|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 5:52 pm Assunto: Shimipaku |
|
|
Dae pessoal, blz? Gostaria de saber a opinião de vocês sobre este shimpaku, no trabalho feito até agora. Faz dois meses que aramei e ainda está nesse vasinho plástico. A foto está sem uma referencia sobre o tamanho, me esqueci desse detalhe, mas ele tem cerca de 25 cm... Acham que deve engrossar mais o tronco em um escorredor ou planto em um vaso definitivo porém pequeno, para dar mais harmonia? Não sei o tempo certo para deixar o arame, creio que os dois meses é pouco ainda... devo deixar mais? Devo pinçar mais as copas para estimular mais brotos no interior dos galhos?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 8:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Betokay, a época correta para pinçar e aramar essa espécie é agora, no inverno, e não no outono, como vc fez. Essa espécie é meio dificultosa, podendo vc plantar no chão, escorredor ou bacia, que o tronco, depois de uns 10 anos, terá engrossado um minimo quase imperceptível, de tão demorado que isso é. E não adianta adubar em excesso nem regar em demasia, continua dificil do mesmo jeito.
Aramar não é simplesmente "enrolar" o arame de qualquer maneira em volta do tronco ou dos galhos como vc fez, pois senão isso não irá surtir nenhum efeito formador ou "educacional" na estrutura. O arame deve ter uma das pontas firmemente presa a algo que não se mova quando vc for posicionar o galho aramado. Geralmente, usamos o tronco para isso. Esse ponto chama-se de "ancoragem", e é a partir dele que iremos prender firmemente o galho, com voltas de 45 graus, que devem ter o espaçamento correto e igual em todo o movimento, não ficando uma de um jeito e a outra volta de outro jeito. Tudo deve ser harmonizado, não por uma questão de estética, mas tambem por uma questão de força, pois assim o arame irá exercer a pressão e a tração corretas, necessárias para a reposição do galho.
No seu trabalho, os arames estão presos em volta do meio do tronco, onde não exercem fixação de ancoragem suficiente para travar. Melhor seria ter fixado as extremidades dos arames no solo, bem profundamente, em posições transversais contra as raizes, de maneira a voltear sobre o tronco, nos mesmos angulos de 45 graus, até chegar aos galhos superiores, onde um seguiria para um galho e outro para o outro galho.
Para verificar se um arame tem a grossura ideal para tracionar adequadamente, vc pega a ponta e "empurra" o galho com ela. Se o arame dobrar, é fino. Se o galho for "empurrado", o arame estará adequado. Faça isso sempre, com todos os galhos. O tamanho do arame a ser usado deverá ser o comprimento do galho mais um palmo e pouco. Com isso, vc garante um trabalho correto. Use primeiro os arames mais grossos, em seguida os mais finos, sempre em ordem decrescente quanto à grossura do fio.
A maneira correta de se usar o arame pode ser aprendida treinando com material descartado. Corte um galho de uma arvore qualquer, como uma goiabeira, por exemplo, que tem uma boa resistencia. Enrole o arame dentro das especificações que frisei, quanto a angulação correta. Faça isso várias vezes, segurando o galho do jeito que achar mais adequado. Se um galho tiver duas ou tres subramas, que são galhos menores, vc pode usar um arame grosso para o galho principal, enrolando-o até a extremidade do galho. Em seguida, usando um arame mais fino, mais comprido, digamos duas vezes e meia o arame mais grosso, dê uma volta no tronco, de maneira a ficar com duas extremidades do mesmo tamanho de arame. Enrole então em todo o galho, ao lado do arame mais grosso e no mesmo sentido de volta, até chegar a primeira subrama, que será aramada. A outra extremidade do arame virá em seguida, ao lado das outras, para fixar a segunda subrama.
Essa é a maneira correta de se usar arame. Ao efetuar o volteio, prenda a ponta firmemente, bem como o corpo do arame, para que não fique solto. No caso do Shimpaku, o arame poderá ficar até uns tres anos, para dar forma e fixar adequadamente. Se marcar muito, não há problema, pois com o tempo a marca do sulco profundo tende a desaparecer, ou então, vc poderá aproveitar para fazer um shari dentro dela.
Antes de aramar, devemos pinçar as acículas do shimpaku. Para fazer isso corretamente, vc segura um galhinho na posição o mais horizontal possível, independente de como o galhinho esteja. Na horizonta, retire então tudo que estiver crescendo por cima e por baixo no galhinho, liberando-o do excesso. Faça isso sempre da ponta para o centro, em todos os galhinhos e galhos maiores, sempre durante o mesmo trabalho, isto é, não comece se não puder terminar. É importante cuidar de fazer toda a pinçagem de uma unica vez.
Ao término, os galhos devem estar livres do excesso de acículas. Não use tesoura, não corte nada, exceto galhinhos ou raminhas que estejam secas e ainda presas. As acículas não devem ficar apenas nas extremidades dos galhos, como mostra a sua planta. As brotações devem ser preservadas quando estiverem mais próximas do tronco, afinal, poderão ser convertidas em novos galhos. O galho do shimpaku é igual ao galho de qualquer outra arvore, precisa de brotações laterais, para formar uma ramificação mais interessante, com galhinhos de um lado e de outro do galho principal.
Alguns exemplos de aramação para voce treinar: ancoragem no solo:
Outra ancoragem de solo. O arame ficou levemente solto, pois trata-se de uma muda jovem e o cultivador quer evitar marcas no tronco principal:
Espaço corretamente aplicado entre as voltas do arame:
Esse exemplo acima vale tanto para o galho quanto para o tronco, lembre-se.
Um mesmo arame pode prender e travar galhos opostos:
Compare a maneira correta (em verde) contra a maneira incorreta de se fixar o arame:
Um arame preso ao tronco, para baixar um galho, deverá iniciar o volteio por sobre o galho a ser baixado. Se for para levantar, deverá vir por baixo do galho. É uma regrinha simples, porém básica, que deve sempre ser seguida, para se fazer bem feito. Veja na imagem abaixo, como aramar corretamente uma raminha de shimpaku devidamente pinçada:
Aramando o tronco, o arame deve ficar transversalmente preso nas raizes:
Sendo em seguida enrolado no tronco:
Observe na imagem abaixo um galho de junipero corretamente pinçado, onde foram preservados os galhinhos laterais, que irão proporcionar a ramificação correta no galho, que foi por fim corretamente aramado:
No caso acima, considere as pontas dos dedos que aparecem na imagem como sendo o tronco da planta. Viu como no caso da sua planta vc agiu incorretamente ao deixar as brotações apenas na extremidade dos galhos? É um erro comum, que deve ser sempre evitado no futuro.
A imagem abaixo ilustra bem o uso concomitante, isto é, de arames de espessuras diversas num mesmo galho com subramas de uma planta. Repare na borracha preta: ela visa proteger a casca, para que não se solte, o que poderia danificar o galho, ensejando até mesmo sua perda total. Veja como independente da quantidade de arames usados, as voltas estão corretamente executadas, estando cada arame corretamente ao lado de outro, sem cruzar nem interferir, de maneira que cada um cumpra a sua finalidade:
Por ultimo: um arame não precisa estar "travado" no tronco sempre. Ele pode estar fixado num jin ou num outro galho, de onde irá dar suporte a todo o trabalho, se for uma ancoragem corretamente fixada. Veja a direção de um mesmo arame distribuído para dois galhos de uma rama principal:
Fixado e distribuído o primeiro arame, um novo arame é usado, sobrepondo-se corretamente ao primeiro. Para dar enfase ao trabalho e mostrar corretamente a aplicação, o primeiro arame aparece agora na cor branca:
Por ultimo, os dois ultimos galhinhos são finalmente aramados tambem:
Aramar é uma arte, tão ou quanto mais importante que saber fazer corretamente a aplicação de outras técnicas e intervenções, como podas de manutenção, de conservação, etc. E como tudo o mais que diz respeito a bonsai, requer um trabalho intenso, concentrado, em que nossa atenção não deve ser desviada, sob risco de não sair perfeito como deve.
Por isso, minha recomendação é que voce pegue um galho qualquer e treine bastante, antes de aplicar o que aprendeu na sua planta, de maneira que o resultado seja sempre superior ao que pensou inicialmente em fazer.
Pinçar corretamente o shimpaku é importante. Igualmente importante é cuidar de manter todos os galhos possiveis nos galhos principais, de maneira a construir um galho ramificado lateralmente. A maneira correta de fixar isso é com aramação corretamente aplicada, depois de toda a primeira parte do trabalho ter sido corretamente executada. Apenas assim é que sua planta terá uma boa resposta ao seu trabalho, apresentando-se ao final devidamente estilizada.
Minha sugestão: retire todos os arames, estude e pratique bem, depois volte a sua planta e refaça o trabalho, dessa vez corretamente. Acredite: até voce irá se surpreender com a diferença.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 8:58 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Nicky, super aula de aramação! Valew! _________________ Alexander |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 9:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Alexmikol, apenas algumas dicas simples, nada que a maioria já não saiba. Veja esse galhinho de shimpaku aramado corretamente: eu ainda teria feito um pouco mais de pinçamento nas extremidades, para deixa-las um pouco mais abertas e livres, permitindo a fixação correta do arame, mas do jeito que ficou tambem está correto:
Observe como nessa aramação a formação do galho ficou ramificada? Podemos comparar com a palma da mão, com os dedos afastados, um galho planificado corretamente deve ficar assim. Não há brotações na parte superior nem na inferior. Por outro lado, podemos fazer isso em galhinhos, deixando-os em patamares superiores uns aos outros, criando assim uma estrutura mais bem formada, que irá possibilitar ao final uma densificação correta.
O uso correto do arame permite esse tipo de trabalho "limpo". Aprender a fazer isso, é como tudo o mais: requer tempo, paciência e treino. Qualquer um pode fazer, qualquer um pode aprender a fazer bem feito.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 11:22 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas explicações nickyfury, então no caso do shimpaku pode ficar até uns três anos, ok! E sobre a forma de pinçar entendi também após sua explicação, ok. Só uma observação sobre seu comentário sobre aramação: Eu não simplesmente enrolei o arame de qualquer maneira em volta do tronco e dos galhos, eu aramei. Seja da forma errada ou correta está lá o arame e está surtindo efeito pois os galhos estão no local onde eu quero e não se moveram até agora! Concordo com o sr. em corrigir os erros observados aqui no fórum, porém não tem como dizer que não sei aramar corretamente apenas através da foto em questão! E também não concordo em dizer que enrolei de qualquer maneira, pois fiz com carinho e da minha maneira. Nenhuma aramação fica 100% correta e perfeita. Na foto se tem uma visão frontal, se o sr. observar essa foto mostra por cima os galhos e acho que condiz com o que o sr. ensinou sobre angulação e harmonia...
Sobre não ancorar desde o chão, não faço isso por economia mesmo, salvo se for extremamente necessario. Tenho feito isso até agora e tem dado certo!
Algumas fotos de outras aramações que fiz...
Sinceramente... não acho que esteja tão ruim assim... e pra mim o que importa é o resultado depois que eu retirar os arames, por enquanto estão em treinamento! Espero que o sr. me entenda assim como entendi o lado do sr. em me corrigir, apenas não gostei da forma que o sr. falou, que fiz de qualquer maneira e mal feito! Já ví muita coisa pior aqui no fórum!  |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sáb Jun 25, 2011 2:50 am Assunto: |
|
|
É de graça a aula? Já peguei carona e to anotando tudo! Mais uma vez MUITO OBRIGADO Nickyfury, por dispor de seu tempo e vivência nesta arte!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 25, 2011 9:46 am Assunto: bonsai |
|
|
Betokay, nisso concordamos: tambem já vi muita "porcaria" aqui em nosso forum, e sempre que posso chamo a atenção do forista/cultivador, no sentido de tentar melhorar o trabalho. Minhas palavras não devem ser tomadas tão a sério quanto voce fez, pois não tenho a pretensão de ser "dono da verdade" nem nada parecido a isso.
Além do mais, se reportei a maneira como voce aramou essa planta em questão, foi justamente no sentido de ilustrar que há uma forma correta de se fazer esse trabalho, e qualquer outra que usemos, por melhor que tenha sido o resultado, poderia ter mais qualidade técnica, se feita de acordo com as regrinhas que citei. Algo pode até estar bom em sua aramagem, não critico os outros trabalhos. Mas, como a imagem que visualizei denotava falhas, foi sobre ela que construí minha argumentação, no claro intuito de esclarecer, não de condenar, para que voce pudesse estar mais atento e preciso quanto à técnica de aramação corretamente aplicada.
Copiei a imagem que julguei necessário realizar um trabalho de correção, marcando em vermelho as falhas na aramação. Essas foram as que eu pude ver, pois foi o que vc mostrou inicialmente:
Economizar arame é importante, todos fazemos isso. Mas podemos economizar, sem cometer erros primários, como a amarração no meio do tronco, ou o cruzamento de arames ou o arame solto e com os volteios fora do padrão dos 45 graus correto, e por aí vai. Se apontei as falhas, foi apenas para mostrar que elas existem nesses pontos, que foram os que pude observar.
Agora, a imagem que voce mostra do galho da planta apresenta um resultado bem mais satisfatório, embora não correto. Se reparar, numa das ilustrações que postei mostra que a forma correta de um arame para dois galhos deve ser colocado em voltas contrárias um ao outro, e não no mesmo sentido.
Aí vc diz: funcionou? Sim, funcionou. Então, se para voce o funcionamento está bom, paciência, fique com ele assim, apague o que escrevi e deixemos para lá, que não quero causar com minhas palavras nenhum tipo de comoção que o leve a ficar contra mim, ou que suscite algum tipo de raiva contra minha pessoa. Meu intuito, repito, não é nem nunca foi depreciar o seu trabalho. Longe disso.
Sempre me pauto, aqui no forum, no sentido de que somos todos amigos, que visam sobretudo ajudar uns aos outros a melhorar e aprimorar a qualidade técnica de nossos trabalhos, seja no que tange a cultivo, seja na formação da planta, orientando sempre com argumentação válida, priorizando sempre o uso de termos corretos, que não deixem margem a duvidas ou interpretações equivocadas.
Minha intenção, ao mostrar a forma correta de fazer, é sempre calcada em experiencia pessoal e exemplificações, seja mostrando imagens de minhas plantas ou de outras, que recolho na net, em sites reconhecidamente bons, que permitam a todos dirimir suas dúvidas, apresentando ao cabo resultados quase sempre de cunho técnico, alguns até embasados em subsidios cientificos, como quando tratamos de informar sobre adubação, raízes, folhagem, etc.
Economizar, como frisei, é algo que todos nós fazemos. Deixar de fazer da maneira correta uma aramação, porém, não é economia. O correto é prender nas raizes, não no meio do tronco. A economia está em desenrolar o arame depois do uso, quando for retirar, ao invés de cortá-lo em pedacinhos, como fazemos em outras espécies, como azaleas, pinheiros, resedá, etc. em que se fossemos desenrolar, haveria o risco de quebra do galho ou rompimento da fibra da casca. No junipero, esse risco é mínimo, então podemos fazer isso sem nenhum problema. Com essa economia, podemos vir a usar o mesmo arame, reaproveitando-o para outro trabalho, seja na mesma planta ou em outra.
Isso é economizar arame. Seguindo uma das ilustrações que postei, vimos outra forma de economia, em que o travamento do arame é feito num galho jin. Esse trabalho foi feito num pinheiro, e sem dúvida surtiu o efeito planejado pelo cultivador, que economizou arame, mas não pelos motivos que o nobre colega fez. No caso, ele evitou enrolar no tronco para proteger a casca em forma de escamas que o pinheiro adquire com o passar dos anos. A pressão do arame sobre a casca causaria danos irreversíveis, prejudicando o trabalho de uma vida inteira. Por isso ele usou desse artíficio. Como vê, a "economia" dele foi evitar um prejuízo maior, não por contenção na despesa com o arame.
De qualquer forma, não irei me chatear com suas colocações, pois sei que elas são calcadas pela sua certeza de estar fazendo um bom trabalho nas suas plantas, quanto à aramação. Pertinente termos sempre certeza de que estamos no caminho certo, e inconveniente quando alguem, que não é professor nem mestre em nada como eu, vem até voce para dizer justamente o contrário e apontar o caminho mais correto, para que voce possa, ao cabo do tempo, ter adquirido conhecimento pleno para dotar seus trabalhos de maior qualidade técnica.
Lamento profundamente que o nobre colega tenha se melindrado com minhas colocações nesse sentido. Prometo que doravante me absterei de fazer comentários sobre suas postagens, para que tal fato não volte a perturbar sua conceituação ou sua harmonia. Um abraço e boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Sáb Jun 25, 2011 9:52 am Assunto: |
|
|
Esse arame é daqueles de construção galvanizado ? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|