Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 27, 2011 12:05 pm Assunto: Resgate aos 45min do 2° tempo |
|
|
Amigos, esta planta (Romanzeira) foi destruida na base do facão e estava prestes a ser arrancada, no sentido mais bruto da palavra. Quando de repente eu cheguei e ví o avô da minha esposa prestes a cometer este crime e pedi a planta pra mim e ele me deu, desde que eu tirasse ela dalí.
Não precisou falar duas vezes...rsrs
Corri na primeira loja de 1,99 que encontrei, comprei a maior bacia que eles tinham e deu nisso...
Esta foto foi tirada +/- uns vinte dias depois de plantada. Agora já tem um mês e meio. Assim que puder posto mais fotos. Posso adiantar que ela está muito mais cabeluda! Quando a retirei do local não tentei deixá-la melhor pq estava sem ferramentas necessárias e fiquei com medo dela não resitir dada a época do ano...
Opinem a vontade: Quando devo intervir, onde, como...enfim
Me ajudem!!
Possível frente.
Vista de costas.

Editado pela última vez por Mário Sérgio em Qui Jun 30, 2011 8:09 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Seg Jun 27, 2011 4:17 pm Assunto: |
|
|
ulllll . . . . iradooo...... parabens |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 27, 2011 10:59 pm Assunto: |
|
|
Mario, que belo achado! E ainda a questão de salvar um material que iria ser destruído. Romã deste porte é muito raro poder adquirir pois quem tem não se desfaz. Lamentei muito uma que perdi porque o pessoal de um loteamento passou com o trator de esteira por cima, quebranco rente ao solo. ainda assim tentei salvar o tronco, sem raízes, chegou a emitir uns brotinhos, mas secou.
Realmente o amigo tirou a sorte grande.
Agora espera a planta se recuperar totalmente, sem intervir. No futuro vai ter que baixar estes troncos e dependendo do estilo o forma que for dar, retirar alguns. Mas isso é mais para frente. Também você poderá multiplicar o seu achado, através de alporques nestes galhos grossos. Á romã enraiza muito facilmente de alporque e mesmo em galhos bem grossos, já fiz isso com 100% de sucesso. mas para fazer os alporques espere a planta se recuperar. Talvez poderia fazer estes alporques mais perto do fim do ano, daí já estaria com força suficiente para enraizar.
Parabéns pelo achado!!!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 37 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 4:26 pm Assunto: |
|
|
Muito massa... Boa Sorte na condução |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:49 pm Assunto: |
|
|
djemys e daniel pipolo, muito obrigado pelo apoio. Espero saber aproveitar este presente.
Elio, muito obrigado pelos conselhos e certamente tentarei obter mais umas plantinhas fazendo alporques... Também será minha primeira experiência com alporques, mas vou tentar. Na teoria eu sei, já ví fazer, mas na prática é diferente...
Valeu, muito obrigado!!!!
Ah... esqueci de dizer que nos fundos do terreno da minha sogra tem outra um pouco menor que esta... Tô pensando em leiloar aquela...rsr |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 11:39 pm Assunto: |
|
|
Opa. É só dizer o lance inicial. hehehe |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 6:25 am Assunto: |
|
|
nao da pra dizer quem teve mais sorte,se foi voce ou a planta.
abraços. _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 8:14 pm Assunto: |
|
|
Thiago Batista, o terreno da minha sogra é quase um baú de jóias. Aos poucos eu os convenço a me dar uma planta aquí outra alí... quando eles se derem conta todo o quintal estará em vasos...rsrs
claudionor anacleto, vc disse uma grande verdade, prefiro pensar que temos um acordo de companheiros...rsrs
Forte abraço, amigos!!!!! |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sex Jul 01, 2011 3:12 pm Assunto: |
|
|
Belo salvamento, material muito promissor, vai postando a evolução pra gente poder acompanhar... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
hraphi, por enquanto vou aguardar a completa recuperação da planta. Devo fazer uma limpeza pra averiguar possíveis alporques no final do inverno. Conto com a ajuda de vcs quando chegar a hora...
Forte abraço!!!! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jul 03, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
Grande amigo Mário !!!!
Legal !!!!
Belo achado !!!!!
Agora é só esperar a planta se recuperar e fazer alporques.
Sucesso e estou aguardando você aparecer !!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 29, 2011 2:21 pm Assunto: |
|
|
É chegada a hora... Munido apenas de uma serrinha dessas amarelas de, serralheiro, com tempo ocioso e muita expectativa resolvi trabalhar nesta planta. Acredito que não tenha me preciptado nos alporques, mas ainda assim estou muito apreensivo...
Que vcs acham? Estou sem idéias pra essa planta. Inicialmente pensei em manter todos os troncos, exceto aquele mais fino, ao fundo, e com eles montar uma única copa. Será que vai dar samba ou alguém sugere algo...???
Aquí é ela completamente recuperada. Antes de qualquer intervenção.
Agora ela reduzida e com os alporques. Depois de ter colocado todos fiquei pensando será que ela vaidar conta de enraizar todos ou será um desgaste muito grande e não renderá nenhuma planta extra?
 |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 2:28 pm Assunto: |
|
|
Boa sorte Mário! Muito bacana. |
|