FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

bonsai ulmus 10 anos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
diogo tostes

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 10:55 am    Assunto: bonsai ulmus 10 anos Responder com citação

boa tarde floristas!!!

como sou novato aqui no forum quero me apresentar

diogo tostes

moro no rio de janeiro

acabei de comprar um bonsai de ulmus de 10 , adoraria que vcs me dessem algumas dicas sobre ele .

muito obrigadoo

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=15332256031547865629&aid=1309070916
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 11:31 am    Assunto: Responder com citação

SOH PRA DAR UMA AJUDA NA VISUALIZAÇÃO... Laughing

FRENTE

DIREITA

ESQUERDA

ATRAS
diogo tostes

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 11:42 am    Assunto: Responder com citação

vlwww

RCASAGRANDE
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

nas fotos so da pra ver o desenho dele, nada de detalhes das folhas ou folhas nos galhos ou detalhes sobre o substrato, tira umas fotos novas ae e posta. fotos mais claras.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal o exemplar. Parece bem adiantado.
Peguei gosto por Ulmus recentemente.
Abaixo o meu:

http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/2011/05/projeto-n-05-ulmus.html
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Observando a primeira foto, eu o replantaria um pouco mais inclinado para a direita, para dar mais harmonia.

Além disso, estou achando esse galho mais alto muito reto. Assim, acho que seria bom imprimir algum movimento.
Espere pelos mais experientes para te darem informações melhores.

Abraços.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de dizer que é uma planta linda. Está de parabéns. Very Happy
diogo tostes

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 8:07 pm    Assunto: Responder com citação

SMART2 pode deixar quando fizer um sol legal eu coloco novas fotos para vcs.

ahh detalhe comprei ela tem 3 dias, vou fazer um cursinho para depois

eu mexer nela !!

PROCURANDO POR CURSO AKI NO RIO!!!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 8:29 am    Assunto: Responder com citação

Num replantio também iclinaria ele mais para a direita (primeira foto) e faria a correção da angulação dos galhos para ficarem todos parecidos (veja como o primeiro está diferente dos outros)
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 8:52 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Diogo, quero dar as boas vindas a voce em nosso forum, onde espero que, juntamente com suas plantas, vc tambem "cresça" em experiencia e aquisição de conhecimentos que possibilitem, ao cabo de algum tempo, tornar-se um ótimo bonsaista. Very Happy

Em relação a sua planta, dou os parabens por ter escolhido um ótimo material com que começar não só uma boa coleção, vez tratar-se de um pré bonsai bem estabecido, mas tambem pela facilidade de cultivo, com ótimas respostas quanto é o ulmus. Sua planta parece estar saudável, vez que a ausência de folhas justifica-se pela estação invernal que recem começou. O tronco tem um bom movimento, destacado pelo formato adotado pelos chineses, que com isso tentam imprimir mais idade às suas plantas, mas não representa isso de maneira nenhuma, bom saber.

Considerando o movimento sinuoso do tronco, vc deverá priorizar agora a construção aerea, que é realizada com o trabalho de educação dos galhos, via aramação, para que recebam inicialmente o mesmo movimento, harmonizando-os com o restante da planta. Embora não visivel inteiramente, o nebari, que é o sistema radicular externo, existente na base do tronco, tambem deverá receber cuidados, por caracterizar, ele sim, um formato mais interessante e que carreia mais idade para a planta, diferentemente do que pensam os chineses, que não se preocupam muito com esse aspecto do cultivo.

Em relação a cursos, sugiro que voce procure o pessoal da Chacara Tropical:

http://chacaratropical.com.br/tropical-bonsai/2011/06/08/concurso-de-novos-talentos/

Ou então acesse o Roberto Gerpe, via Facebook, para se informar sobre cursos ministrados por ele. A residência dele fica em Ponta Negra, mas não sei dizer se ele ministra cursos por lá. Um curso básico, intermediário e avançado é muito importante para qualquer iniciante na arte, bem como para adquirir maior conhecimento sobre cultivo e outras informações relacionadas ao bonsai, sendo aconselhável sua participação em um, tão logo seja possível. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
diogo tostes

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury

po vlww pelas dicas !!!

a final eu comprei esse bonsai la msm na chacara tropical !!

e uma pergunta qual é a diferenca entre um pre-bonsai para um bonsai??

ja me disseram que a diferenca estava no vaso, é verdade isso??
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 7:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Não, a diferença não está no vaso, mas sim na planta. Um pré bonsai é uma planta em que alguns itens necessários, tais como tronco, volume de raiz, galhos primários, estejam adequadamente formados, mas ainda não finalizados.

Uma muda bruta, por menor que seja e por mais grosso que esteja seu tronco, não é um pré bonsai, pois não tem ainda um sistema radicular reduzido o bastante, nem tem galhos primários desenvolvidos que permitam classificá-la como pré. Apenas depois de alguns anos de cultivo é que poderá vir a ser considerada dessa forma.

O sistema radicular, de raízes, reduzido, permite que a planta seja adequadamente cultivada num recipiente menor, seja um vaso ou um escorredor, o que não acontece em mudas brutas, que ainda têm raiz pivotante e longas raízes capilares, que precisam ser reduzidas com técnica adequada, para manter a planta saudável e viva, sob risco de perda caso o cultivador ainda não domine isso.

Sua planta se enquadra como pré bonsai, pois possui um tronco relativamentre grosso e proporcional, galhos primários, isto é, grossos e em boa posição no tronco, e um sistema radicular centrado, curto, condicionado a um espaço reduzido, como é o caso do vaso em que está plantada.

Mas ainda precisa percorrer um longo caminho em sua formação estrutural, digamos aí uns 5 anos, para atingir a plenitude julgada satisfatória para sair da condição de pré bonsai e passar a ser um bonsai. A estrutura aerea implica na formação de galhos reposicionados e em harmonia visual com o tronco, galhos secundários e terciários, bem como ramificação fina em suas extremidades, o que irá então caracterizar a planta, marcando-a como um bonsai bem formado e finalizado. Além disso, ainda há que se formar a copa de acordo com os ditames e regras atuais, que preconizam uma copa arredondada. Isso só é possível com a formação estrutural fina, não com galhos grossos.

Dá um certo trabalho e as vezes pode parecer desanimador eu prever cinco anos, mas tudo em bonsai é relativo, e é preciso estar atento a que, para termos um bonsai de qualidade técnica superior, o fator tempo é decisivo. Não no sentido de termos algo ótimo em pouco tempo, mas sim, termos algo superior no tempo que for preciso levar para conseguir isso. Temos de nos adequar ao tempo da planta, vez que para realizar determinadas intervenções é preciso estarmos atentos para que a planta esteja saudável e apta a poder receber essas intervenções.

O risco de perda é sempre presente, então não podemos nos descuidar apenas por pressa ou ignorancia de nossa parte em querer abreviar ou reduzir o tempo necessário para que ela se realize. As coisas são como são. Minha sugestão, a voce que apenas ora se inicia na arte, é aprender a manusear a melhor e mais preciosa das ferramentas que todo bonsaista que se preza deve aprender a usar: a famosa PACIÊNCIA. Sem essa ferramenta e sem o nosso dominio pleno sobre ela, nossas plantas estão mais fadadas à morte que a se tornarem bonsai algum dia. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 1:07 am    Assunto: Responder com citação

perae...ulmus dá flor no outono????
se sim, todos ou qual espécie? o meu nunca deu...a folha cai e, às vezes no outono fica meio vermelha...

Sad

http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/2011/05/projeto-n-05-ulmus.html

Provérbio Árabe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Renato Cesar

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2011 9:23 am    Assunto: conicidade Responder com citação

Bom dia a todos.
Tenho um Ulmus que não possui conicidade.
Parece um resultado de uma alporquia num galho grosso.
Ele aceita uma poda radical para corrigir?
Desde já agradeço.
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Renato

Não só aceita, como é o procedimento mais comum para formar hokidashi em Ulmus.

Porém agora não é época para isso, o melhor é esperar ano que vem, antes da primavera, em julho ou agosto.

Alternativamente você pode fazer uma alporquia e transformar em duas árvores... é uma época adequada para iniciar isso.

Posta fotos aí...

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: