|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Mar 26, 2011 10:40 pm Assunto: Pitanga - Opinião ATUALIZADO 22.06.2011 |
|
|
Olá amigos!
Tenho trabalhado esta minha pitangueira já há quase um ano. A transplantei para este vaso maior para estimular o crescimento da árvore, aramei e investi em formar melhor a copa e adubar.
Frente
Verso
Detalhe do tronco
Vista de cima
Queria ouvir as opiniões e dicas de como melhorar!
Obrigado.
Abraços! _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Editado pela última vez por Roberto Fávaro em Qua Jun 22, 2011 9:38 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sáb Mar 26, 2011 11:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Roberto,
fique atento aos arames, parece que estão marcando os galhos superiores.Como não sou muito experiente, acho que deveria fazer uma desfolha, para ir diminuido o tamanho das folhas.MAs só depois do inverno.Vamos aguardar a pinião dos mais experientes. |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 12:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Jair, obrigado pelas dicas.
Pois é rapaz, meus arames acabaram, então tive que improvisar com um arame fino, porém com maior resistência. A aramação não fica perfeita, mas apesar do aspecto grosseiro eu fiz de forma a deixar um pequena folga para evitar as "mordidas". As fotos também não favorecem, pois tirei ontem a noite, com baixa luminosidade.
Quanto à desfolha já realizei uma este ano, motivo este do grande crescimento das folhas (somado a adubação). Um dos problemas da árvore que tentei corrigir é que os galhos são um pouco longos, quero dizer os nós são meio distantes do tronco. Pensei em começar do zero, mas não tive coragem, achei que ela podia adquirir um conjunto harmonioso de outra forma, por a copa dela é bem grande.
Minha ideia é agora investir na compactação da folhagem e investir no crescimento dela. Comigo ainda não deu frutos. Você sabe qual é a época do ano que eles nascem? Alguém conhece algum fertilizante que estimula o florescimento e frutificação?
Obrigado!
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 4:37 pm Assunto: |
|
|
Roberto,
Não tenho certeza, mas parece que a frutificação ocorre no verão,Quanto
oa adubo, experiente colega aqui do fórum (nickyfury) sempre indica
FOSWAY da TECNUTRI.Eu não conheço dizem que é ótimo. |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
FOSWAY! Vou procurar, obrigado.
Algum outro amigo forista tem alguma opinião sobre minha árvore?
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
Qualquer tipo de adubação que fizer rica em fósforo, te ajudará em tal objetivo, vale lembrar que a adubação é apenas o estímulo, a frutificação depende da maturidade da planta que pode variar de uma para outra.Tenho pitangueira que frutificaram em três anos, outras com oito anos e nada ainda. É muito relativo, o negócio é fé no cultivo e o tempo dita as regras, até mais... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:46 pm Assunto: |
|
|
É verdade, Marco.
Árvores são seres vivos e não existe uma fórmula exata para sua evolução. Tenho muita vontade de vê-la produzindo. Enquanto isso vou tentando melhorar seu aspecto. Já fiz uma desfolha no início deste ano e ajudou bastante. Já ouvi dizer que a pitanga "aguenta" até três por ano. Alguém sabe me dizer quando será a melhor época para a próxima?
Obrigado!
Abraços. _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 3:18 pm Assunto: |
|
|
Criei coragem e fiz a última desfolha antes do inverno. Ai pude arrumar alguma imperfeições da estrutura. Gostaria de ouvir os colegas, se tiverem alguma dica.
Visto de cima
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 9:47 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal.
Faz um tempo que não andava satisfeito com minha Pitanga, por dois motivos. Primeiro que quando a adquiri não tinha experiência nenhuma e percebi ao longo do tempo que a torção a qual ela havia sido conduzida inviabilizava o estilo Hokidachi. Então, após um ano tentando formar a copa criei muita coragem e fiz a intervenção que há um tempo vinha se formando em minha mente:
Os pontos em vermelho indicam os locais de corte e o galho que restou tive a ideia de torcer e dar continuidade ao tronco já retorcido.
O resultado foi este e fiquei contente:
Frente
Vista de cima
Costas
Na primavera ela vai para a mamadeira. Dois anos vão deixá-la bem interessante, com calibre mais grosso e curvas bem definidas, quer dizer esta é a minha intenção. O que acharam?
Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 2:02 am Assunto: |
|
|
Apesar das fotos não terem ficado muito boas, me parece que está mais harmoniosa.
Acompanhando!!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 7:57 am Assunto: bonsai |
|
|
Roberto, esse tipo de tronco não é usualmente formatado nas nativas frutiferas, pois o resultado não fica muito natural. Como não há volta nesse caminho, acredito que a melhor maneira de continuar é dentro do que voce realizou, podando o excedente e buscando um caminho alternativo na formação estrutural.
A regra em relação à desfolha na pitangueira deve ser seguida apenas se a planta estiver saudável, com brotações vigorosas. Se isso estiver assim, podemos de fato realizar até tres ou quatro desfolhas durante o ano, sem nenhum problema. Mas não uma desfolha total, apenas parcial. Corta-se as folhas com uma tesoura de ponta fina no pecíolo próximo da folha, mantendo-o no galho. As desfolhas podem ser realizadas nas quatro estações do ano, sempre no inicio de cada uma delas, mas apenas o faremos para corrigir a educação dos galhos, via aramação, e para reduzir o tamanho das folhas.
Lembrando sempre que o tamanho das folhas é possível de ser reduzido e mantido se cuidarmos de não adubar em excesso, provendo apenas o minimo necessário para a planta continuar se desenvolvendo bem, como tambem controlar melhor a rega diária, reduzindo-a para apenas uma, sempre ao final da tarde, com cultivo a pleno sol, o dia inteiro. Adubação adicional e excesso de rega, bem como sombra, provocam o aumento no tamanho das folhas, bem como entrenós mais longos, o que depõe contra a redução foliar.
Minha sugestão para a sua planta é retirar todos os arames agora, pois estamos no inverno e nessa época as plantas diminuem seu crescimento. Com isso, a planta ganha força para voltar a crescer logo que chegar a primavera, podendo voce então promover uma desfolha parcial no inicio da estação primaveril, verificando como está a estrutura que pretende formar nela, voltando a aramar caso ache necessário. Lembrando sempre que a desfolha é parcial pois devemos cuidar sempre de manter as novas brotações, cortando fora apenas as folhas mais velhas, de cor verde escura. As menores, iniciais, devem ser preservadas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 10:27 am Assunto: |
|
|
Mário Sérgio, obrigado pela opinião. Espero fazer um bom trabalho.
Nick, obrigado pelas dicas. Achei condizente o que me indicou, mas fiquei meio em dúvida pelo seguinte:
A primeira torção veio com a planta. Quando a adquiri ela já tinha este movimento não natural para espécie. Estas intervenções foram feitas no dia 21, então se eu retirar os arames todos, a torção que continua o tronco certamente não se sustentará. Foi isso que sugeriu?
Nesse caso deixo a árvore quietinha, sem os arames até o momento propício.(Pensei nos arames, pois julguei que a dormência facilitaria, quer dizer não marcaria o tronco neste período) Quanto a transplantá-la para um escorredor, é viável?
Obrigado.
Um abraço. _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 9:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Roberto, qual seria a finalidade do escorredor? É preciso saber com certeza a razão de usá-lo, pois do contrário não irá obter o resultado previsto com seu uso. Acredito que se a intenção for engrossar o tronco, o melhor seria usar uma bacia plastica grande, de no máximo 10cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral, onde a planta iria encontrar espaço maior para produzir mais raizes capilares, oferecendo dessa maneira um retorno muito maior quanto ao engrossamento/desenvolvimento do tronco, com boa resposta na estrutura de galhos.
Quanto à retirada dos arames comprometer o formato a ser um continuismo do tronco, isso é irrelevante no momento, se a intenção for o replante em outro recipiente, escorredor ou bacia. É importante saber que se temos um ótimo nebari e um excelente tronco, os galhos sempre poderão ser formatados a qualquer tempo. Se tivermos apenas um bom tronco, então cuidemos do nebari, antes, para só depois empreendermos esforços na criação da estrutura aerea, que deverá sempre ser a ultima parte na composição a ser finalizade, vez que os galhos, nessa espécie, estão sempre sendo possíveis a partir de novas brotações no tronco, sempre ocorrentes. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 7:52 pm Assunto: |
|
|
Você está correto, Nick.
Impaciência nesta arte é ouro de tolo.
Vou seguir o que me disse, na sequência posto a evolução. Obrigado.
Abraços. _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 9:12 pm Assunto: |
|
|
Deixa eu pegar uma carona na aula do Nick:
Nick, quando vc fala em desfolha parcial, vc está se referindo a uma regra geral ou a uma particularidade da pitanga? Sei que essa é uma questão que renderia páginas e páginas de discursão, mas o que vc tem a dizer? Gosto muito das suas explicações, sou seu fã. Vc não comenta vc ministra aulas...rsrsr
Abração!!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|