diversas desencontradas.
Bom se eu enriquecer com shintaku reduzirei esse problema?
Abraço e obrigado _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 14, 2011 12:47 pm Assunto: |
|
|
Rafael, não conheço Shintaku. Tem outro nome?
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 14, 2011 1:10 pm Assunto: |
|
|
Rafael... essa argila expandida rendeu até um tópico com uma rentosa discussão..
Eu usei como experiência e não tive resultado não.. as plantas estacionaram seu crescimento..
Tirei tudo e em seguida começaram a crescer.....
Não sei se foi coincidência, mas pelo sim pelo não... não uso mais... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|