|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:09 am Assunto: |
|
|
O cupinzeiro que tem onde trabalho é bem arrenoso, mas é bem duro na hora de tirar, porem ao fragmentar ele vira poeira muito fácil.
O pior é que só tem esses tipos por lá, e por pouco tempo pois vao construir codominio na area.
Acho que vou acabar comprando substrato pronto pela internet mesmo. Mas é bem caro!
Obrigado mais uma vez nickyfury! Abraco... _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:34 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Grande Nick !!!
Excelente explanação! eu segui de carona e tirei algumas dúvidas também, valeu. _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:44 am Assunto: |
|
|
Concordo com voce Caio, o atelier do bonsai está cheio de pessoas esperiente e com muito boa vontade de ajudar.
É para isso que deve ser usado a internet, para compartilhar conhelhecimentos, fazer amizades, etc!
Abraco a todos.... _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:56 am Assunto: bonsai |
|
|
Ao invés de comprar substrato pronto, compre argila plastiticada, que é mais barata. Essa argila é vendida em pacotes de até 30kg, muito usada por ceramistas, pois vem pronta para ir direto ao forno. Faça bolotas com ela, em vários tamanhos, isto é, diversas granulometrias. Em seguida, prepare um forno artesanal no quintal de algum amigo, e queime as bolinhas, deixando secar bem, antes de usar no lugar do cupinzeiro. O resultado é quase o mesmo, e a durabilidade tambem.
Argila queimada em forno especial, isto é, nesses usados por empresas que fabricam tijolos, não serve. Após a queima, ficam muito duras, iguais ao material ceramico.
Outra opção: cave um buraco de 50cm de profundidadex50cm de largura. Retire a terra do fundo e peneire, até obter ao menos duas granulometrias diferentes, depois queime, no mesmo processo indicado para o cupinzeiro. Essa terra poderá ser usada por até dois anos, antes de desmanchar com a rega/chuva. A terra retirada antes serve apenas para tampar o buraco, mais nada.
Escolha um local em que a terra não seja nem arenosa nem argilosa. Fundos de chacara ou sitio, próximos de area com mata são os mais indicados.
Mas se encontrar nas fazendas alguns cupinzeiros como os das imagens abaixo, pode levar que é bom:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 11:37 am Assunto: |
|
|
Nickyfury, eu nao conheco tal argila!
Essas usadas para artesanato, vendida a quilo em lojas do ramo, serve? Ela é marron, muito usada para fixar flores em arranjos.
Por aqui nao vejo esse tipo de cupinzeiro que vc pois as fotos, os daqui sao brancos! _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 4:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
José, os cupinzeiros brancos tambem servem, desde que vc cuide de obter apenas o material mais duro:
[img]http://unplugged.giggio.net/unplugged/image.axd?picture=image_162.png[/img]
De qualquer forma, o melhor substitutivo é mesmo a terra retirada do fundo de um buraco, peneirando para isolar os granulos, que serão então queimados e usados na mistura do substrato final. Um material muito bom tambem para ser utilizado é o "estuque", barro prensado usado na construção de casas, como a mostrada na imagem abaixo:
Esse barro, depois de seco, fica duro e resiste bem à ação da agua continua da rega diária. O ideal é fazer uma busca pela região e verificar onde há uma casa assim, abandonada, de maneira que fique fácil obter o material sem ter que pagar por ele.
O ideal tambem é procurar por um material acessível a voce, que possa ser obtido de graça ou a um preço razoável, um substituto adequado ao tipo de terra granulada usada em outras regiões do país. Teste alguma coisa nesse sentido, até encontrar algo que seja adequado ao uso a que se destina. Talvez o cupinzeiro ou a argila não sejam os mais indicados para sua area. Pesquise no campo, vá a algumas fazendas nos arredores da sua cidade e de outras, mais para o interior do estado, analise o solo, e veja o que encontra por lá, que possa ser mais interessante de usar.
Como deve ter poucas plantas, um saco ou um balde de uns 20 litros podem ser o bastante para muito tempo, vez que irá misturar com outros ingredientes, _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
Ah eu conheco muito esse tipo de construcao, passei minha infancia um uma casa assim.
Mas é bem longe daqui onde moro hoje, vou procurar algo parecido por aqui.
Realmente ainda tenho poucas mudas, mas estou louco para ter mais é claro.
Obrigado mais uma vez!
Ah essa foto da casa, deu uma saudade de minha infancia! _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 48 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 12:34 pm Assunto: |
|
|
Mestre nickyfury, eu posso fazer pedrisco com argila de artezanato,
colocando no forno para secar  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|