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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Sex Jun 10, 2011 2:38 pm Assunto: Escorredor e Mamadeira. |
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Boa tarde a todos!
Gostaria de tirar umas dúvidas sobre essa técnica tão comentada, pesquisei, li e ainda tenho muitas dúvidas.
Qual substrato(terra) devo usar no escorredor e mamadeira? Inclusive granulometria e porcentagens dos mesmos.
Isso varia conforme o tipo de planta?
Posso fazer aramagem em quanto tempo depois de plantar no escorredor? Essa aramagem deve ficar por quanto tempo?
Que tipo de adubação devo fazer?
Estando no escorredor o que devo fazer até ele ser um pré-bonsai?
Ao tirar do escorredor posso plantar direto no vaso definitivo de bonsai?
Desculpa tantas perguntas. Mas é que há muita informação controversa na internet e até no fórum.  |
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Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
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alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
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Enviada: Sex Jun 10, 2011 4:06 pm Assunto: |
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Olá José! Realmente são muitas dúvidas, mas é normal, fica tranquilo. Vo tentar te ajudar um pouco. Vamos por passos então:
1.Substrato: Vai depender do que encontrará na tua região, mas basicamente, podes usar areia grossa de rio lavada, cacos de telha/tijolo, casca de pinus moída, aqui onde moro existe nas floriculturas um substrato para orquídeas (pedriscos), algum material orgânico (esterco de vaca seco e moído, de galinha e por aí vaí). Granulometria em torno de 3 a 5 mm, nada muito fino para não compactar nem grande demais para ficar muito drenante. Porcentagens, eu não uso medidas certas, vou fazendo de acordo com o olho. Basicamente eu uso a casca de pinus moida o pedrisco e o material orgânico (50% + 30% + 20%) mais ou menos, isto para o escorredor, para a mamadeira, conforme vi e ouvi de um vídeo do Mestre Hidaca, 50% material orgânico e 50% de uma boa terra, não esqueça que aqui o substrato deve drenar bem também.
2. Tipos de plantas: Sim, varia, umas requerem mais material orgânico, outras substratos mais drenantes, outras mais ácido...
3. Aramação: Podes aramar no escorredor sim, tempo para iniciar, depois que a planta estiver bem adaptada ao novo local. Tempo para ficar com o arame, observe sempre para que o arame não marque os galhos ou tronco, algumas plantas desenvolvem-se mais rapidamente que outras, ainda mais depois de colocar na mamadeira, nunca esqueça de olhá-las.
4. Adubação: Depois de uns 20 ou 30 dias de escorredor, a planta já deve estar melhor adaptada, já podes entrar com adubação orgânica ou química, tanto para raízes como para folhas, torta de mamona, farinha de osso, osmocote, adubo foliar, esterco puro ou diluído na água (neste caso só regue as plantas depois de coar a mistura) ou outros fertilizantes que encontrares, a cada 15 20 dias, vai depender do desenvolvimento das tuas plantas.
5. O que fazer até ter um pré: regar, adubar, aramar, podar, assim sucessivamente até atingir teu objetivo.
6. Vaso definitivo: Uns dizem que sim, outros não, vi no mesmo vídeo anterior o Mestre Hidaca podando e colocando diretamente em um vaso.
7. Quando colocar na mamadeira e como colocar: Depois da planta no escorredor e passada a adpatação, ela deve começar a se desenvolver normalmente, quando as raízes começarem a saír pelos furos do fundo do escorredor, daí sim, é a hora de colocar na mamadeira, que deve estar completa de substrato para que o escorredor não fique "dentro" e sim mantendo contato das suas laterais com o sol e vento, fazendo que as raízes cresçam mais para baixo e não para os lados.
Bom, depois de tudo isso, desculpe se alguma coisa ficar mais confusa, outros daqui ainda poderão completar ou ir contra o que coloquei, precisando entre em contato por MP que falamos mais. Abraço! _________________ Alexander |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Sex Jun 10, 2011 7:38 pm Assunto: |
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Mcdonald, muito obrigado pela dica. Já lí o artigo, muito bom, tirou umas dúvidas.
Alexmikol, obrigado por sua resposta, ajudou mt. No caso da casta de pinheiro, qual a alternativa caso nao tenha de pinheiro? |
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alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
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Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:33 pm Assunto: |
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Veja bem José, até agora não encontrei em nehum local outro tido de casca, mas li aqui pelo fórum que qualquer outra casca, desde que torrada e moída, serve! Tem que se testar! Sei que por exemplo, a casca de arroz não serve, pois, quando entra em decomposição, libera uma toxina que acaba matando a planta! Eu to fazendo um teste com casca de noz moída, por enquanto numa planta só, não posso te dar parecer positivo nenhum. são experiências...Procure a casca de pinus em floriculturas, agropecuárias, deverá encontrar. Abraço! _________________ Alexander |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Dom Jun 12, 2011 10:09 am Assunto: |
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O que faco casso eu nao tenha um dos elemetos para o substrato, como por exemplo a casca de pinus!
Posso usar assim sem ela mesmo?
conseguir areião, usado em poço antersiano, alquem sabe se essa dá para usar?
Posso usar adubo feito com tronco de coqueiro em decopossição?
É vendido aqui para por em jardim.
Desde já obrigado....  _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Dom Jun 26, 2011 11:07 am Assunto: |
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Aliás o que é melhor: Escorredor/mamadeira ou direto em uma bacia grande se a intenção for encrossar o tronco? _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
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Enviada: Dom Jun 26, 2011 11:43 am Assunto: |
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José....
Respondendo a primeira pergunta, não se preocupe com a casca de pinus. Pesquisando e lendo aqui em não sei em qual tópico, descobri que a casca pode liberar algumas substâncias químicas nocivas. Uma das plantas que gostam destas substância é a azaléia. Eu ainda não utilizei e minhas plantas estão bem saudáveis. Uma coisa que é importante, é a maior proporção de areia em algumas como por exemplo as coníferas ou uma maior quantidade de material orgânico (folhas mortas, secas e em estado de apodrecimento) em outras, como por exemplo, a azaléia.
Agora quanto a bacia e a mamadeira, depende do seu gosto e espaço. Eu por exemplo, prefiro a bacia como alguns. O único problema é que vc precisa trabalhar trabalhar primeiro suas raízes e colocar algo embaixo (uma tábua redonda, pedra, ou até um azulejo) para que suas raízes crescam radialmente e assim, futuramente, tenha um nebari digno de um bonsai.
Se tiver bastante espaço e quiser que a planta engrosse o mais rápido possível, ai a maneira mais rápida é o chão mesmo.
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Seg Jun 27, 2011 11:20 am Assunto: |
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Mcdonald, mt obrigado por sua reposta.
Realmente nada melhor que o chao mesmo, mas nao disponho. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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caiomalk 4.o PASSO


Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
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Enviada: Seg Jun 27, 2011 6:19 pm Assunto: |
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Olá José Reinaldo
Não sei de vc dispõe de espaço para uma manilha, mas aqui em casa vou colocar algumas, pois tenho muito espaço, mas
não posso plantar nada no chão pois aqui o meu quintal é todo cimentado, então vou usar as manilhas, o problema é que usa
muito substrato, mas resolve.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
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Otoniel Santos 3.o PASSO


Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
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Enviada: Seg Jun 27, 2011 7:01 pm Assunto: |
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Mec muito boa sua observação!!! caramba!! eu não tinha pensado nisso. A questão é só quanto ao deslocamento em busca de sol.Ou não?? |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Seg Jun 27, 2011 8:33 pm Assunto: |
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caiomalk muito boa sua observação, é boa sua ideia mas meu quintal é pequeno e quase não tem sol o dia todo, só um pouco ao meio dia.
Estou planejando por meus bonsai na laje que tem sol o dia todo, o ploblema a regar eles.
Vou planta-los em uma bacia grande mesmo, achei melhor para o desenvolvimento das raizes.
Amigos muito obrigado, voces são d+.  _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Ter Jun 28, 2011 8:32 am Assunto: bonsai |
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A finalidade básica do escorredor apoiado sobre a bacia (mamadeira) é imitar o crescimento da planta no solo, mas permitindo um controle mais sistemático do cultivo, como as intervenções necessárias tipo podas, aramação e adubação. Por uma questão de espaço e tambem por esse tipo de cultivo permitir um controle maior tambem sobre o sistema radicular da planta (raízes), é muito usado esse recurso para permear um trabalho bem controlado em toda a fase de desenvolvimento/crescimento da planta.
Consoante esse aspecto, interessa saber que o substrato do escorredor é um pouco diferente do substrato da bacia. A diferença está na granulometria dos componentes, que no escorredor deve ser menor, enquanto na bacia deve ser um tantinho maior. Dessa forma, podemos intuir que as raizes dentro do escorredor serão basicamente capilares, isto é, raízes finas, que irão engrossar ao acessar o substrato da bacia, onde estarão liberadas, graças aos granulos maiores, para crescerem mais e consequentemente, engrossarem à vontade.
Raizes grossas estabilizam a arvore, mas tambem carreiam mais nutrientes para a planta, que dessa forma obtém um engrossamento em seu tronco quase tão rapidamente quanto se cultivada no chão, com a diferença de que podemos controlar esse aspecto tambem, algo mais dificil de ser feito no chão, aliás.
Em relação a casca de pinheiro: podemos usar qualquer outro tipo de casca, desde que tenha caracteristica similar, como a porosidade e certa grossura. Com isso, o substrato ganha o componente extra que servirá de "combustível" para enriquecer o substrato, pois a casca, com o tempo, tende a apodrecer, agregando à mistura um pouco de material orgânico, acidificando o solo no interior da bacia.
Em relação a adubação, importante salientar que sempre iremos depositar mais adubo na bacia que no escorredor. Algo como uma "mão quase cheia" no escorredor, e umas duas ou tres mãos cheias, na bacia. Essa dica, aliás, é do próprio Hidaka, divulgador inconteste desse metodo, copiado aos japoneses, que o criaram justamente por não disporem de espaço de cultivo no solo de seu país.
Dentre os componentes usados no substrato, os que não podem faltar são caco ceramico, pedrisco e terra granulada. Essa última, dependendo da região do país onde resida o cultivador, pode ser obtida pela fragmentação e queima de cupinzeiros, de preferencia os que forem mais antigos, por serem um material mais duro, resistindo por mais tempo à dissolvição desencadeada pela agua da rega e da chuva, ao longo do período de cultivo.
Por ultimo, mas igualmente importante: podemos usar o recurso da bacia contendo o escorredor depositada sobre outra bacia, caso o cultivo se prolongue por muitos anos, vez que há dois casos que justifique isso: a bacia se deteriora com o passar dos anos, fragmentando-se e as raízes começam a sair, em grande quantidade, pelos orificios no fundo da bacia, justificando então o uso de uma outra bacia sob a primeira. O importante, nesse caso, é que não iremos colocar substrato nessa outra bacia, quando ocorrer o primeiro caso, mas colocaremos, caso seja o segundo caso, pois assim estaremos permitindo a continuação do desenvolvimento da planta. Algumas espécies, é sabido, desenvolvem-se bem mais que outras.
José Reinaldo, vc diz que seu quintal é pequeno e com sol apenas parte do dia. Lamento dizer que o cultivo implica na exposição solar intensa, para funcionar a contento. Isso significa que quanto mais sol suas plantas receberem, melhor será o cultivo delas, com uma relação custo/beneficio adequadamente estabelecida. Sugiro, então, resolver primeiro o problema de regar as plantas na area de laje disponível, antes de preparar o conjunto de escorredor/bacia, pois assim não terá que enfrentar obstáculos para proporcionar um bom cultivo para suas plantas.
Isso procede em face ao que eu coloquei inicialmente: o cultivo nesse tipo de recipiente é substitutivo do cultivo no solo, quando não dispomos de area para isso. Mas não é para a ausência de sol, pois a incidência de luz/calor solar é imprescindível para um cultivo correto e adequado, permitindo ao cabo um resultado mais saudável para as plantas envolvidas nesse manejamento.
Em relação ao cultivo direto na bacia plastica, sem o escorredor, temos que considerar que algumas espécies têm um crescimento mais rápido que outras, ensejando então uma resposta mais interessante nessa forma de cultivo. Importa saber que as raizes, em seu desenvolvimento e crescimento, sempre irão sair pelos orificios no fundo da bacia, implicando então que haja necessidade de usarmos outra bacia sob a primeira, à guisa de mamadeira, ou apenas como reforço, caso deteriore a bacia principal, da mesma forma que esclareci acima.
No caso do uso da bacia apenas, o substrato deverá ter granulometria média, isto é, ficando entre a do escorredor e a da bacia/mamadeira, permitindo um desenvolvimento ainda mais controlado do sistema radicular, mas sem compromete-lo. Nesse meio, o sistema radicular irá se desenvolver naturalmente, como se se tratasse de um solo mais rico. A adubação, controlada, deverá ser repostas a intervalos de no máximo 45 dias, quando organica, ou dentro das especificações de fabricante, quando quimica (tipo osmocote, que tem intervalos entre 4 a 12 semanas ou mais).
No cultivo de bacia, colocamos esta sobre uma base, para manter o fundo afastado do contato direto com o solo. Dessa forma, evitamos um crescimento irregular no sistema radicular, além de ter maior facilidade no trato diário bem como nas intervenções necessárias, como podas, aramação, etc. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Ter Jun 28, 2011 8:56 am Assunto: |
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Nickyfury, obrigado por seus esclarescimento, nada como a esperiencia.
Eu tive uns probleminhas com o substrato, a terra granulada eu conseguir de cupinzeiro mas ela é muito fragil, quando vou particiona-la ela esfarela toda, e depois de molhada vira quase lama. Fiquei preocupado com isso!
Já estou providenciando um lugar melhor ao sol para os bonsai.
Um abraco a todos! _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Ter Jun 28, 2011 9:42 am Assunto: bonsai |
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A respeito do cupinzeiro, repare que frisei o ponto de se escolher um material mais antigo, geralmente de cor vermelho forte, mais duro. Não se deve usar cupinzeiro de terra mole, arenosa ou próxima de agua, mas sim o do campo, onde a matéria prima é mais velha, resultando num cupinzeiro maior. Ao quebrar o cupinzeiro, fragmente a parte inferior, que é mais velha que a superior, portanto mais dura. Deixe o cupinzeiro quebrado em pedaços pequenos, secando ao sol por umas duas semanas, antes de voltar ao local para recolher. Dessa forma, vc garante que os térmitas (cupins) bem como outros insetos, terão abandonado de vez o material, deixando-o livre para seu uso.
Fragmente em pedaços pequenos, do tamanho de uma bola de gude, inicialmente, para queimar por uns trinta minutos em fogo alto. Eu uso uma panela grande, velha, de aluminio, que comprei especialmente para essa finalidade, mexendo com uma colher de madeira grande. Mas pode substituir a panela por uma lata ou similar. O importante é manter em fogo por uns trinta minutos no minimo. Depois, deixe esfriar ao sol, não na sombra, por uns dois dias. Ao final, poderá usar o material para fragmentar em granulos menores, que irá misturar aos outros componentes, como pedrisco, caco de telha, carvão e casca de arvore porosa, para usar como substrato.
A terra que eu preparo dessa forma leva quatro anos para começar a decompor-se. E assim mesmo, nem toda ela se pulveriza, podendo ser reaproveitada para o preparo de mudas e na recuperação de plantas (yamadori), bem como as provenientes de alporques.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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